Rumores indicam que Sony possui duas versões da Neo, e uma possui 5.5 Tflops

ps45

Um insider do Neogaf veio revelar que afinal a Sony não testou apenas uma PS Neo, mas sim duas, sendo que iria optar por qual lançar. Um dos modelos era com 4,2 Tflops, o Outro com 5.5 Tflops!

Nota a 27/06 – 16:38 : Há atualmente sérias indicações de que este rumor não terá passado de uma partida.

Um conhecido insider do Neogaf, de nome Osiris Black veio revelar novos dados sobre a PS Neo.

Segundo ele, apesar de só os rumores da consola mais fraca terem sido revelados, a Sony teria testado internamente um segundo modelo mais potente.

Assim a consola mais fraca correria um GPU Polaris com 36 CU a 911 Mhz, o que lhe ofereceria 4,19 Tflops e teria 8 núcleos Jaguar a 2.1 Mhz. Mas o modelo mais potente correria o mesmo GPU a 1200 Mhz, contando assim com 5.52 Tflops e um CPU com 8 núcleos ZEN.

Esta consola mais potente não foi criada agora como reacção à Scorpio, mas sempre existiu, estando porém em análise pelo facto que a escolha da consola altera preços e eventuais datas de lançamento.

A questão é que a Sony não pretende voltar a lançar uma consola a 600 euros, e este modelo mais potente, a ser lançado agora, teria de sair a 599 euros. Já o modelo menos potente poderia sair a 399 euros, o que equivaleria ao valor de lançamento da PS4.

No entanto, a apresentação da Scorpio colocou a Sony a pensar, e segundo Osisis Black, a Sony pondera agora lançar o modelo mais potente, mas reter o mesmo até perto do final do primeiro quarto de 2016, de forma a conseguir lançar a 499 euros (conforme o tweet).

Essa situação tornaria a consola mais barata, mas obrigaria a um atraso no lançamento da nova consola que com o modelo mais fraco poderia acontecer desde já! A consola mais potente, poderia ainda levar ao uso de uma fonte externa, algo inédito para a Sony.

Osiris Black refere ainda que estas especificações são finais (pelo menos foram dadas como fechadas). Ambas as consolas estariam assim prontas e só faltaria decidir qual das duas lançar, havendo porém rumores não confirmados que a hipótese do lançamento das duas também pode ser ponderada, mas Osiris não acredita nessa possibilidade.

Eis o post original no Neogaf:

Nothing Sony is doing is reactionary to what MS is doing, there have always been two options. I would also like to stand by my original claim that the Scorpio will be more powerful than the Neo. (how much more is up for debate) In case it was forgotten the very first information I had for release dates was either Holiday this year or 1st quarter next year with a pin in March. (Stating it will be out before not during that month)

Talking to Diana and Bob (Hello Bob) the biggest problem is getting the price to the originally promised numbers. Sony does NOT want to revisit a $599 price point. Bob says internally they think waiting to Q1 would be best for helping them come in at the originally promised $499 and that’s even if they decided to go for option B.

Also to people saying the specs are not final, they are final there are just two different specs. There are rumors that Sony is planning to release both machines I don’t believe this will happen as it would be confusing as shit. Bob (Hello Bob) says one will likely be scrapped (so long blue pill) when the other goes into production. Also states that the form factor and casing could require them to use an external power brick this time around due to heating concerns.

Diana has no information at all about specifications, she also does not have anything suggesting Sony will release two separate skus outside of the OG PS4 and the Neo.

Aparentemente a Microsoft precipitou-se um pouco na revelação (nunca há vantagens em ser o primeiro se não se colocar o produto logo no mercado). Estivesse calada e a Sony  podia ser que até lançasse a consola menos potente, ficando a Microsoft com o mercado em 2017. Mas com as consolas tão próximas (Sendo o objectivo de ambas levar os jogos da consola base aos 4K, ambas chegam), mas agora… as coisas poderão ficar em aberto.


Quanto às especificações serem finais… como diz o ditado, até ao lavar dos cestos é vindima, e os casos de alterações de última hora são conhecidos quer na Sony, quer na Microsoft. E já há várias vozes a aparecer a referir que a Sony está a tratar de afinar as especificações .A RX 480 é vendida a 1266 Mhz, com 5,8 Tflops. Mas em ambos os casos, use-se essa velocidade ou os 1200 Mhz, a consola apresenta performances perfeitamente capazes da passagem dos jogos para 4K.)

