Rumor: Sony quer anunciar a Playstation 4K/4.5 antes do Playstation VR e novos rumores

ps45

Segundo algumas fontes a Sony quer anunciar as alterações à sua consola, antes do anuncio do Playstation VR. Entretanto há mais novidades sobre o que poderá ser a PS 4K.

Faz já algum tempo que os rumors sobre uma versão melhorada da Playstation 4 poderem aparecer no mercado. A notícia originou no Kotaku e posteriormente a Eurogamer deu-lhe continuidade, anunciando três hipóteses possíveis para a consola.

Junto dos media a nova versão da consola recebeu a alcunha de Playstation 4.5 ou Playstation 4K, e segundo os rumores seria capaz de reproduzir media a 4K, bem como permitir que os jogadores jogassem com maiores resoluções.

Agora o The Wall Street Journal vem dizer que não só a consola será real, mas que a Sony a pretende anunciar perto da altura da conferência de imprensa em que anunciará o Playstation VR. Segundo o rumor os jogos VR serão capazes de correr melhor nesta consola.

Dado que o Playstation VR possui resolução fixa, tudo leva a acreditar que não estaremos perante uma subida de resolução para estes jogos, mas sim de fotogramas, permitindo que os jogos com qualidade dos atuais possam correr assim nos 60 fotogramas necessários para o VR.

Esta situação, apesar de interessante para o VR implica necessariamente que a consola possua uma maior performance que a atual Playstation 4, o que naturalmente causará um tremendo mal estar perante os atuais utilizadores de consolas.

Se atualmente vemos os utilizadores de consolas Sony e Microsoft em discussões acessas pelas diferenças de fotogramas e resolução entre as consolas, esta situação criada pela Sony causará certamente um grande mal estar enter os possuidores da atual consola que passarão agora a ver uma nova versão da sua própria consola a obter melhores resoluções e fotogramas. Basicamente a Sony aceita que este tipo de discussão passe a existir entre os seus próprios clientes.

Segundo os últimos rumores, um utilizador do NeoGAF chamado OsirisBlack veio revelar nova suposta informação a tão falada PlayStation 4K ou PlayStation 4.5. Estas informações são supostamente provenientes de uma reunião no qual o utilizador estaria estado, e os moderadores do famoso confirmam que o utilizador foi verificado como alguém que poderia ter acesso a essas mesmas reuniões.

Segundo estes rumores,  o preço da consola será idêntico ao de lançamento da actual, 399 dólares, contendo um GPU com o dobro da potência do actual. Mas a Sony parece estar a no entanto estar a ponderar igualmente uma mudança no processador que elevaria o custo para os 499 dólares. Os supostos Kits de desenvolvimento para esta consola já estão entregues às produtoras mas com a dição que os jogos necessitam de correr igualmente na PS4 atual, apesar de sacrifícios no desempenho, e os jogos atuais não poderiam beneficiar do novo poder de processamento.


Jogos com suporte para a nova consola e em desenvolvimento seriam: EVE Valkyrie (PlayStation VR), Robinson: The Journey (PlayStation VR), Gran Turismo Sport (PS4, PlayStation VR), Deep Down (PS4) e GOW4 (supostamente God of War 4). O lançamento seria no primeiro quarto de 2017, e as especificações aproximam-se claramente daquilo que poderíamos definir de uma nova geração.

Parece assim que quem comprou a consola atual cometeu um pequeno erro que agora as penaliza. O erro de aderirem à consola inicialmente ajudando a Sony a tornar a mesma num sucesso, e a poder sair do buraco financeiro onde estava.

Este é agora o agradecimento que recebem. Injusto ao máximo, não?

Esta situação, a ser verdade, cria um precedente sem historial na história das consolas de mesa. Uma fragmentação de mercado, um mau estar numa base de utilizadores que permitiram o sucesso do produto e um histórico de upgrades nas consolas a períodos de 3 anos. Basicamente torna as consolas em tudo semelhantes aos PCs, onde conforme a potência da máquina em questão, há diferenças de resolução ou performance. Uma situação que durante mais de 40 anos não aconteceu, com todas as consolas a possuírem hardware semelhante e todos a saberem com o que poderiam contar pois todos sabiam que o que teriam seria exatamente o mesmo. E esse hardware fixo que se mantinha por períodos mínimos de 5 anos era o que definia uma consola.

Basicamente devemos à Sony o ter tornado as consolas um sucesso que tanto apreciamos. Mas provavelmente poderemos dever igualmente à Sony o destruír o equilibro do eco sistema que criou, caso se venha a confirmar uma nova consola mais potente tão cedo.

E mesmo com suporte à atual consola garantido por mais anos, caso uma nova consola mais potente venha a existir, a partir de agora sempre que o possuidor de uma das presentes consolas olhar para uma apresentação de um jogo terá uma pergunta em mente que durante mais de 40 anos não existiu nas consolas.

