Rumor: PS5 pode ter rendimento na ordem de uma RTX 2070

Um suposto Benchmark do APU Gonzalo que se afirma ser o APU da PS5 obteve mais de 20000 pontos num Benchmark que se pensa ser o Fire Strike. Nsse Benchmark, uma RTX 2070 com um CPU semelhante obtêm pouco mais de 19 mil.

Rumores… valem o que valem, mas o certo é que são eles que alimentam as conversas na internet, bastando para isso ver que os threads de especulação sobre as novas consolas atingiram as 1200 páginas de dialogo quando os rumores eram regulares, tendo agora apenas uma ou duas novas páginas por dia, uma vez que há uma calmia nos rumores.

Ora um rumor antigo veio dar a conhecer que, supostamente (e aqui temos de tomar tudo com uma pitada de sal), o nome de código de desenvolvimento da PS5 era Ariel.

E desde essa altura, tudo o que se associa ao Ariel, tem vindo a ser associado à PS5.

Ora um dos componentes do Ariel é o seu APU, e um Japonês extremamente activo na revelação de dados da AMD conhecido por Komachi veio referir que o APU com o nome de Código Gonzalo, estava associado ao Ariel na base de nomes de código PCIE.



E desde essa altura que o APU Gonzalo tem vindo a ser referenciado como sendo o APU da PS5!

O engraçado do Gonzalo é que o mesmo já deu direito a 2 artigos. No primeiro o APU aparecia com uma string que mostrava estar ainda em fase de desenvolvimento, e possuindo um GPU que foi identificado como um Navi Lite, que corria a 1 Ghz.

O segundo artigo, já posterior, dava conhecimento de uma alteração radical no GPU do Gonzalo, que passava a sua velocidade de relógio para 1.8 Ghz, e usava uma nova referência para o GPU que já não era associada ao Navi Lite.

Ora a última novidade é que este Gonzalo terá sido testado num benchmark não revelado, e os resultados desse teste foram divulgados por um Tailandês conhecido nos meios como APISAK.

O que nos diz APISAK? O seguinte:

Segundo ele os resultados do Gonzalo foram escondidos, mas ele teve acesso aos resultado final, apesar de não conseguir ver os parciais, e seria possível constatar-se que a PS4 base teria obtido nesse mesmo teste algo como 5000 pontos, ao passo que o Gonzalo terá obtido algo acima de 20000 pontos!

Perante os resultados a questão surgiu:  Apenas 4x mais que a PS4 base? Será a PS5 apenas 4x superior à PS4 base? Se tomarmos em conta que os resultados são do APU e não do GPU, que estamos perante um CPU só ele 4x mais potente e um GPU repleto novidades e com ganhos de IPC face ao GCN, isso parece muito pouco.

Mas a realidade é só uma! Pouco ou muito, dizer-me que é 4x superior à PS4 é algo que não pode ser afirmado de forma alguma!

Um GPU apresentar 5000 e outro 20000 só revela uma capacidade 4 vezes superior caso a pontuação seja atribuída de uma forma linear face às performance. Mas caso não o seja, isso não pode ser afirmado!

E sabendo-se que os resultados da maior parte dos benchmarks não são lineares, ou seja, a pontuação de um GPU com o dobro da performance de outro, não é o dobro, sem se saber qual o Benchmark, de forma alguma se pode fazer qualquer afirmação sobre diferenças de performance.

Esss situação foi muito debatida nos fóruns do  pela aprResetera. Qual o benchmark em causa? Para se saber analisou-se os resultados em Benchmarks de um GPU semelhante ao da PS4, associados a um CPU igualmente semelhante.  Assim, usando um CPU da época encontrou-se resultados de uma Radeon 7850 HD, com 1.761 Tflops na ordem dos 5000 num Benchmark.

O Benchmark que se enquadrou nesta pesquisa foi o Fire Strike. Um Benchmark onde, tal como esperado as pontuações não sobem de forma alguma de forma  linear com a diferença de performances.