Fonte: Neogaf

Nota: Apesar de as palavras de Osiris Black não confirmarem qualquer realidade, há indícios internos da Sony de que as mesmas poderão ser verdadeiras.

Em uma entrevista dada ao website francês JeuxVideo, o CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, foi questionado como é que a Sony lidaria com uma diferença de 2 Tflops face à Scorpio da Microsoft. A resposta de Ryan foi que os factos em que o jornalista se baseava eram apenas rumores bastante especulativos em natureza e que as pessoas só deverão falar quando as especificações finais das duas consolas forem anunciadas.

O jornalista insiste um pouco mais, e questiona: “Mas e se for verdade”, o que leva a uma reacção de Jim Ryan bastante curiosa pois este desata pura e simplesmente às gargalhadas.

Cliquem sobre a imagem de baixo para iniciar o video da entrevista em causa.


Nota 2: (acréscimo de última hora) Num artigo da Eurogamer é referido que a possibilidade de um GPU com a tecnologia Polaris atingir os 6 Tflops exactos obrigaria a uma velocidade de 1302 Mhz.

E efectivamente não refutamos esse cálculo! 1302Mhz*2 operações por ciclo*36 Compute Units (CU)*64 pipelines por CU=5999616 Mega flops, ou 5.99 Tflops.

O que refutamos isso sim são as seguintes referências:

1 – 6 Tflops é apenas um número de referência dado pela Microsoft. Pode ser exacto ou não! E no caso de não o ser podemos ter um número próximo, para cima ou… para baixo.

2 – A RX 480 corre a 1266 Mhz, o que lhe oferece 5,8 Tflops de performance. Para todos os efeitos, estamos perante um GPU de 6 Tflops. A diferença entre esse GPU e um efectivo a 6 Tflops seria extremamente reduzida uma vez que se destinam a consolas que se vão limitar a subir resoluções.

Se 6 Tflops estamos perante um valor ideal para se levar os jogos Xbox One de 1080p para 4K (4x mais resolução, a realidade é que 6 Tflops tambem corresponde a 4,5x a performance gráfica do GPU da ONE. E isso quer dizer que mesmo os jogos 900p da One poderiam passar a 4K na Scorpio.

Caso a Scorpio fosse apenas 5.8 Tflops, o ganho seria de 4,42x, ou seja, igualmente perfeitamente capaz de fazer o mesmo!

Já a Neo, 5.8 Tflops ou 6 Tflops… é igual! Porque estamos perante 3,15x ou 3,26x mais a performance da PS4. Resumidamente, em nenhum dos casos a consola está devidamente pensada para se levar os jogos PS4 a 4K! Para todos os efeitos, esta potência continuava apenas a garantir os 1080p 60 fps. E para isso a versão de 4.2 Tflops seria suficiente… e mais barata (se bem que o CPU Jaguar poderia ser problemático)!

Este é o primeiro caso que refutamos. A aceitação que 6 Tflops na Scorpio é um valor exacto! Porque como vemos não necessita de o ser!

O segundo caso refutado é a referência que a colocação do GPU a elevadas velocidades forçaria o CPU a mais velocidade. Porque na realidade tal não é bem assim! Primeiro porque estamos a falar de chips criados propositadamente para as marcas, e  segundo porque a relação de velocidade de relógio não é, nem nunca foi, fixa. Basta criar uma relação diferente no northbridge.

 

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (31)

  1. Realmente está uma novela essa história. Seria legal mesmo se a Sony cancelasse o Neo e prosseguisse com o desenvolvimento do PS5 pra 2018. Aí sim ia ficar bacana. (Sonhar não custa né?!) 😉

    • Também penso desta forma, ela já detem a liderança com mais do dobro do concorrente direto, não precisa disso, deixa ai o PS4 vendendo até 2018, em 2017 quando o Scorpio for lançado o PS4 já estarária no fim de vida e vendido talvez uns 80 milhões de unidades e em 2017 anuncia o PS5 pra lançar em 2018, pronto.

