Rumor: PS4 vai receber grande melhoria de performances.

A notícia que se segue é um rumor. No entanto um rumor que se sabe ser uma questão de tempo até ser verdade. Afinal as melhorias de performance de uma consola são uma realidade ao longo da sua vida, e as optimizações de software e APIs que possam existir para um dos lados, existirá forçosamente para o outro.

Naughty dog

Um insider não é alguém que forçosamente não se engane. Tratam-se de pessoas com contactos na industria e que vivem de rumores que revelam. Dependendo das fontes fornecerem informação real ou falsa, esses rumores ou se revelam igualmente verdadeiros, ou falsos!

Thuway e Tidux são os nicknames de dois conhecidos insiders. O historial de Thuway não é imaculado, e apesar de ter um passado de informação que se revelou verdadeiro, tem igualmente, particularmente no passado recente, vindo a enganar-se bastantes vezes. Já sobre Tidux não podemos dizer o mesmo e não conhecemos falhas, pelo menos no passado recente, nas informações fornecidas.

E é Tidux quem começa uma discussão no Twitter, dando a entender que a PS4 vai ter melhorias significativas no futuro. E quem as trará é a Team Ice, a equipa criadora de todo o software da PS4 e parte integrante da Naughty Dog.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Eis o seu tweet:

Tradução (ao sentido e não literal): Quem diria que a ICE sabia entregar. As futuras melhorias são completamente insanas.

Ora com esta informação, de forma natural o tweet chamou a atenção de diversas pessoas, entre as quais Thuway que sem divulgar dados adicionais, refere:

Tradução: Se os números que me estás a dar são verdadeiros, então é mesmo o fim do jogo para a Xbox.

Para que não ficassem dúvidas, Thuway clarificou posteriormente que não estava a falar de números de vendas, mas de performances referindo:

Tradução: Não falo de fim do jogo em termos de vendas. Falo sobre potência. O rumor sobre os ganhos de performance da PS4 é insano. Até o acho difícil de engolir.
Ou seja, Thuway refere que os ganhos são de tal forma significativos que mesmo ele está incrédulo face ao que lhe foi dado a conhecer. E acrescenta:

Tradução: Mas se verdadeiros, as diferenças nos “Ports” Xbox One e PS4 irá aumentar para muito mais caso os criadores queiram fazer a versão PS4 brilhar.

Naturalmente não há forma de nesta fase se saber exactamente o que se passa, mas a ideia que fica é que estas situações, caso existam, são melhorias que a equipa obteve na criação de Uncharted 4 e que não estão ainda disponíveis. E recorde-se que ao contrário da equipa que desenvolve o Direct X esta equipa está directamente associada a uma outra que produz jogos, pelo que o feedback constante entre as duas equipas é uma realidade, e fedback do género “não há maneira de optimizar a driver para melhor performance nisto ou naquilo” serão algo comum.

Daí que apesar de não se poder garantir a veracidade da situação, o rumor é difícil de ignorar. Mas mais ainda quando todo o rumor assenta em optimizações de software, algo que se sabe são forçosas realidades que acontecem ao longo da vida das consolas.

A Microsoft actualmente trabalha no DirectX 12 para melhorar as performances da Xbox One, e seria pouco lógico não acreditar que a Sony estará exactamente a fazer algo para a sua PS4. O API da PS4 é demasiadamente maduro e certamente terá ainda muita optimização que poderá levar.

Seja como for, custa a crer que seja na consola A ou B, pelo menos no que toca a exclusivos as empresas não estejam já a usar tudo o que há disponível, acreditando-se que estes ganhos serão mais no software de terceiros. Pelo menos essa foi a ideia passada pela Microsoft quando referiu que todo o DX12 era baseado no trabalho efectuado para a XBox One.

Seja como for, há mais uma vez que se dizer aqui. Se a Sony apresentar novos ganhos para a sua consola que passem até os da Microsoft, dado ser apenas software a Microsoft pode igualar. E no final do dia, com as optimizações dos dois lados feitas, a diferença acabará sempre por ser aquela que existe no hardware, algo entre 40 a 50%.

 Seja como for, depois deste rumor estou mesmo curioso para ver Uncharted.

Publicidade

Posts Relacionados