Rumor: Solução de memória da Sony será até 3x mais rápida que a da Microsoft.

Os rumores sobre o hardware das futuras consolas cada vez se intensificam mais. As contradições são muitas e torna-se difícil acreditar em seja o que for. O último rumor é de que a solução de memória da Sony será até 3x mais rápida que a da Microsoft.

Actualmente os rumores sobre as novas consolas dividem-se. Há os que dizem que a consola da Sony esmagará a da Microsoft, e os que dizem que será ao contrário com a consola da Microsoft a esmagar a da Sony.

Sinceramente, torna-se difícil saber em quem acreditar!

A realidade é que, após o que se passou em 2013, com o célebre MisterXmedia, tenho mais dificuldade em acreditar em rumores Xbox do que nos da PS4, especialmente quando os alertas de que toda aquela malta que escrevia em conjunto com o MisterXmedia, assim como o próprio, estão activos novamente e a trabalhar nos bastidores de muitos destes rumores.

Nesse sentido, confesso que olho sempre para tudo o que leio da Xbox com desconfiança. A confiança é algo que, uma vez traída é difícil de se repor, e nesse aspecto esse senhor fez um péssimo serviço à marca no passado.



Confesso também que não tenho confiança nenhuma nos chamados insiders. Não só há um grande volume de informação não confirmada, como os piores são aqueles que aparentam ter dados não só de uma das consolas, mas sim das duas. Estes senhores não pertencendo a equipas de desenvolvimento e como tal sem acesso a devkits, muito dificilmente saberão, nesta fase, seja lá o que for.

Que rumores colocar então? Como distinguir o que interessa do que não interessa?

Bem, é difícil, mas acima de tudo tento procurar alguma possível congruência com dados anteriormente revelados. E se ela parecer existir… dou a conhecer.

O rumor mais recente surge de uma suposta equipa de criadores de software que terá acesso a devkits. E esta equipa refere que a solução da Sony para a RAM é entre 2.5 a 3x mais rápida que a da Microsoft.

Torna-se porém dificil de tomar estes dados com confiança, até porque ao que sabemos a Sony acabou de distribuir devkits da PS5 em quantidade, mas já sobre os devkits da Microsoft, apesar de sabermos que eles estão no mercado, há pouca informação.

Eventualmente esta poderá ser uma equipa que efectivamente tem acesso aos dois devkits e assim sendo a sua informação pode estar correcta. Mas para isso, perante os valores apresentados ela teria de ser explicada. E é aí que a coisa se tornaria interessante ao ponto de justificar a colocação do rumor.

Antes do mais, eis o rumor:

Como pode a solução de memória da Sony ser 2.5 a 3x mais rápida?

Acima de tudo temos de ser coerentes numa coisa. A largura de banda é relevante para um sistema, mas de nada adianta ter largura de banda a rodos se não há necessidade dela. Tal traria um custo desnecessário ao sistema, e para nada!

Ou seja, teremos de acreditar que tanto a solução da Sony como a da Microsoft possuem a largura de banda necessária para alimentar tanto o GPU como o CPU. Aliás, dado que, a acreditarmos no que é dito, a Microsoft optou por uma solução com uma única Pool de memória de 24 GB de GDDR6, a coerência é que, pela perda de largura de banda criada pelo uso simultâneo do CPU e GPU que acontece neste tipo de pools, a solução da Microsoft compensasse isso com valores mais altos.



Daí que, seja a solução da Microsoft GDDR6 ou não, não vemos como é que a solução da Sony pode ser assim tão mais rápida.

Eventualmente, no caso de a Sony estar a usar HBM2 e a Microsoft GDDR6, o maior número de bancos da HBM 2 (o dobro da GDDR6), o maior número de canais por banco (8 contra 2), entre outras situações, poderiam dar uma vantagem de performance à HBM, mesmo com uma largura de banda algo inferior. Mas tal dificilmente a tornaria 2.5 a 3x mais rápida.

De notar que rapidez e largura de banda são coisas diferentes. Apesar de ser possível associar-se rapidez a la

E é aqui que o rumor nos interessa!

Na entrevista de VErny á Wired, este referiu que uma toca de um disco de uma PS4 Pro por um SSD poderia trazer ganhos de 2 a 3x. Mas o que vimos mostrado por ele foram ganhos de  19x.

Cerny reportou que isso se devia a uma alteração no sistema de Input/output do disco, bem como a uma solução software de controlo de dados.

