Problema que impede jogos Offline na Xbox One sem ligação à internet deve-se a algo muito simples: A consola ainda não está com o software final.

Um utilizador recebeu recentemente uma consola Xbox One pelas vias legais, mas antes do prazo. Ao ter-se ligado prematuramente viu a sua consola banida do Live, e afirma que agora nem offline pode jogar. O problema é que por se ter ligado antes do previsto o software da consola não é final e está com problemas.

Recentemente um utilizador recebeu uma XBox One antes do seu lançamento oficial. Tendo-a recebida por meios lícitos, o utilizador ligou-a à internet e descarregou as actualizações existentes, sendo que no final viu a sua consola banida do Live pela Microsoft.

Apesar de a Microsoft ter tomando um interesse pessoal no caso, garantindo que o ban não era definitivo, esta situação colocou este utilizador sob os focos dos media.

Ora o que aconteceu de seguida deu o que pensar..

Com a sua consola banida do Live, o utilizador foi jogar aquilo que lhe restava, o modo Offline de Call Of Duty Ghosts, mas quando o fez deparou-se com uma surpresa. Apesar de a Microsoft ter retirado o DRM que obrigava a consola a estar ligada à Internet, mesmo para jogos offline, o jogo recusa-se a correr sem ter uma conexão activa.



Esta seria uma situação até considerada normal se ocorresse igualmente nos outros sistemas, mas a questão é: Não acontece!

Como se pode ver na imagem que se segue, a versão PS4 do jogo é clara a referir que o jogo funciona offline:

cod-ghosts-ps4-box

Ora este é um dado que, curiosamente, está omisso na caixa da versão Xbox One:

cod-ghosts-xbox-one-box



Desta forma, as teorias da conspiração sucederam-se, alegando que a consola ainda teria o DRM activo, e que este, apesar de não ser implementado pela Microsoft, poderia ser colocado em prática pelos produtores dos jogos.

Contactado Albert Penello sobre o assunto, e questionado sobre se o DRM da Xbox One ainda estava activo, este respondeu que tal não corresponderia à verdade, e que iria averiguar o assunto. No entanto não deu explicação para o que estava a suceder.

No entanto mais recentemente Penello deu uma informação que parece ser convincente (tradução livre):

Ainda faltam duas semanas para o lançamento – A consola está num estado de pré-lançamento. Estamos a fazer actualizações regulares – Pessoalmente fiz uma minutos antes da queixa. A sua Build é antiga. É por isso que estamos sempre a dizer que não queremos pessoas ligadas já – ainda não está tudo pronto.

O comportamento visto é porque estamos em pre-release. Quando lançarmos a consola vai-se portar exactamente como esperado numa 360.

Garantidamente isto nada tem a ver com requerimentos de conexão. Não vai haver nenhuma remoção de DRM da consola no lançamento porque a consola nunca foi construída com ele presente. 

E isso tambem não tem nada a ver com o COD. O update que será lançado no dia um apenas trará o software da consola para a versão mais recente. Mas não há ligações a cada 24h, isso é certo.

Parece assim claro que tudo não passa de uma situação derivada de o utilizador esperar um comportamento normal da consola com um software que ainda não é final e ao qual o acesso ainda não está previsto, e que não pode ser actualizado por existir um banimento.

Não há por isso nada para ver aqui… toca a seguir.



Posts Relacionados