Rumor: Patente da Nintendo sugere que a NX poderá ir obter performance a outros sistemas

Ainda há muito poucos detalhes sobre a NX, pelo que a mesma está envolta em secretismo. Mas uma patente da Nintendo abre a possibilidade de a NX funcionar num cluster de rede onde obtêm performances de outros sistemas.

Quando a Nintendo anunciou a NX a ideia que deixou no ar é que a consola misturaria as capacidades de uma consola tradicional com um aparelho móvel.

Como? E a que se referia a Nintendo?

A resposta poderá estar numa patente recentemente descoberta e submetida pela Nintendo. E caso ela se aplique, a NX será uma consola única com características nunca antes vistas!

Basicamente a patente nº20150343306 descreve um sistema onde uma consola principal se conecta a aparelhos suplementares para aumentar a velocidade e a qualidade da experiência do jogador. E isto nada tem a ver com hardware adicional para novas capacidades, na realidade o que temos aqui é bem diferente.

Nintendo-Patent2

Scaling out across the network.

Basicamente este conceito não é uma consola, mas sim um cluster computacional. É uma tecnologia pioneira, mas onde todos estão a dar passos.

Claro que o inimigo de tudo isto é a latência, algo que nas ligações caseiras e especialmente por cabo pode ser suprimido, mas que com a distância começa a ser um problema.

Nintendo-Patent1

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (9)

  1. Bem, a MS já faz isso com a Xbox One, com o processamento a ser assistido pela sua “cloud”. Por um lado poderá ser a evolução inevitável nesse sentido; por outro lado não deixa de levantar preocupações… Será que daqui por 10 ou 15 anos será possível jogar estes jogos, quando essas “clouds” desaparecerem ou deixarem de suportar esses jogos?

    • Ora viva Carlos
      Sim… tambem creio que o futuro passa por aqui. E fico preocupado. Não com a qualidade, mas com a longevidade. Os servidores tem recursos finitos e custos de mantenção e, mais cedo ou mais tarde, o suporte vai acabar. Para quem é amante do físico, do retro, do poder jogar novamente jogos antigos em sistemas antigos, isso será muito mau!

  2. acho que o sistema vai ser mais perto do shareplay do que da nuvem, a nintendo não mostrou investimentos na área e nem tem recursos da microsoft para fazer uma nuvem capaz, logo parece que sera algo como o shareplay que temos consolas ajudando outras consolas, mas ate onde isso vai ser utilizável e o quão acessível no desenvolvimento do jogo, alem disso se a nintendo jogar para um lado onde o desenvolvimento do jogo difere das atuais consolas, tera o mesmo destino com as thirds.

    • A questão é que não é uma nuvem que está na patente. É um cluster local.
      Basicamente qualquer sistema que possa correr uma aplicação da Nintendo e se possa ligar à rede pode processar para aumentar a potência da consola.
      Eu se não estou em erro em tempos falei aqui que isso era algo que podia ser feito com as novas consolas e para quem tem um PC em casa.
      Nota: não sei como vai se a nível de notícias próximas na PCManias. Tive um problema de coluna no fim de semana e estou à dois dias de cama sem me poder mexer muito. Não tenho colocado notícias nenhumas…

  3. Torço para quem o próximo sistema da Nintendo seja realmente um produto apetecível, e que seja algo atualizado com as demandas atuais dos jogadores.

    Até porque a Nintendo dispõe de algumas das franquias exclusivas que mais gosto, e seria terrível vê-la lançar outro sistema pouco interessante.

    • A Nintendo nunca mais fara um console de ponta. Se o NX seguir a tendencia da marca, ele lançará no final de 2016 com performance no máximo semelhante a Xbox One e PS4 e deverá durar muitos anos para compensar as perdas com o Wiiu. Isso se pensarmos que sera um console no modelo tradicional. Como as últimas patentes reveladas mostram conceitos totalmente diferentes, eu acho que a NX é um híbrido que substituirá de uma única vez o WiiU e o 3DS, com performances abaixo do Xbox One como console de mesa, e abaixo do PSVita como console portátil.
      E pra mim eles não vão repetir o sucesso do Wii nunca mais enquanto seguirem essa tendência. Aquilo foi um achado muito fora da curva, com muitas pessoas que abraçaram a ideia do Wiimote. Agora é outra época.

      • O que me parece pela patente é que a consola poderá ser uma portátil mas que se ligará a outras consolas para atingir melhores grafismos e resoluções. Basicamente o jogo correrá em qualquer consola suportada pela plataforma, mas mais performance = mais qualidade.

Os comentarios estao fechados.