Neste benchmark a Radeon 7850 HD,o com o seu CPU da época obteve 4044 pontos! Algo normal dado que o GPU da PS4 é bastante optimizado e o CPU um octa Core.

Assim aceitando o Fire Strike como o bench em csuss, vamos ver as pontuações nele para alguns GPUs. Note-se que estamos a falar de testes realizados ao GPU de referência com um CPU perto do nível do Ryzen da PS5 e não a falar de resultados de utilizadores com overclocks ou alterações nas máquinas.

Eis os valores:

7850HD – 4,044
PS4 – Perto de 5,000
2070 RTX – 18,103
Vega 64 – 19,200
1080 GTX – 19,370
Gonzalo – Acima de 20,000
2080 RTX – 21,892

O Benchmark coloca o APU numa posição que bate relativamente dentro do que tem vindo a ser os Benchmarks da AMD. Daí que a probabilidade de estarmos perante o Benchmark efectivamente usado é real.

Naturalmente que, podendo-se encontrar tanto benchmark com valores mais elevados, torna-se dificil de saber o que é a placa base. Daí que um utilizador fez um teste na sua máquina, para confirmar os valores de cima. O que obteve foi em tudo semelhante ao ali indicado:



O CPU poderá ser um pouco inferior, mas o resultado final andou perto dos que tinham sido referidos para a 2080 RTX de referência.

Scima de tudo o que vemos olhando então  Benchmarkp estes valores  é que uma Vegs 64, um GPU 7 vezes superior ao da PS4 possui 19200 pontos, comprovando que 20000 pontos não significa uma performance 4x superior. Na realidade, a ser este o Benchmark, este Gonzalo seria mais de 7 vezes superior ao GPU da PS4. Algo bem mais condizente com a realidade.

Acima de tudo, se isto for assim, este Gonzalo bate a Nvidia 2070 RTX, a Vega 64, e aproxima-se da Nvidia 2080 RTX. São valores que a serem verdadeiros são efectivamente espectaculares para uma consola.

No entanto há aqui que refrear algumas expectativas. Para começar tudo isto é demasiadamente frágil, com suposições a assentarem sobre rumores, e resultados baseados em aproximação. Mas mesmo que tudo isto se pudesse confirmar, nada nos garantiria que as performances em jogos sejam equivalentes às vistas no Benchmark.

Por exemplo, basta olhar para os resultados para se perceber que os testes favorecem a Vega 64 sobre a 2070 RTX, algo que não se revela uma realidade quando passamos para a maior parte dos jogos. E isso atiraria a performance do Gonzalo para baixo em jogos.

Mas mais ainda, o resultado final deste teste não reflecte apenas a performance do GPU, acaba por ser dependente das performances do CPU.

Agora nem tudo são pontos negativos. Se pensarmos que este APU, com este mesmo CPU e GPU poderá ser usado numa PS5 e não num PC, e vendo as optimizações que as consolas conseguem ter, o que visualizamos pelo que se conseguiu tirar dos actuais GPUs, não estaremos longe da verdade se dissermos que efectivamente este APU acabará por render numa consola bem mais do que uma 2070 RTX ou 1080 GTX num PC.

Opinião

Não querendo retirar esperanças a ninguem, as especificações e consumos anunciados para os GPUs Navi da AMD levam a questionar se este APU será efectivamente o destinado à PS5. Mas o certo é que não sabemos que possíveis alterações poderão ter sido feitas nesse sentido, e a realidade é que este é um APU AMD, e existe! E daí que, estando ele rodeado de tanto secretismo e rumores que o associam à consola, imaginar que a PS5 possa vir a ter estas performances não é algo 100% utópico.

Seja como for, o que é este Gonzalo é também apenas um rumor, pelo que aqui estamos a apoiar rumor sobre rumor.

