Rumor: Playstation 5 para finais de 2018

Em artigos anteriores prevíamos que a Sony não deixaria de responder à Scorpio da Microsoft assim que fosse possível. E há um novo rumor que aponta que isso acontecerá logo em 2018.

A situação acima descrita parece lógica, e a acontecer, a sequência de eventos que se seguirá, e que penalizará tremendamente o consumidor, sera de culpa exclusiva da Sony.

O lançamento da PS4 Pro em 2016, com conhecimento prévio da existência de uma consola da Microsoft, a Scorpio, para 2017, levará a que a Sony perca a coroa associada ao título de empresa que possui a consola mais potente no mercado. E como tal, sabendo-se que a potência tem sido um dos factores de venda desta geração, seria lógico pensar-se que a Sony responderia à consola da Microsoft o mais rápido possível.

Mas dado que a Microsoft não está neste mercado para perder dinheiro, o mais certo é que esta empresa entre no esquema da Sony, respondendo igualmente com uma consola de meio de geração, talvez já para 2019, o que levará a uma nova resposta da Sony em 2020, etc, etc.

Esta é uma situação que temos vindo a referir como mais do que provável que venha a acontecer, desde que se soube que haveria um desfasamento nas datas de lançamento das consolas das duas principais marcas. E basicamente tal lavaria a que cada marca lançasse uma consola atualizada a aproximadamente cada 2 anos, o que na prática levaria a que a cada ano/ano e meio, houvesse uma nova consola a ser lançada.



A Sony precisa de manter a liderança neste mercado para garantir a sua subsistência, mas a Microsoft não é exatamente uma empresa de esquina e quando entra na guerra, a intenção é tambem ganhar. Daí que no meio de tudo isto surge exatamente aquilo que vimos a prever à muito tempo: É o cliente que se lixa, com a destruição total do modelo de consolas e a adoção e um modelo de upgrades estilo PC que na prática acabará por se revelar muito mais dispendioso do que a adoção deste último, e que acima de tudo forçará as pessoas a escolherem apenas uma consola caso pretendam manter-se atualizadas.

Mas porque insistir de novo nesta ideia? Porque na internet surge a informação de que a pessoa que “previu” o lançamento da PS4 Slim e da PS4 Pro para o final deste ano, veio agora prever o lançamento de uma Playstation 5 para 2018.



Damian Thong é um analista do mercado de tecnologia Japonês e que, face ao recentemente ocorrido, parece estar ligado a fontes com informação sobre o que se passa na Sony.

Naturalmente a informação pode estar errada. O que mais existe na internet é rumores que não se acabam por comprovar. No entanto, a situação, faco ao estado econômico da Sony, parece realista e adequada.

A realidade é que a Sony é a grande responsável pelo atual estado das coisas. A sua ganância em dominar ainda mais um mercado que já era seu levou a uma resposta da Microsoft. E apesar de a Microsoft não ter apresentado ainda produto real nenhum, a promessa do que para aí vem condiciona já as vendas da Sony, e condicionará ainda mais assim que for uma realidade. E se prevemos que a Sony possa dominar o mercado até 2017, eventualmente até esmagando as vendas da Xbox One face à atual oferta, a situação é mais do que certa que vire assim que a Scorpio (nome de código) se tornar uma realidade.

E daí que a resposta para uma data próxima, como 2018, se revela adequada.

Como sabemos, a PS4 Pro é uma consola de meio de geração, mas isso não quer dizer que a Sony entenda que estamos agora no exato meio da geração, e que meio de geração não implicaria 50-05.

Sendo a PS4 Pro apenas mais uma PS4, nada impede a Sony de, ao fim de 5 anos, a duração considerada normal para uma geração, lançar uma nova consola.  Mas a realidade é que face ao que é previsível que o futuro trará no domínio das consolas, esta notícia está longe de entusiasmar como entusiasmaria se a Pro não existisse.



Posts Relacionados