Ora na parte 1 do nosso artigo falamos que tal poderia ser a tecnologia de alimentação do GPU por acesso directo ao SSD, controlado pelo GPU.

Essa possibilidade ficou em aberto, e reforçamos a ideia da mesma com a parte 3 do artigo onde era colocado um rumor sobre a RAM da PS5, que seria parte (8GB) HBM2, e parte 16 GB (DDR4).

Esta situação seria possível graças ao controlador de elevada largura de banda HBCC que geria automaticamente as duas memórias.

Mas o mais interessante é que esse rumor referia também o seguinte:

HBCC manages streaming of game data from storage as well

Este dado parece confirmar a teoria que colocamos aqui na parte 1. Que o GPU teria acesso directo ao SSD.

Agora estes resultados parecem apontar no mesmo sentido!

Acima de tudo é de se reparar que não é dito que a memória é 2.5 a 3x mais rápida. O que é mais rápido é a solução de memória! E isso inclui a resposta do sistema.

Ora garantidamente não é por ter um disco que é capaz de ler uns GB adicionais por segundo que a diferença aparece. Ela aparece não pelos GB adicionais, mas pelo facto que quando os dados são necessários do disco, esta tecnologia permite diminuir o seu tempo de obtenção para metade, reduzindo em 10x a latência de acesso à memória.

Apesar de o disco só fornecer uns GB adicionais, o facto de os fornecer em metade do tempo e com menor latência acabaria sempre por se reflectir nos testes de velocidade da memória. Basicamente, num sistema hibrido do género os valores de transferência saíram adulterados para valores superiores devido à maior rapidez de acesso aos dados.

Esta situação pode explicar os resultados que esta equipa está a obter. Não queremos garantir que sim! Porque certezas não temos absolutamente nenhumas. Mas este é o terceiro rumor em alguns dias que apoia esta teoria de presença desta tecnologia.

Pode tratar-se de uma curiosidade! Até porque mesmo um relógio estragado continua a dar as horas certas duas vezes por dia. E ainda por cima sendo a informação impossível de ser verificada, tudo isto fica no limbo.



Mas dado que a presença da tecnologia seria extremamente relevante, sempre que aparecerem dados que a possam confirmar ou desmentir, iremos tentar andar em cima.

 



newest oldest
Notify of
Vitor Calado
Visitante
Vitor Calado

É possível que assim seja, li ontem uma teoria de um analista que faz sentido, segundo ele a Sony vai-se focar nos jogos a 8k numa solução tradicional para combater o Stadia e o Xcloud que terão como séria limitação a necessidade de enorme largura de banda na internet para fazer streaming de jogos a 8k, ou seja como a Sony não os pode combater de igual para igual nos jogos via Streaming, irá tentar levantar a fasquia nas suas consolas para ficar na frente…

By-mission
Visitante
By-mission

Quando falam em 8k estes se referem ao upscaled que já acontece na Ps4Pro pois mesmo no melhor cenário possível como um jogo de PS4 a 30fps nunca alcançará os 8k nativo.

Vitor Calado
Visitante
Vitor Calado

Estamos a falar de um possível cenário para daqui a uns anos, com uma PS5 PRO ou uma PS5 8k feita a partir da existente mas com mais potência para alcançar os 8k e essa consola se chegar a existir já está a ser preparado agora e talvez seja essa que tem a memória 3x mais rápida

Marcos
Visitante
Marcos

A sony falou que seria compatível com 8k e não 8k nativos.
Lembre-se que o XBO S tb é compatível com 4k.
O povo viaja!

Brunoab
Visitante
Brunoab

Bem interessante essa solução.

um controlador que fica a cargo de gerenciar DDR4 + HBM2 + Flash.

Seria realmente um ganha ganha, três tipos de memória separada somente com as vantagens sem as desvantagens.

Se for isso mesmo, e a MS vier com a solução de um banco de GDDR6 apenas, vai ficar bem para trás.

Segue uma regra que eu andei notando, a trolha reversa… sempre que fanboy do Xbox Hypa alguma coisa de RUMOR (trocentos mil exclusivos AAAA que vão ser anunciado na E3 ESSE ano + 1, xupem sonystas) ao inves de Hypar a Realidade (GOTY 2018), até pq não tem realidade, eles levam a trolha na bunda.

Viviam no delírio que os engenheiros da MS são muito melhores que da Sony… pq o xoneX é muito mais compacto, silencioso e poderoso e sempre “esquecem” que saiu 1 ano depois do PS4 PRO e custa mais caro e quando vc cita isso eles invetam algum delirio para negar essa REALIDADE.