  2. esta guerra de potências só pode ser boa para nós consumidores, mais potência com um preço que terá que ser concorrencial, a Nitendo fugiu a esta guerra, mas os resultados que obteve não foram nada bons, pelo que ninguém fala da NX que pode vir a surpreender….embora me custe muito a acreditar…mas

    • Boa? Achas boa uma guerra onde te colocam consolas para compra onde em outras alturas não havia nada?
      E ainda por cima consolas que não podem usar a sua performance na criação de mega jogos 1080p, mas que tem de correr os mesmos jogos da geração anterior, só que com mais resolução?
      Dê lá por onde der, não vejo nada de interesse aqui!

    • Vai ser preciso muito paleio para me convencerem que estas consolas trazem vantagens.
      Daí que fico a aguardar por ele!

  3. Antigamente a guerra era por jogos e exclusividades, agora é essa baboseira toda de potência, virou PC mesmo, não tem mais volta.

  4. O que ocorre que deste o anuncio da MS a mídia em si não esta contente com as especificações ali falada e que a prorpia Digita F diz ter conhecimento do projeto da Sont(Rumor)
    Fans e adeptos as marcas acham, que o mercado é assim uma partida de futebol que a concorrente faz o gol no ultimo minuto.
    O Argumento que diz que “Olha a MS anunciou primeiro ai a Sony vai e lanca logo em seguida tornando a maquina dela mais forte” Isso soa como se a concorrente fosse tola em anunciar um projeto com quase dois anos de lancar e não alterar assim como supostamente a sOny anda fazer com o PS4-Neo. O que devemos esperar é que seja realmente anunciada as especificações para que todo mundo faca suas escolhas.
    Alterar projetos isso pode proceder mais ai que esta e os custo de tudo isso? Uma empresa a qual tem dinheiro e esta a jogar pesado para reverter o mercado e do outro lado outra que esta se sustentando mais não esta tao firme para gastar rios de dinheiro.

  5. Não estou mudando de lado em relação a uma resposta minha em outro artigo, mas agora lembro que quando começaram os rumores sobre o PS4K a mídia informava que a Sony estava na dúvida entre 2 APUs, ou ela colocava uma menos potente e segurava o mesmo valor do console ou ela colocava uma mais potente aumentando o valor.
    (fonte: http://www.tecmundo.com.br/ps4k/103036-ps4k-real-vazou-configuracao-preco-jogos-novo-console-sony.htm)

    Então com a premissa acima e somando uma declaração de um representante da Sony em uma entrevista(acho que foi na Eurogamer) na qual ele afirmou que exite um PS4 Neo mas que ninguém realmente conhece as especificações, quando as especificações realmente saírem é que poderão comparar(com o Scorpio), sendo assim acredito que há 2 modelos do Neo e que a Sony vai optar pelo mais potente.

    Só não me convence a ideia de fonte externa, ela optar em utilizar uma característica que era o ponto de críticas do console concorrente. Como citei no outro artigo, a não ser que o Neo seja um modelo slim, pois se continuar com as mesmas dimensões dá para colocar a fonte interna, visto que as placas do PS4 ficaram menores.

    • Não usas as mesmas placas da PS4. Usas umas novas!

      • Sim sei que são novas, mas iriam aproveitar uma boa parte da arquitetura e componentes do PS4 normal, podendo sair com placas da mesma dimensão ou inferiores.

        • Não sei porque! O GPU é diferente, o CPU é diferente, as memórias são diferentes, e se o CPU for o mesmo, pela maior velocidade, as relações no northbridge são diferentes.
          Basicamente mudam coisas a mais para se poder dizer que se re-aproveita algo. O disco deve mudar tambem e o leitor de BD passa a 4K.
          Fica pouco do original!

  6. Geração Tflops :V

  7. O Insider revelou que o rumor é uma brincadeira.

    https://twitter.com/isaparrot

    O Misterxmedia fez escola e os “insiders” que trazem noticias de playstation foram pela mesma linha.
    Voltamos a 2013, após as especificações do Xbox One serem reveladas saiu um monte de rumores sobre a Microsoft ter um plano B, C, D, GPU escondido e etc…

    • Rumores são rumores… Quando a fonte tm historial credível, há que a referir, mas indicando sempre que é rumor.
      Neste momento, caso tenha efetivamente sido uma brincadeira, esta fonte morre como credível! Não há segundas oportunidades.
      Como eu refiro em cima no artigo, dada a performance da PS4, 6 Tflops na Sony não chegam para 4K. E para acabarmos com os uma consola que se limita a dar 1080p 60 fps, os 4.2 chegam perfeitamente.
      Seja como for, isto é bem diferente do MisterXmedia. Aqui não temos o hardware revelado, no caso do MisterXmedia tínhamos, e o que ele fazia era dizer que o que lá estava era tecnologia ultra secreta e muito mais poderosa.