No entanto, tudo aponta mesmo para que este possa ser o GPU da PS5 pelos seguintes motivos:

1) O nome de código não se enquadra nos anteriormente usados nos chips AMD para  Microsoft, mas enquadra-se perfeitamente nos chips feitos pela AMD para a Sony.
2) 13e9 está referenciado como o GPU Ariel, associado à Sony PS5, e o PCI ID usado é o que está no Gonzalo.



newest oldest
Notify of
keimador
Visitante
keimador

Nunca mais na minha vida compro uma consola no seu lançamento, as primeiras edições são só para os Fanboys Sonystas, depois tal como nos jogos, vêm segundas edições com correções e optimizações, aprendi bem a minha lição com a PS4 FAT

nETTo
Visitante
nETTo

Meu PS4 Fat aqui desde 2014 firme e forte, rodando lindamente todos os exclusivos da casa e multiplaformas.

Seu comentário é ista, logo vc que acusa os outros de sonystas

Alexandre Oliveira
Visitante
Alexandre Oliveira

O meu é um fat day one e está rigorosamente impecavel!
E olha k trabalha umas boas horas semanais.
O mesmo não posso dizer da minha Ps3 k tive de trocar 1x e a 360 também troquei 1x

Hennan Santos Carvalho
Visitante
Hennan Santos Carvalho

Também comprei o meu em pré-venda, troquei por um pro. No entanto, o atual dono não tem nada a reclamar do mesmo. Ou seja, quase sete anos.

daniel
Visitante
daniel

Não acho que esse rumor esteja muito errado não. Se for comparar com o One X lá em 2017, o que era possível fazer para que o console chegasse “premium”, mas mantivesse um certo custo benefício? Pegar a gpu mainstream mais parruda à época (rx 480), e dar uma anabolizada nela, com algumas features, tendo mais memória, mais largura de banda, e etc. E adivinhe, qual será a gpu mainstream mais parruda de 2019/20? Uma rx 5700xt. O que poderão fazer é dar uma encorpada, colocando talvez uns 44/48 CU, para equilibrar com a perda de mhz que terão, mais memória, e consequentemente mais largura de banda. O que pode vir de novidade é alguma feature relacionado a raytracing, advindo da Navi 20. Penso que por questão de marketing até, chegar em 2 dígitos em TF se torne interessante, talvez entre 10 e 10,5 TF Navi dê pra alcançar, mas mais do que isso, acho complicado. O lado bom é que o zen 2, dará pra fazer coisas maravilhosas, inclusive o 4k/60 e porque não um 1080/2.5k 120/144 hz nos jogos competitivos.

Brunoab
Visitante
Brunoab

Sobre esse rumor, acho q vai ser RDNA 14TF.

– Penelo dizia que o PS5 teria 8TF, é o que a fonte dele da MS acreditava.

-Gonzalo rodando a 1ghz.

-Rumor de Gonzalo a 1.8GHz.

-MS cancela o console mais fraco, pq a Sony vai aumentar muito o PS5.

8TF x 80/100 = 6,4

8 + 6,4 = 14,4

Com isso, 14TF RDNA, da 18TF gcn… Ou seja 10x o PS4, e garante um salto grande de geração.

daniel
Visitante
daniel

Você tem noção o que são 14 TF RDNA, ainda mais a 1.8 ghz? Estamos falando de uma GPU de 60 CU Navi rodando a 1800 mhz. Estou curioso pra saber como as Navi vão se sair frente as Turing nos reviews, mas seguramente 14 TF Navi ficam perto de uma 2080 ti. Se a AMD lançar esse monstro dentro da familia Navi 20 ano que vem, isso será placa de no mínimo $649. A sony consegue mais barato? Consegue sim, mas não para lançar em um console por $500, que ainda precisaria de cpu, memória, ssd, cooler de refrigeração líquida, fonte, leitor, dentre tantos outros componentes internos. Haja subsídio pra isso kkk.

