Rumores indicam que Sony possui duas versões da Neo, e uma possui 5.5 Tflops

Um insider do Neogaf veio revelar que afinal a Sony não testou apenas uma PS Neo, mas sim duas, sendo que iria optar por qual lançar. Um dos modelos era com 4,2 Tflops, o Outro com 5.5 Tflops!

Nota a 27/06 – 16:38 : Há atualmente sérias indicações de que este rumor não terá passado de uma partida.

Um conhecido insider do Neogaf, de nome Osiris Black veio revelar novos dados sobre a PS Neo.

Segundo ele, apesar de só os rumores da consola mais fraca terem sido revelados, a Sony teria testado internamente um segundo modelo mais potente.

Assim a consola mais fraca correria um GPU Polaris com 36 CU a 911 Mhz, o que lhe ofereceria 4,19 Tflops e teria 8 núcleos Jaguar a 2.1 Mhz. Mas o modelo mais potente correria o mesmo GPU a 1200 Mhz, contando assim com 5.52 Tflops e um CPU com 8 núcleos ZEN.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Esta consola mais potente não foi criada agora como reacção à Scorpio, mas sempre existiu, estando porém em análise pelo facto que a escolha da consola altera preços e eventuais datas de lançamento.

A questão é que a Sony não pretende voltar a lançar uma consola a 600 euros, e este modelo mais potente, a ser lançado agora, teria de sair a 599 euros. Já o modelo menos potente poderia sair a 399 euros, o que equivaleria ao valor de lançamento da PS4.

No entanto, a apresentação da Scorpio colocou a Sony a pensar, e segundo Osisis Black, a Sony pondera agora lançar o modelo mais potente, mas reter o mesmo até perto do final do primeiro quarto de 2016, de forma a conseguir lançar a 499 euros (conforme o tweet).

Essa situação tornaria a consola mais barata, mas obrigaria a um atraso no lançamento da nova consola que com o modelo mais fraco poderia acontecer desde já! A consola mais potente, poderia ainda levar ao uso de uma fonte externa, algo inédito para a Sony.

Osiris Black refere ainda que estas especificações são finais (pelo menos foram dadas como fechadas). Ambas as consolas estariam assim prontas e só faltaria decidir qual das duas lançar, havendo porém rumores não confirmados que a hipótese do lançamento das duas também pode ser ponderada, mas Osiris não acredita nessa possibilidade.

Eis o post original no Neogaf:

Nothing Sony is doing is reactionary to what MS is doing, there have always been two options. I would also like to stand by my original claim that the Scorpio will be more powerful than the Neo. (how much more is up for debate) In case it was forgotten the very first information I had for release dates was either Holiday this year or 1st quarter next year with a pin in March. (Stating it will be out before not during that month)

Talking to Diana and Bob (Hello Bob) the biggest problem is getting the price to the originally promised numbers. Sony does NOT want to revisit a $599 price point. Bob says internally they think waiting to Q1 would be best for helping them come in at the originally promised $499 and that’s even if they decided to go for option B.

Also to people saying the specs are not final, they are final there are just two different specs. There are rumors that Sony is planning to release both machines I don’t believe this will happen as it would be confusing as shit. Bob (Hello Bob) says one will likely be scrapped (so long blue pill) when the other goes into production. Also states that the form factor and casing could require them to use an external power brick this time around due to heating concerns.

Diana has no information at all about specifications, she also does not have anything suggesting Sony will release two separate skus outside of the OG PS4 and the Neo.