Será que a minha consola conseguirá aqueles gráficos e correrá o jogo decentemente?

Tal será o fim de uma era!

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (13)

  1. E como se alguem estivesse a sondar o mercado! A algum tempo a Microsoft (tio Phill) que haja visto um upgrade a console… Ontem mesmo já se volta três passos atrás e ele mesmo diz não gostar da ideia de uma Xbox One.5 nas palavras dele “se é para mudar deve ser algo significativo para o consumidor”. E aqui mais uma vez sem um unico deslizar por parte da Sony. Sim alguém alem do Kotaku, diz ter ouvido que já estamos ate com o preço oficial e até jogos. Justamente a Sony conhecida pelo marketing share. A empresa que como o próprio sr Patcher diz prometer mais do que cumprir, está pronta a fazer um anuncio deste porte e ja adiantada aponto de em novembro se ter tudo pronto? Não e só o contexto, é próprio da Sony trabalhar o hype como poucos.
    Ex project Morpheus. Meus amigos a qunto tempo está inundada de rumores especificações. E depois de dois anos so temos o preço e lançamento em outubro (3 anos depois dos rumores) isto a referir o hardware pois ainda nem pense em software temos o que chega a ser um caso grave de enrolaçao que chama-se E3.
    Ex Uncharted 4. Rumores janeiro de de 2014. Trailler na E3 2014.. Jogo 2016.. Drive Club.. E o Ilustríssimo The last Guardian (meu Deus se tem rumores de 2008). Bom o que quero dizer com isto e que não se escreve o que estes mesmos anunciam.. Que dirá o o que nem se quer falam a respeito.. http://www.eurogamer.pt/articles/2016-04-01-phil-spencer-nao-gosta-do-conceito-xbox-one-1-5

    • Para mim, quem está deixando vazar essas informações sobre o PS4K é a própria Sony, para poder estudar a reação do mercado e ajustar seu produto… Só o fato de ela não ter desmentido nada até agora mostra que realmente vem por aí uma atualização no PS4, e de acordo com o feedback, eles estão moldando o produto final.

      E as palavras do Phil Spencer sobre o “One 1.5” parecem contraditórias mesmo…

      • Pois antes do pessoal da Kotaku a dizer isto todas as pedras estavam sendo jogadas contra a Microsoft, depois disto até o Wallstreet se meteu ao barulho. E passado uma semana já se tem preço, especificações e até jogos por anunciar. O que faz mais sentido. Tens um produto com 35 milhões de unidades vendidas.. Que é lider no seu segmento. Que presta um enorme lucro e fonte de receitas. Em que termo esta a Sony a ganhar nisto? Não é o preço igual ao do próprio PS4 Standard.. Não são os mesmos jogos anunciados?

        • A lógica é, existe um mercado em que a Apple tem uma receita espantosa em que os consumidores aceitam esse tipo de coisa. A Sony provavelmente acredita que os consumidores estão dispostos a comprar um novo console em um espaço de tempo menor desde que não percam nenhum conteúdo, garantindo a retrocompatibilidade. Assim como o a Microsoft está transformando o Xbox em um ecossistema, essa é a forma da Sony fazer o mesmo, porém eles já desejam ter um lucro com venda de hardware.
          O Steve Jobs foi questionado também pelas inciativas da Apple e aquela frase dele “As pessoas não sabem o que querem até que você mostre a elas”, acaba por ser verdadeira. Deixe a Sony mostrar seu novo console e como as coisas podem ser melhor nele sem você perder nenhum de seus jogos favoritos para você não ver se o PS4.5 quebra recordes de vendas.

          E sobre o Phil Spencer, o que ele disse é que não acha correto ter um produto para chamar de Xbox One.5 ou PlayStation 4.5 e que um novo hardware deve ser substancialmente melhor para acrescentar valor na escolha do consumidor.
          Não negou suas palavras anteriores de que lançar hardware novo em curto espaço de tempo é o futuro nem disse que nunca faria isso.

          • Sim Fernando se há uma empresa que sabe fazer dinheiro e Apple.. Mas é como dizem “Ios, Ipad, Iphone and Idiot”.. De não vão ver um único real. Tão simples quanto isto. Se este é o caminho, bom nos veremos no Windows 10.

  2. Uma coisa é certa, vamos tirar daqui uma valente lição, se isto de facto for verdade, é mau, e a lição que fica é que nunca se deve comprar uma consola em inicio de vida.
    Se isto for mentira, fica a lição do quão a press especializada pode ser cinica ao ponto de trolar a sua audiência pelo clickbait, e se a sua credibilidade já não era das melhores, agora não vale um boi.

    Seja como for, nunca mais volto a comprar uma consola de lançamento, e se tinha noção disso, agora ainda mais.