Fernando
Visitante
Fernando

14tf Navi superariam qualquer GPU existente no mercado. 9,75 tflops Navi estao batendo 12,5tflops Vega, mas ja esta consumindo 180w.
Um número que faz sentido para consoles é entre 9 e 9,5 tflops.

daniel
Visitante
daniel

Eu acho que dá pra forçar 10 TF, mas sendo realista, na casa de 9FT faz mais sentido mesmo. Sobre uma Navi 14 TF ser superior a tudo que se tem hoje, eu esperaria sair os reviews da rx 5700 xt, pois uma coisa é você comparar com a Vega, outra coisa é comparar com as Turing. Não acho que a navi XT vá ficar colada em performance com a atual rtx 2080 ( 9,75 TF Navi vs 10,1 TF turing), mas vamos ver né. A rtx 2080 ti tem 13,4 TF ainda. Sei que não é certo comparar Tf por Tf, principalmente com arquiteturas distintas, mas uma hipotética placa de 14 TF Navi, não supera uma rtx 2080 ti, mas fica perto.

Brunoab
Visitante
Brunoab

A gente nem sabe qual é a estratégia da AMD, a 5700 por ser só um tapa buraco para RDNA2 com outra litografia, 7nm+, 7nm da Samsung.

Já tem patente de cooler da Sony para apu empilhada, com CPU, GPU e hbm empilhadas

O problema que o pessoal tá achando que vai ser um repeteco do PS4/xone e não PS3/x360.

As ameaças aos consoles hoje é o streaming, q é apenas um console no data Center.

No PS4/xone a ameaça era o fim dos consoles e a substituição por celulares…

O investimento hoje tá mais com cara de x360/PS3 do que PS4/xone.

Shin
Visitante
Shin

Será mais, pois isto presta referência a um chip que provalmente se encontra em estágio prematuro.

RTX2070 é uma GPU de 7,4TF, em desempenho do mundo real Vega VII está com desempenho regular comparável mesmo sendo um chip de 13,4TF. Agora porque Vega VII embora tenha melhor processo e Microtransitores? Parte disso é a ineficiência arquitetônica, parte o ambiente.

Por isso o ambiente é muito determinante pois se o ambiente diz que Vega VII e RTX2070 são equivalentes em teste sintéticos…
https://hothardware.com/ContentImages/Article/2830/content/oc2.png

A realidade demonstra que os números reais em situação de jogo deixam uma diferença evidente.
https://youtu.be/F9EcKVgO5qc

Agora isso nos permite especular o que será a perfomance desse console.

A AMD divulgou que que RDNA acrescenta 14% de perfomance sobre a mesma medida de poder.
https://www.pcgamesn.com/wp-content/uploads/2019/06/amd-navi-rdna-performance-3.jpg

Se em testes Vega VII é comparável a RTX2070 e por sua vez Vega VII possui 13,4TF esse possível console contaria com desempenho de 11,5TF. Isso é mais do que os 7,95TF divulgados pela AMD destinado a RX5700XT mas essa GPU é apenas uma middleend, e os consoles não terão um chip medio mas sim um chip equivalente a uma possível RX5900 que provalmente vai eetrear em uma segunda leva. Se RX5700XT possui 5 DCUs em suas Shader Engines provavelmente Gonzalo tem 6 DCUs, que levando em conta os Clocks teorizados de Gonzalo indo até 1800MHz chegaremos a 11,05TF, valor muito próximo da comparação da AMD. Visto isso e levando em conta que em resultado prático RTX 2070 perde para Vega VII, o resultado desses consoles no mínimo será equivalente ao de Vega VII e provavelmente devido o ambiente totalmente a seu favor, esteja a par de concorrência da RTX2080.

jaoa
Visitante
jaoa

Temos que lembrar que consoles no podem usar todos o núcleos disponíveis, logo o que se espera é 4 CU desativados, para uso maior de chips, atualmente so foi noticiado navi com 40 CUs mas como polaris no one x nao seria difícil a amd colocando mais CUs que seu projeto de lacamento. Se relmente ivermos algo próximo do que um rtx 2070 ou uma 5700xt produz como uma gpu discreta no PC isso poderia significar performances próximas da 2080 com a optimização nos consoles, o que seria brutal. Imagino que consumo nao sera tao problemático levando em conta uma alimentação próxima do que ja faz no one x. Para finalizar estou mais interessado na capacidade da CPU trazendo mais frames e novas possibilidades e mecanicas limitadas pelos atuais cpus

bruno
Visitante
bruno

Interessante. Mas e pouco para uma nova geracao.