Novo SDK da PS4 liberta o 7º núcleo do CPU.

Segundo um suposto changelog relativo ao novo SDK da PS4, a Sony terá libertado um 7º núcleo do CPU.

Nota: várias fontes abordaram já este assunto pelo que o podemos tomar como verdade!

Ao contrário das notícias da Microsoft e da Xbox One que a empresa partilha frequentemente, alterações à PS4 são normalmente mantidas em secretismo pela Sony. Mas um changelog, basicamente uma lista de alterações que acompanha todas as novas versões de um software, e relativo ao novo SDK da PS4 recentemente libertado, mostra que a consola terá agora disponível para jogos um 7º núcleo.

A alteração, a ser real é para já mantida em segredo, sendo que talvez possa ser revelada no Playstation Experience que ocorrerá a 5 e 6 de Dezembro, e foi revelada por um utilizador do NeoGAF que se identifica como DieH@rd.

Eis a parte relevante do changelog em causa:

Firelight Technologies FMOD Studio API
Detailed Revision History

17/11/15 1.07.03 – Studio API patch release (build 69975)

Features:

LowLevel API – When using System::recordStart the provided FMOD::Sound can now be any channel count, up/down mixing will be performed as necessary.
LowLevel API – Improved performance of convolution reverb effect when wet is 0 or input goes idle.
LowLevel API – PS4 – Added FMOD_THREAD_CORE6 to allow access to the newly unlocked 7th core.

A entrada é em tudo semelhante à que a Microsoft colocou no seu changelog em Janeiro de 2015 quando libertou o 7º núcleo de CPU da sua Xbox One.

22/01/15 1.05.11 – Studio API patch release

Features:

Lowlevel API – Xbox One – Added access to 7th CPU core.

A realidade é que nada disto é inesperado, e esta situação iria ser uma realidade mais cedo ou mais tarde. E com esta realidade, certamente muitos jogos previstos para 2016 poderão ser melhorados face ao inicialmente previstos.

Já quanto ao timming… certamente ponderado pois com a proximidade do filme Star Wars e os acordos da Sony face a este filme, certamente a publicitação passará pelo uso do termo “PS4: The force awakens”

Falta agora uma confirmação oficial, bem como saber-se as limitações no uso deste núcleo. No caso da Xbox One o mesmo só pode ter uma utilização de 50 a 80%, e isto dependendo dos sacrifícios que se fazem a nível de integração com as funções do OS. Será que aqui estamos perante um caso idêntico? Aguardemos!

Nota: Este tópico está aberto para discussão no fórum.

Publicidade

Posts Relacionados