Rumor: Kits de desenvolvimento da PS5 já foram enviados para os criadores de software

A confirmarem-se os rumores, a consola poderá estar no mercado em finais de 2019. A data que sempre consideramos como a ideal para o lançamento.

É um rumor… e nada mais do que um rumor. Pode ser credível, pode ser uma valente treta, mas várias pessoas já apontaram 2019 como a data ideal para a Sony lançar a PS5. Seria uma data que apanhava a concorrência desprevenida pois tendo lançado a sua consola em finais de 2017, um novo lançamento antes de 2021 seria encurtar tremendamente a vida da sua consola de 500 euros, o que certamente não seria do agrado dos seus compradores.

Para além do mais, tendo a PS4 sido lançada em 2013, e a consola de meio de geração, a PS4 Pro, lançada em 2016, ou seja, 3 anos depois. Por esta lógica, se 3 anos representa o meio de geração, 2019 seria a data onde os 6 anos, indiciados pelos valores anteriores, venceriam. Para além do  mais, a PS1 teve uma vida de 6 anos, a PS2 tambem, e apenas a PS3 teve uma vida superior, naquilo que historicamente, e mesmo face a outras consolas de outras marcas, foi uma anormalidade.

A realidade é que um conhecido insider, Marcus Sellars relatou na sua conta de Twitter que os Kits de desenvolvimento da PS5 começaram a ser enviados para as equipas Third Party este ano.

Eis o seu Tweet:



Apesar de estes insiders não estarem sempre certos, eles são fontes de informação relativamente credíveis. Sellars foi dos primeiros a revelar que Diablo III sairia na Switch e corroborou o relatório do Kotaku do Reino Unido quando este falou de uma  Remasterização da trilogia Spyro the Dragon. Neste sentido, e juntando a este dado o anuncio da Sony do término do suporte na PSN+ da PS3 e PS Vita em 2019, há uma série de dados que, sem confirmar seja o que for, dão suporte a estas afirmações.

A realidade é que a PS3 tem já mais de 10 anos, e a Vita está sem suporte da Sony à quase 3 anos, tendo neste momento a consola pouco mais de 6 anos.

Mas se os dev kits estão a ser enviados já, então porque motivo falamos em finais de 2019 como a data de lançamento? Bem, os motivos estão em cima, predominando a questão dos 6 anos, mas há um outro motivo. Os dev Kits da PS4 foram enviados praticamente 2 anos antes do lançamento da consola, e assim sendo, se os dev kits efectivamente foram enviados agora, a consola deverá estar pronta para ser lançada no Natal de 2019, o mais tardar em 2020.