Rumor: WiiU com Street Pass?

 Posted by on 4 de Maio de 2012  Consolas
Mai 042012
 

Com o lançamento da WiiU é intenção da Nintendo que a sua consola seja um sucesso. No entanto, os analistas de mercado não são consensuais quanto ao que se esperar do futuro desta nova consola, e há boas razões para isso.

A WiiU é uma consola que para além do conceito tradicional permitirá ainda o uso de um tablet para interacção com o jogo. A consola, apesar de ainda se encontrar por lançar, não será um portento tecnológico, e à semelhança do que aconteceu com a Wii na altura da PS2 a WiiU apenas será marginalmente mais poderosa do que a actual geração de consolas constituída pela Xbox 360 e a Playstation 3.

Ora infelizmente a WiiU apresenta um problema de concepção e que se prende com o facto de o seu tablet não possuir um poder de processamento digno desse nome, limitando-se a reproduzir o video que é criado, comprimido e enviado em tempo real pela consola de mesa. Quer isso dizer que este processamento extra que se revela necessário se torna um peso extra a suportar por uma consola que já de si não é muito superior ao que actualmente existe, e que o seu tablet se revelará praticamente inútil sem a consola.

E nesse sentido a WiiU possuirá uma concorrência de peso vinda da Sony com o pack PS3+PS Vita que poderão equivaler-se e mesmo superar tudo o que a WiiU oferece, e que deverá manter a PS3 no mercado por muitos mais anos a competir no segmento ocupado pela nova consola da Nintendo. Este pack da Sony, para além de serem efectivamente duas consolas que podem ter utilização separada ou em conjunto, possui um incrível poder de processamento dos dois lados e que, cumulativamente, arrasa com aquilo que a WiiU possa oferecer, sendo ainda que a PS Vita oferece uma interacção única com o utilizador graças aos seus dois painéis tácteis e dupla câmara, situações que a WiiU não possuirá.

Por esse motivo, e consciente dessa realidade, a Nintendo tenta encontrar maneiras de tornar o seu produto diferente e atractivo, mas sem que essas novas opções encareçam demasiadamente a consola que não poderá custar mais que o pack PS3+Vita da concorrência. E daí que, segundo os últimos rumores, a Nintendo prepare um pequeno aparelho portátil de baixo custo que poderá posteriormente ser conectado à consola para descarregar os dados obtidos, e que permitirá aos seus utilizadores o uso da função Street Pass que já conhecemos da Nintendo 3DS.

Esta função, para quem a desconhece, permite que os nossos personagens possam interagir com outros personagens de outros utilizadores, bastando para isso que os mesmos entrem na área de alcance dos emissores wi-fi na consola (neste caso do periférico).

Esta situação, apesar de muito interessante, não parece ter tido grande adesão a nível mundial, sendo mais popular no mercado nipónico. Parece assim que a Nintendo se tenta agarrar desesperadamente a algo que a possa distinguir no mercado, mas sem que tenha contudo argumentos para tal.

Desconhece-se ainda se esta aparelho é efectivamente real e se a existir será fornecido de origem com a consola ou se terá de ser adquirido separadamente.

Publicidade

Sorry, the comment form is closed at this time.