E ao que parece, isso citado ai serve com argumento deles que o xone2 vai ser muito mais poderoso que o PS5 pq “xoneX bla bla bla”

mas ao que parece, hoje na internet BR temos os lunáticos que negam a Realidade

realidade de 1 ano depois e 100 USD mais caro.

realidade que a terra é redonda

realidade que Nazismo é de Direita (Sim, no BR fascismo agora é de esquerda, hitler era de esquerda hurr durrr)

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Uma das razões pra eu sonhar em os dois consoles terem exatamente a mesma potência é justamente não termos mais comentários como esse.
Embora sempre criem alguma bobagem pra se gabar da sua placa de circuitos preferida.

Brunoab
Visitante
Brunoab

ai em baixo já tem o motivo de eu ter postado o que postei….

“tudo que a Sony faz é merda, e so lidera sempre a geração pq vive de marketing mentiroso”

Livio
Visitante
Livio

Embora não concordar com grande parte do que foi escrito acima geralmente digo que, a Sony é uma empresa de Hardware e a MS de software.
Geralmente no hardware dos consoles Sony há alguns detalhes/inovações que nas outras não tem e que se esse detalhe for bem utilizado pode diminuir a diferença para o hardware superior.

Quem não lembra do detalhe que tem no Pro com a capacidade de precisão de 16 bits? https://www.pcmanias.com/mantis-burn-racing-e-um-jogo-a-4k-nativos-e-60-fps-na-ps4-pro-e-releva-um-segredo-adicional-da-ps4-pro/

Fernando
Visitante
Fernando

Que foi usado pra fazer propaganda e mais nada. Isso foi apontado como uma vitoria do PS4 Pro em cima do Xbox One X, e o resultado é o PS4 Pro ta rodando jogo em 1440p e o X ta rodando o mesmo em 4K.
A Sony é uma empresa boa em criar hardware de custo beneficio, mas existe uma noção exagerada de que eles são melhores do que realmente são. Em toda a história eles nunca tiveram nada demais no hardware de console deles. O PS1 era menos que o N64 e até o Sega saturn. O PS2 era mais fraco que o Xbox e o Gamecube. O PS3 era menos que o Xbox 360, tanto é verdade que o PS4 copiou toda a filosofia do 360. O PS4 só foi mais forte que o One pq a Microsoft desviou o foco para o kinect e agora mais recente o Xbox One X engoliu brutalmente o PS4 Pro.
Em alguns fóruns que não tem tendências de marcas favoritas, existem até threads ridicularizando a noção de que a Sony é melhor do que todo mundo ao criar hardware.
Eles são muito bons de marketing isso sim, o PS3 iria rodar jogos em 120fps, o GPGPU começou no PS4, o PS4 Pro tem 8,4tflops fp16 e por ai vai…

Brunoab
Visitante
Brunoab

PS1 menos que N64?

– PS1: lançamento 1994
– N64: lançamento 1996.
– MAIS BARATO que Saturno (400 USD x 300USD).

Obrigação?

saiu depois = mais poderoso
saiu mais caro ao mesmo tempo = mais poderoso

PS2 mais fraco que gamecube e xbox?

PS2: 2000
xbox: 2001 (somente prejuízo por causa do subsidio do hardware)
GC: 2001

obrigação: saiu depois = mais poderoso

PS3 x X360:

PS3: CPU + GPU = 422Gflops
x360: CPU + GPU = 355Gflops

Até agora, com a Sony tudo OK.

sai antes? mais fraco
sai mais barato? mais fraco.

AGORA a unica:

Lançado na mesma DATA:

ps4 Mais Barato 400 USD 1.8TF
xbox MAIS CARO 500 USD 1.3TF

Tudo isso para mudar de assunto para ninguém citar a ÚNICA EMPRESA que LANÇOU na historia:

Xbox One, PARA ligar no Cabo TVTVTV SPORTS

– UM CONSOLE MAIS FRACO
– MAIS CARO
– NA MESMA DATA
– MAIS FRACO E MAIOR, o trambolho VHS com cara de amostra de engenharia.

sabe pq eu tenho todas essas respostas das tuas afirmações?

pq o axioma é:

“haters da sony sempre estão errados”
e com base nisso fui olhar as DATAS e Preços de todos os video games
“lixos da sony pq era mais fraco bééééééé true 4k para jogar Mar de Lixo”
e bastou eu considerar isso e me lembrar de PREÇOS e DATAS DE LANÇAMENTO.

da próxima eu espero que vc dê mais trabalho, olha o que me custou desmentir o teu hate:

– 5min wikipedia para datas e preços
– 1min gflops de ps3 e x360
– a parte do PS4 imitando o xbox 360? uhaauhauh

e para terminar

“hurr durr PS4 PRO lixo, xoneX monstro”

1 ano depois
100 USD mais caro

finalmente a MS fez a OBRIGAÇÃO com o xoneX, mais caro e saiu depois? MAIS PODEROSO.

