Rumor: PDF de apresentação da NEO foi revelado

Não há certezas de que o documento seja verídico, mas tudo aponta nesse sentido. Trata-se de um PDF de apresentação da nova PS4 NEO, e que, pelo descrito no mesmo, poderá estar atrasada ou a ser repensada perante a apresentação da Scorpio.

Como sabem estou de momento de férias, pelo que não irei escrever um artigo sobre este assunto. No entanto deixo aqui um link para um pdf que supostamente é um documento interno de apresentação da nova Playstation NEO.

O documento possui vários dados interessantes, sendo que o mais salta à atenção é a previsão de lançamento para Abril de 2016, o que, como sabemos, não aconteceu, dando a entender-se que a consola estará a ser repensada ou estará com algum tipo de problemas não previstos.

O documento confirma a não existência de software exclusivo para este modelo da PS4, re-afirmando que a consola co-existirá, apenas apresentando melhorias face ao que a PS4 faz. Essas melhorias incluem:

  • Mais fotogramas
  • Fotogramas mais estáveis
  • Melhoria da fidelidade gráfica
  • Características gráficas adicionais

A consola dará suporte a ecrãs 4K!



Não deixa de ser curioso de notar que a gama de situações suportadas vai além do mero aumento de resolução. Há a possibilidade, conforme já tínhamos previsto, de manter resoluções e aumentar fotogramas ou, novidade, apenas os estabilizar, melhorando o grafismo.

E apesar de todos estes pontos serem já polémicos para os utilizadores da PS4, este último em particular apanha-nos de surpresa! É um tipo de melhoria que nunca tinha sido anunciado, e que mais do que os restantes representa um rude golpe aos utilizadores da PS4!

O documento confirma ainda as especificações em rumor da consola:

  • CPU a 2.1 Ghz
  • GPU com 36 CUs a 911 Mhz
  • 218 GB/s de largura de banda

Os recursos serão distribuidos exactamente como na PS4, mas há uma diferença, os 512 MB acima dos 5 GB disponíveis para os jogos, e que totalizam os 5.5 GB de RAM disponíveis para os jogos na PS4, só podem ser usados nesta consola para a implementação de melhorias da NEO. Pa PS4 estes 512 MB adicionais são usados para paginação de forma melhorar acessos ao disco e performances, pelo que surge a questão sobre se este tipo de uso na NEO não poderá limitar a PS4 de alguma forma.



A possibilidade de gravações (capturas de jogos) a 1080p está, de acordo com o documento, em aberto para esta consola.

O documento aborda ainda uma realidade que já tínhamos discutido em um artigo exclusivo da PCManias, o facto de a NEO não possuir performance para colocar jogos com a qualidade apresentada pela PS4 a 4K, mesmo mantendo a geometria original intacta. E assim o proposto é a criação de uma metodologia de “checkerboard rendering” que permita a criação de resoluções próximas dos 3840×2160.

Esta é uma resolução não nativa e que o jogo Rainbow Six: Siege implementou na PS4 e Xbox One para atingir os 1080p 60 fps. Podem ler sobre ela aqui, percebendo que há toda uma reconstrução artificial da imagem por interpolação.

No final há uma indicação que 1440p numa TV 4K não permite um resultado que se diferencie dos 1080p nativos.

Eventualmente será esta falta de performance para os 4K nativos que estará a atrasar a divulgação da consola, mas, claro, isso é especulação nossa!

Entretanto podem consultar o PDF de apresentação em causa, aqui!



Posts Relacionados