Rumor sobre aumento de velocidade do GPU e 12 GB de RAM na Xbox One são, muito certamente, sem fundamento.

Reportamos ontem um rumor bastante credível que relatava a possibilidade de a Xbox One poder vir a sofrer alterações. Mas ao que tudo indica os rumores não tem fundamentos e explicam-se facilmente.

Xbox1-m

Naturalmente, como em qualquer rumor, sem confirmações oficiais tudo o que possa ser dito é apenas teoria. Mas seja como for há justificações coerentes que levam a crer que os rumores em causa não possuem qualquer tipo de veracidade. E segundo o jornal The Examiner, nenhuma das duas situações (aumento da velocidade do GPU ou da memória), possuem qualquer tipo de fundamento.

De acordo com algumas fontes consultadas as origens dos rumores partiram de má informação.

No que toca ao aumento de memória RAM, eis a explicação para o rumor:

Publicidade

Retomando o nosso artigo

– Quando do lançamento da Xbox 360 a consola estava para ser lançada com apenas 256 MB de RAM. Assim as consolas estavam previstas com essa memória e os kits de desenvolvimento possuíam 512 MB de RAM. No entanto à última da hora, e apenas 69 dias antes da produção, a consola foi alterada para os 512 MB.

Assim, houve quem acreditasse que com a Xbox One se passaria o mesmo e que, dado que os kits de desenvolvimento possuem 12 GB, a consola sofreria idêntica alteração. No entanto, segundo o The Examiner, é demasiadamente tarde para qualquer alteração.

As alterações da Xbox 360 deveram-se a dois factores conforme pudemos ler em outros locais:

– A consola não possuía concorrência na altura do seu lançamento e como tal não existiam problemas caso o mesmo fosse atrasado.
– A Xbox 360 não foi lançada a escala mundial e apenas 400 mil unidades estavam prontas na data do lançamento.

Estas são situações que não acontecerão com a Xbox One. Não só a consola terá concorrência com a PS4 que arrebatará milhares ou mesmo milhões de potênciais clientes caso não tenha concorrência na altura do seu lançamento, como a Xbox One terá lançamento simultâneo em 21 países a 27 de Novembro. E para tal são precisas mais do que 400 mil unidades da consola.

Assim, parece que este rumor fica desmistificado.

Já quando à questão do overclock do GPU, eis a explicação para o rumor:

– Segundo dados já conhecidos a Microsoft anunciou que a capacidade de transferência de dados da sua ESDRAM não era a anteriormente referida, mas sim bastante mais. Tal levou muitos a crer que esta melhoria estaria associada a um overclock da placa gráfica, e eis o rumor.

O certo é que rumores há muitos. E desde que a Xbox one já vários circularam, apesar de nenhum merecer tanta credibilidade como o actual (que na nossa perspectiva tinha uma série de argumentos a favor da sua veracidade). Mas entre os rumores existentes havia mesmo quem referisse a troca do APU por outro melhor.

Ou seja, os rumores valem o que valem. Nós noticiamos os mesmos, mas até confirmação oficial não vale muito a pena especular sobre o seu conteúdo.

 

 

Publicidade

Posts Relacionados