Aparentemente a Microsoft precipitou-se um pouco na revelação (nunca há vantagens em ser o primeiro se não se colocar o produto logo no mercado). Estivesse calada e a Sony  podia ser que até lançasse a consola menos potente, ficando a Microsoft com o mercado em 2017. Mas com as consolas tão próximas (Sendo o objectivo de ambas levar os jogos da consola base aos 4K, ambas chegam), mas agora… as coisas poderão ficar em aberto.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Quanto às especificações serem finais… como diz o ditado, até ao lavar dos cestos é vindima, e os casos de alterações de última hora são conhecidos quer na Sony, quer na Microsoft. E já há várias vozes a aparecer a referir que a Sony está a tratar de afinar as especificações .A RX 480 é vendida a 1266 Mhz, com 5,8 Tflops. Mas em ambos os casos, use-se essa velocidade ou os 1200 Mhz, a consola apresenta performances perfeitamente capazes da passagem dos jogos para 4K.)

Fonte: Neogaf

Nota: Apesar de as palavras de Osiris Black não confirmarem qualquer realidade, há indícios internos da Sony de que as mesmas poderão ser verdadeiras.

Em uma entrevista dada ao website francês JeuxVideo, o CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, foi questionado como é que a Sony lidaria com uma diferença de 2 Tflops face à Scorpio da Microsoft. A resposta de Ryan foi que os factos em que o jornalista se baseava eram apenas rumores bastante especulativos em natureza e que as pessoas só deverão falar quando as especificações finais das duas consolas forem anunciadas.

O jornalista insiste um pouco mais, e questiona: “Mas e se for verdade”, o que leva a uma reacção de Jim Ryan bastante curiosa pois este desata pura e simplesmente às gargalhadas.

Cliquem sobre a imagem de baixo para iniciar o video da entrevista em causa.

Interview Jim Ryan E3 – jeuxvideo.com

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Nota 2: (acréscimo de última hora) Num artigo da Eurogamer é referido que a possibilidade de um GPU com a tecnologia Polaris atingir os 6 Tflops exactos obrigaria a uma velocidade de 1302 Mhz.

E efectivamente não refutamos esse cálculo! 1302Mhz*2 operações por ciclo*36 Compute Units (CU)*64 pipelines por CU=5999616 Mega flops, ou 5.99 Tflops.

O que refutamos isso sim são as seguintes referências:

1 – 6 Tflops é apenas um número de referência dado pela Microsoft. Pode ser exacto ou não! E no caso de não o ser podemos ter um número próximo, para cima ou… para baixo.

2 – A RX 480 corre a 1266 Mhz, o que lhe oferece 5,8 Tflops de performance. Para todos os efeitos, estamos perante um GPU de 6 Tflops. A diferença entre esse GPU e um efectivo a 6 Tflops seria extremamente reduzida uma vez que se destinam a consolas que se vão limitar a subir resoluções.

Se 6 Tflops estamos perante um valor ideal para se levar os jogos Xbox One de 1080p para 4K (4x mais resolução, a realidade é que 6 Tflops tambem corresponde a 4,5x a performance gráfica do GPU da ONE. E isso quer dizer que mesmo os jogos 900p da One poderiam passar a 4K na Scorpio.

Caso a Scorpio fosse apenas 5.8 Tflops, o ganho seria de 4,42x, ou seja, igualmente perfeitamente capaz de fazer o mesmo!

Já a Neo, 5.8 Tflops ou 6 Tflops… é igual! Porque estamos perante 3,15x ou 3,26x mais a performance da PS4. Resumidamente, em nenhum dos casos a consola está devidamente pensada para se levar os jogos PS4 a 4K! Para todos os efeitos, esta potência continuava apenas a garantir os 1080p 60 fps. E para isso a versão de 4.2 Tflops seria suficiente… e mais barata (se bem que o CPU Jaguar poderia ser problemático)!

Este é o primeiro caso que refutamos. A aceitação que 6 Tflops na Scorpio é um valor exacto! Porque como vemos não necessita de o ser!

O segundo caso refutado é a referência que a colocação do GPU a elevadas velocidades forçaria o CPU a mais velocidade. Porque na realidade tal não é bem assim! Primeiro porque estamos a falar de chips criados propositadamente para as marcas, e  segundo porque a relação de velocidade de relógio não é, nem nunca foi, fixa. Basta criar uma relação diferente no northbridge.

 

Publicidade

Posts Relacionados