      • 6Tflops também não servem para levar jogos a 900p do Xbox One para 4K, assim como menos de 2.5Tflops não pareciam o suficiente para 1080p segundo a Epic. As vezes, com o GCN 4, 4.2 Tflops já bastam para 4K em um console otimizado para isso. Certamente a eficiência do GCN 4 aumentou em relação ao GCN 2 para fazermos a comparação direta. A Radeon 7770 que tem potencia muito similar a Xbox One não é nem comparável ao Xbox em termos de performances.

        • Teoricamente 6 Tflops levam de 900p a 4K. Basta fazer contas.
          Quanto ao que a Época dizia depende da qualidade do que está no ecrã. Se a qualidade mantiver precisas de mais 40%, para passar de 900p para 1080p, e precisas de mais 400% para ir dos 1080 aos 4K. Isto faz 4.4 x mais. A Scorpio é 4.6x mais.
          Eu já fiz estas contas num artigo! Leste?
          Estes são valores máximos, mas optimizações internas podem permitir fazer isso com menos.

          • Na minha matemática seguindo a conta utilizada pela Epic para calcular a perfomance da Demo Samaritan, precisa-se de aproximadamente 7.5 Tflops para passar tanto Xbox One em 900p para 4K, quanto PS4 em 1080p para 4K.
            E eu disse isso pois essa geração mostrou que na maior parte dos casos Xbox one em 900p é igual a PS4 em 1080p.
            Em uma conta simples, 900p 30fps esganando o Xbox One ao máximo seria algo semelhante a 30.000 operações por segundo da GPU por pixel, equivale a 1.29 Tflops.
            Passar isso para 4K gastaria 7.46 Tflops.
            Da mesma forma, a mesma situação em 1080p gastaria 1.86 Tflops, ou seja, já extrapola a capacidade do PS4.
            Se lembra de quando uma das fontes anônimas da Eurogamer disse na investigação sobre o AF que executar jogos em 900p dava uma pequena folga ao Xbox One sobre o PS4 rodando o mesmo em 1080p?
            A matemática mostra que essa resposta tem lógica, apesar do povo achar que é intriga de caixista…
            Voltando, passar os dois consoles para 4K com conforto exigiria no mínimo 8 Tflops de GPU.
            O seu calculo sobre a performance tem uma lógica, mas ele é falho, apenas toma uma perspectiva como absoluta mas não analisa os números friamente.

          • Deixa ver se percebo o que dizes. Dizes, e vou assumir como ok, que a demo Samaritan ocupa 1,29 Tflops da One a 900p.
            Não vou discutir isto, apesar de não saber como chegaste aqui, mas para o caso vou aceitar.
            1,29 Tflops = 1 290 000 000 000 operações em virgula flutuante por segundo.
            A 900p, ou 1600*900, temos 1,440,000 pixels.
            A 30 fps, temos este número multiplicado por 30, ou seja 43,200,000 pixels por segundo!
            Dividindo o número de operações pelo número de pixels temos 29 861, 11 operações por pixel/ segundo.
            Os tais 30 mil arredondados que referes. Ok!
            A 4K, ou 3840*2160 temos 8,294,400 pixels, o que a 30 fps daria 248,832,000 pixels processados.
            Multiplicando pelos 29 861, 11 isto daria:
            7.430 Tflops.
            Acho que percebi a lógica do que dizes!
            Só que aí pecas por uma coisa. É que estás a atribuir todo o processamento a pixels… e isso não corresponde à verdade. Há partes da cena que são calculadas e cujo custo do cálculo é independente da resolução. Um dos exemplos é a geometria. Tens os pixels shaders e os vertex shaders, e na cena em causa não estás a alterar a geometria pelo que o cálculo dos vertex shaders não se altera com a alteração de resolução! Apenas os pixel shaders calculam alguma coisa.
            Por isso é que o meu cálculo faz o que faz, pois ele admite que o que estás a ter nas duas consolas é exactamente o mesmo, e só muda o processamento dos pixels. Daí que multiplico o valor por quatro pois tens 4 vezes mais resolução.
            Agora admito que o meu cálculo tambem tem erro… mas por excesso. Uma vez que multiplico por quatro o processamento total e na realidade muitas coisas ficam idênticas, como é o caso da geometria.
            A geometria acaba por ter um peso enorme pois muitos dos efeitos de luz, uma das coisas com mais peso no cálculo global, são calculados por vértice, e eles ao serem mantidos, basicamente estás a poupar muita performance.
            Os 4.2 Tflops da Sony podem por isso não ser uma idiotice, mas são apertados. Já os 6 da Microsoft, pelo tipo de contas que eu fiz e que a Microsoft tambem fez, é o valor mais certinho que podemos obter, apesar do erro para mais, para passar a One para 4K.
            Ah sim, e mesmo os pixels shaders podem poupar trabalho se não fizerem uma passagem 1 para 1, mas usarem aproximições. Isso quer dizer que se interpolares parte dos valores na passagem, consegues os 4K com muito menos performance e resultados em tudo semelhantes.