  3. Lamentável são alguns comentários em relação a esse tema. Fragmentação? Lembro-me que fiquei bastante irritado quando adquiri o Xbox 360 sem entrada hdmi! Perdoem meu comentário, mas não concordo com vcs! Parem de achar que hardware é tão importante assim nos consoles. O público desse produto é segmentado, nunca vamos ter um console usando tecnologia mais recente, porque não da pra ser assim, ao invés disso olhem os jogos, o que a indústria tem inovado em relação aos jogos? Lembrem-se que há muitos anos essa indústria quebrou! Para mim, sinceramente está havendo inovação, existe um esforço nesse sentido, é de todos os atuais marcas! Existe sim é isso é bom, somente lamentável, no meu ponto de vista que ao invés de o segmemento de consoles ser encarado como plataforma de entrada no mundo dos games, está voltado para um público específico, elitizado inclusive?? Entenderam, como numa analogia, um notebook seria em relação ao pc!! Concordam? Abraço a todos !

    • Não, nem um bocadinho. Fragmentar o mercado com hdmi não é sequer comparável a novo hardware.
      E a fragmentação de mercado com hardware diferente é pura e simplemente uma realidade conhecida.
      Mas respeito a tua opinião.

  4. O que vou dizer puramente o que eu acho, e posso estar completamente equivocado!!
    Essa geração pra mim está marcada como geração onde a maioria dos jogadores se preocupam, mais se o jogo está em 1080p e se ficou melhor no console da marca favorita, do que propriamente jogar!!

    Se um jogo não esta em 1080p muitos falam que não vai jogar sendo que a grande maioria nem nota diferença, de 900 para 1080, claro que existe mas muitos assim como eu não consegue ver a diferença a olho nú, tem que entender para conseguir ver a diferença e tenho certeza que a maioria não consegue!!

    Quantos jogos poderia ser melhores se não estivesse em 1080p, posso estar muito equivocado, mas parece que a Sony obriga a deixar seus jogos nessa resolução mesmo que corta em outras!
    E seus clientes tem o mesmo pensamento, precisa estar em 1080p, o resto bom é resto não importa se estiver nessa resolução!!

    A diferença de hardware do Ps4 para Xbox One é de 40%se não me engano, claro que isso entra em pratica, alguns jogos ficaram acho que 300% com mais pixel, como Tomb Raider, Bf4 se não me engano, olhando no papel é uma diferença e tanto, olhando para a tela, claro que se ve a diferença mas não é o mesmo impacto do qual se tem no papel!!

    E mais recentemente os jogos começaram a sair para 1080 para ambos, ou 1080 para Ps4 e 900 para o xone como vai ser o caso de Dark souls 3!
    Como já disse inumeras vezes para quem entende vê a diferença, porem para a grande maioria não consegue notar nada..

    O que a Sony vai fazer é o que o seus clientes querem mais gráficos, e tenho certeza que vai ser um sucesso esse novo Ps4, porque as pessoas querem isso, desejam, aclamam por mais gráficos, e é isso que eles vão entregar…

    Mas em contra partida na cabeça de muitos vai ficar aquela pergunta cade o desempenho do GPGPU que estão falando nisso anos, que com essa potencia, as pessoas não iriam ficar somente impressionada somente no papel e sim na pratica.
    Mas pelo jeito não vai acontecer, porque vão lançar um melhor mais potente, e quem quiser, vai ter que comprar, e eu tenho certeza que as pessoas vão comprar porque é isso o que querem..

    Esses dias eu li aqui, não lembro quem escreveu que o grande jogo do Playstation 4 vai ser The last of us 2.
    Como assim talvez o jogo ainda está no papel, e o grande jogo se lanã depois de 4 anos de existência de um console, é umas coisas que não consigo entender…

    Tudo isso vai acontecer por causa das pessoas que aclamaram por mais gráficos, e pode ter certeza que vai ter um novo Xbox, e essa pratica vai virar um Câncer, uma vez feito não para mais…

    Eu estou louco para jogar quantum Break no meu Xone, eu li no gamevicio, um fanboy falando que estava colocando o Xbox One dele a venda porque não iria jogar um jogo que não é 1080p nativo, é esse o tipo de jogadores que existem.
    A Sony só está fazendo o que o mercado pediu, e eu tenho certeza vai ser um sucesso, mas essa pratica vai ser cada vez pior!!

    A Sony , MS acho que dessa vez eles não são os culpados, na verdade estão sendo bonzinhos em entregar o que as pessoas mais querem!!
    GRÁFICOS parabens geração 1080p conseguiram acabar com os consoles do jeito que sempre foi!

  5. Comprei o PS4 para jogar seus exclusivos em especial, mas estou vendo que uma futura continuação de The last of us, só vai sair pra esse ps4k. A vida de gamer ta ficando cara demais as inovações software que sempre foi o forte dos consoles está mudando para hardware, no passado esse metodo deu errado com a sega e a nintendo 64 que eram cheios de perifericos, mas hoje o tempo está diferente as pessoas fomentam por tecnologia que nem entendem e as utilizam, porém o meu é mais é melhor.

Os comentarios estao fechados.