Alias, o que é mais bonito?

a) 4k fake Horizon Zero Dawn

b) a SOMA de Mar de Lixo, State of Defecay, Cracudo 3

Poder sem jogos.

Vitor Calado
Visitante
Vitor Calado

Tu escreves todas essas coisas com que propósito?? se é para me convenceres a mim, perdes o teu tempo?? eu sou caixista assumido, gosto de jogar na xbox, gosto dos serviços, gosto do comando a pilhas, etc…e tenho uma PS4 para jogar alguns jogos que não estão na xbox, podes escrever em qualquer lado que a tua mulher morena de olhos verdes pernas longas e corpo de sereia é a mais bonita do mundo, se eu só gostar de Loiras nunca me vais convencer disso…dedica o teu tempo a coisas mais úteis porque como sacerdote da religião sonysta está a perder tempo com coisa fúteis que não interessam a ninguém, eu ACREDITO (acredito mesmo) que para ti a PS4 é 10x melhor que qualquer outra consola e que os exclusivos da Sony nem são deste mundo até parecem serem feitos por aliens num planeta muito mais evoluído que a terra…ok tudo bem, joga na consola, joga esses jogos do outro mundo, agora não tentes é fazer com que os outros gostem das mesmas coisas que tu gostas, isso é perder tempo, é gastar letras nos foruns, é chover no molhado…

Fernando Molina
Visitante
Fernando Molina

Mario, se der certo essa sua aquisição da X, não deixe de jogar o Red Dead 2 nele, pra mim é um vislumbre da próxima geração, sem comparação esse jogo rodando na X com os outros consoles

Brunoab
Visitante
Brunoab

Não estou interessado na tua opinião.
Estou interessado nos FATOS.

Eu cito FATOS, se vc não gosta de fatos e sim da “é a minha opinião”, parabéns… Vc é um terraplanista

Fernando Molina
Visitante
Fernando Molina

Voce fala tanto de hater da Sony, e voce não passa de um hater do Xbox, olha os seus termos, mar de lixo, seu comentário foi típico desses sites que estão lotados de fanboys, isso não é comentário pra esse site, também concordo que o Fernando comenta muita coisa sem nexo, mas seu hate pelo Xbox é o mesmo que o dele pela Sony, triste ler esse seu comentário aqui no pcmanias

Livio
Visitante
Livio

Nunca esperei o Fernando ficar pistola devido a declaração acima, que, afinal, não tem erro, Sony é hardware e MS é Software.

Agora quando li a parte da comparação do PS1 com o N64 quase parei por ali, é claro que um hardware lançado depois deve vir mais forte.

Agora agradeço as suas palavras que confirmam que o hardware mais poderoso não é o mais vendido na sua geração, tá tudo ali na sua resposta.

Xbox One base só não foi mais forte que PS4 pq a MS mudou a arquitetura do hardware optando por usar a ESRAM não é a toa que o X, aquele que você diz que engoliu o PS4 Pro(onde não sei), copiou a arquitetura de hardware do PS4.

Agora dizer que o PS4 copiou o 360 só porque é x86? Então a Apple copiou também por rodar o MacOs em máquinas de arquitetura x86? É o mesmo que escuto de uma galerinha, depois da revelação das especificações do PS5, dizendo que a MS criou a retrocompatibilidade.

Há poucos dias vi você desdenhando de CPU que podiam ser usados em mísseis, entre outras coisas, mas deve ter uma raiva por não ver notícias a seguir relacionadas com o Xbox: https://canaltech.com.br/ciencia/NASA-utiliza-CPU-do-PlayStation-original-para-guiar-sonda-a-Plutao/. Desdenhou de algo que realmente aconteceu.