            Quanto a esta frase que referes. “Se lembra de quando uma das fontes anônimas da Eurogamer disse na investigação sobre o AF que executar jogos em 900p dava uma pequena folga ao Xbox One sobre o PS4 rodando o mesmo em 1080p?”

            Sim, lembro. E a folga é clara… Porque a diferença de resolução é 44% (1920*1080/(1600*900). E a diferença teórica dos GPUs é de 40,45% (1,84/1,31). Ou seja, a One ganha pelo menos cerca de 3,5% de vantagem com essa descida.

  8. De qualquer forma eu acredito que haverá um Overclock no Neo para diminuir a vantagem do Scorpio, algo em torno de 1050MHz, comum em placas AMD atuais que levaria a máquina para a faixa entre 4.5 – 4.9 Tflops.
    Porém, eu acredito que a Microsoft tem uma folga no projeto do Scorpio para aumentar a potência se necessário e penso que ser mais potente é crucial para o Marketing que eles planejam. Segundo rumores, A GPU do Scorpio tem 56 CUs e por enquanto roda apenas à 850MHz, resultando em 6.09Tflops.
    Seja o que for que fizerem no GPU de 36 Cus do Neo, o Scorpio precisaria de pouco para voltar a colocar uma significativa vantagem.
    Por exemplo, se eles podem colocar a GPU do Neo em um clock de 1200MHz para atingir 5.5 Tflops, o Scorpio precisaria apenas de 1000MHz para ir até 7.1 Tflops e continuar com uma significativa vantagem.
    A Microsoft já mostrou que nunca viram como um problema ter uma fonte externa, a vida toda do 360 foi assim e vendeu 85 milhoes de unidades.
    Agora eu penso que é melhor não tentarem se esforçar na guerra por Tflops. O PS4 de 4 Tflops otimizado certamente fará igual ou até melhor que um PC de 5 ou 6 Tflops. Idem para o Scorpio, que provavelmente vai tirar andar junto de PCs de 8 Tflops, até por que hoje todos os jogos do UWP que o Xbox One roda tranquilo tem PCs de 3 Tflops que patinam.

  9. Eu queria que esse rumor fosse verdade e que os 2 consoles tivessem a mesma potencia assim os jogadores se preocupariam cada vez menos com a digital foundry e cada vez mais com os jogos.

    • Sabes que lá por colocar as notícias, isso não quer dizer que acredite nelas. Escrevo-as, aceito-as e até as desenvolvo. Mas coloco questões.
      É impossível a Sony fazer com uma Polaris (a Scorpio deve ser Vega), uma consola de 6 Tflops? Não, não é! Mas isso levaria a uma consola algo diferente. Uma consola que em vez de conservadora nas velocidades seria um PC overcloked. É algo pouco provável pois o que torna as consolas acessível é o facto de ao serem conservadoras nas velocidades garantirem uma boa percentagem de componentes sem problemas. Passa isso para os máximos ou passa os máximos e o que tens é uma grande quantidade de hardware com defeito.

  10. Mário , em 2013 o xbox one para se produzir sem o kinect custava cerca de 371 dólares , sendo otimista , como o scorpio vai ter uma gpu 4,5x mais poderosa , processador zen e ESPECULADO 12 gb de ram , então vamos botar que ele custe 200 dólares a mais.

    371+200= 571

    O scorpio muito provavelmente vai custar 599.

    Mas . . . esse preço do xbox one custar 371 é de 2013, então agora o custo de produção deve ter diminuido pra uns 271 mas mesmo assim o scorpio ainda vai ser muito caro porque muito certamente os custos dos componentes deve ser uns 200~300 mais caro que o do xbox one

  11. João Magalhães 28 de Junho de 2016 @ 0:20

    A questão da Sony é que a janela de lançamento do PSNeo se parece diferente do Scorpion.e a proposta é uma versão turbinada do console atual.

    Com certeza o Console que vir depois vai ser mais poderoso.mas o que vier antes tem a vantagem preço,talvez a vantagem de base instalada de 1 ano,e podendo se dar ao luxo de baixar seu preço quando o concorrente chegar.

    Acho que a Guerra de especificações não vai ser bom para nenhuma das duas e muito menos para o público…é fácil o consumidor entender qualquer umas das duas estratégias.um virá antes com uma determinada especificação e outro depois mais caro e poderoso.O custo está relacionada diretamente ao “tempo” de lançamento.

    Eu só espero que essas máquinas tivessem o foco principal no 60fps.agora seria a hora de fazer isso,em vez de sobrecarregar o HW com o 4K.

    • Pois é, acredito que seria melhor usar todas essas potências para nos dar um jogo a 1080p com extrema riqueza de detalhes e um fps 60+, agora a idéia é colocar 4k a 30 fps pelo jeito. Iremos continuar quase na mesma. Prefiro 1080p no ultra a 60 fps sem quedas, do que 4k medium 30 fps esgoelando pra não cair abaixo dos 25 fps. As vezes isso tudo parece uma piada. Lembrando que não é todo mundo que irá comprar TV 4k num curto espaço de tempo.

    • Eu tambem me interessa mais os 60 fps do que os 4K.

      • Luciano S. Carvalho 28 de Junho de 2016 @ 9:37

        Já cansei de falar isso, eu também prefiro 1080p com 60 fps lisos extremamente ricos em detalhes com direito ao mais incríveis efeitos possíveis permitidos por todo esse poder. Mas só que não, vão continuar fazendo jogos com visual sem graça e antiquado a 4K.
        Concordo com você Zidane, parece mesmo piada, só que de muito mau gosto. Seria quase como usar uma bazuca para matar um mosquito, um tremendo desperdício de poder.

        • Esse é um dos motivos porque sou contra isto. Porque nos estão a mentir. No fundo as coisas vão acabar por se subverter. A promessa começa com os 4K, mas depois vais ser 1080p 60fps, e depois vai ser mais qualidade e efeitos.
          No fundo as novas consolas vão esganar as antigas, e a promessa de compatibilidade vai ser uma treta. Isto é um re-inventar de algo que já existe no PC, e que todos sabemos como funciona.

    • Nenhuma das duas empresas podem se dar ao luxo de fabricar consoles assim, como disse nao é uma partida de futebol que a concorrente ma rca um gol no final do segundo tempo.

      • Assim como Janaina?
        Antigamente uma consola era algo que demorava a criar. Mas atualmente… é um PC. Em meia dúzia de meses podes ter algo pronto. E isso só não acontece com a Scorpio porque vai usar um GPU que ainda não existe.
        Para além do mais, o rumor, que aparenta ser falso, refere a existência de protótipos. E podia haver 2 diferentes. Nada de anormal nisso.

        Mas como dizem vários devs, a potência deveria ser usada para melhores jogos a 1080p, não para 4K. Eu prefero ter jogos 1080p 60 fps ou mesmo 30 fps, mas com elevada qualidade do que jogos 4K.

        • Digo assim criar um console agora 2017 e 2019 fabricar outro, isso é loucura com o consumidor, projetos existem mais isso leva muito dinheiro, qual empresa quer gastar tanto com projetos que nao deve durar por muito tempo.

Os comentarios estao fechados.