Mas desejo que não fique tão pistola com declarações como a minha no comentário anterior, jogue mais um pouco, quem saiba tente um Sekiro….

marckos
Visitante
marckos

Quando o Fernando diz que o PS4 copiou o 360 também discordo, MAS vejo sim o 360 como um “rascunho” da geração seguinte, por conta de:
-Facilitação na programação,aproximando mais a programação a jogos de PC(já tendo feito isso no primeiro X-Box)
-Uso de memória unificada, embora o 360 usasse também 10 mb de edram, a memória principal era o GDDR3…Como 512 mb era pouco, o uso unificado evitava a duplicação de dados,fazendo a memória render mais… Na geração seguinte, PS4 e One foram de memória unificada, com a MS atualizando a ideia, e Sony revolucionando a ideia…
-O uso da CPU e GPU no mesmo encapsulamento… A partir de 2010, o 360 passou a usar SOC
https://www.hotchips.org/wp-content/uploads/hc_archives/hc22/HC22.23.215-1-Jensen-XBox360.pdf
A AMD desenvolveu seu SOC, chamado APU, e estreou nos PCs e na geração seguinte…

Então posso estar errado,mas vejo sim algumas influências do hardware do 360 na geração seguinte , assim como a complexidade do PS3 também contribuiu de alguma forma…

Livio
Visitante
Livio

Se eu te disser que o PS2 Slim tinha CPU e GPU no mesmo encapsulamento? Isso em 2004. 6 anos antes do 360.
https://tr3.cbsistatic.com/hub/i/2007/02/05/f38d482d-c3be-11e2-bc00-02911874f8c8/53517.jpg

E que foi isso que possibilitou que o tamanho do PS2 Slim fosse tão pequeno se comparado ao PS2 fat.

marckos
Visitante
marckos

Legal,não sabia, mas quis dizer que a experiência da AMD no 360 influenciou a mesma seguir nessa direção de encapsulamento único já nos modelos iniciais dos consoles da geração seguinte…

marckos
Visitante
marckos

Acho que não fui claro… Não é questão de novidade ou não… Digo em relação SOMENTE a geração passada e essa atual, sobre a tal acusação do PS4 ser cópia do 360(que não é)… A geração atual é AMD, é de fácil programação, memória principal unificada, GPU e CPU em um encapsulamento… Na gen passada o 360, a partir de 2010, é o que mais lembra o hardware da gen atual, tendo a maior diferença mesmo no Power PC… Então, vejo o 360 como influência em algumas decisões na gen atual em termos de hardware, assim como o PS3 influenciou em outras(blu-ray, paralelismo,etc) … Aqui não me refiro a outras gerações…

Andrio
Visitante
Andrio

Rapaz, se for software “Jogos” a sony é software também.

Fernando
Visitante
Fernando

É bom controlar as expectativas com algumas coisas. Certas soluções que surgem nos rumores só me fazem pensar em uma coisa, o consumo de energia desses consoles. CPU Zen a 3.2ghz, GPU de 14 tflops, SSD, 24GB de memória super rapida, afinal qual vai ser o TDP?
Nos ultimos 14 anos, nenhum console consumiu mais de 180w em uso real. O Xbox One X no auge da utilização consome 172w.
A Radeon VII com a solução de memoria ultra rapida consome 300w. Uma placa de 13,4tflops na arquitetura de 7nm com 16GB de Memória HBM consome quase o dobro de energia do console mais forte da atualidade.
Eu não consigo de forma alguma imaginar que existirá um milagre de agora para o ano que vem que vai permitir um console de 14tflops, 8 zen cores a 3.2ghz, SSD e 24GB de memória RAM com um TDP de 200w sem precisar de um tijolo externo desajeitado para a PSU.
Devemos controlar um pouco as expectatitvas por que no final das contas podemos acabar descobrindo que o hardware mais poderoso da próxima geração é o datacenter do Google.

Brunoab
Visitante
Brunoab

algumas coisas que eu vou corrigir sobre o que vc postou:

– o SSD consome menos que HD convencional.

– a HBM da Radeon VII consome MENOS e esquenta MENOS que GDDR, o problema é a GPU.

– o PS3 consumia 207 watts

eu acho que 180w ainda esta tranquilo para um console… basta fazer um xoneX do tamanho do PS4 PRO.

AlexandreR
Visitante
AlexandreR

Se a Xbox tiver uma solução de Gddr6 e a sony tiver essa solucao de ram, algo me diz que as coisas não vão correr mt bem para o lado da sony!(pelo menos inicialmente)
A solução da sony parece ser mais complexa e mais trabalhosa que a Microsoft!
Algo que os estúdios não iram apreciar, gastar mais tempo para adapar na consola da sony!
Ou estou enganado?
No início há sempre problemas de adaptação…