Rumores sobre a NX prometem uma consola potente e com grande facilidade de correr jogos de outras plataformas

Os dados que se seguem partem de uma fonte com algum historial de certezas. No entanto, não passam de rumores pelo que não devem ser encarados como possíveis realidades.

A fonte para estes  dados dá pelo nickname de Geno e é conhecido por ter prestado um conjunto de informações sobre quer sobre produtos da Nintendo, bem como da Sony e da Microsoft que se vieram a revelar como verdadeiros.

Apesar de tal, isso não transforma os rumores que se seguem em verdades, até porque, como verão no final, as informações em causa levantam-nos algumas questões bastante pertinentes. Mas vamos ver o que este senhor deu a conhecer, referindo de seguida as probabilidades que damos de o rumor poder ser verdadeiro.

O que este senhor refere é o seguinte:

1 –  A consola traz consido um aparelho amovível que permite ligações HDMI wireless quando ligada a uma porta HDMI nas traseiras de qualquer ecrã. Basicamente a técnica é baseada no Streaming usado pela WiiU, Xbox One e PS4.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Probabilidade de ser verdade – Alta – Este é um tipo de tecnologia que teve grandes avanços recentes, sendo usado pela Sony e Xbox, bem como por muitos smartphones para espelhamento do seu ecrã em ecrãs de TV. A tecnologia teria porém de ser bastante superior uma vez que apesar de se conseguir bons bitrates (baixa compressão de imagem), elevados fotogramas, elevada resolução, e baixa latência, teríamos de melhorar o que actualmente existe. No entanto dado que esta tecnologia é proprietária e provavelmente comunicará num canal próprio usando um tipo de comunicação superior ao usado pelo Wi-Fi, consideramos o rumos como bastante provável.

2 – Alegadamente os controlos analógicos serão capazes de responder com impulsos de força aos comandos. Por exemplo, se movermos a personagem contra uma parede, os comandos farão força para voltarem à posição neutra uma vez que estamos a chocar contra a mesma. Isto tambem pode ser usado para simular o coice de uma arma, o receber de um golpe e as movimentações sobre terreno irregular.

Probabilidade de ser verdade – Alta – Esta situação é apenas uma evolução natural do Rumble e que já poderia existir à mais tempo. Não há qualquer impedimento técnico para a mesma.

3 – A consola pode literalmente sincronizar por bluetooth com tudo, especialmente com smartphones e tablets, possuindo uma caracteristica onde pode atender chamadas e enviar as mensagens de texto pata o ecrã onde estamos a jogar de forma a não termos de parar para pegar no aparelho.

Probabilidade de ser verdade – Alta – Mais uma vez uma revolução, mas perfeitamente possível, e certamente muito bem pensada. Afinal as conexões BT, as chamadas e os SMS seguem protocolos bem definidos, independentes do OS em que correm.

4 – A coisa mais aproximada em termos de potência será a Xbox One, com um conceito de WiiUx50 e PS Vitax100. A Chave é que toda a tecnologia correrá num layout de hardware igual ao da PS4 da Xbox One, o que combinado com as capacidades extremamente elevadas dos sistema oprativo para emulação e o seu compilador garante que qualquer jogo que corra numa Playstation 4 ou Xbox One possa correr facilmente na NX dado a necessidade de quase zero modificações ao código original, especialmente se o jogo corre num sistema operativo Android ou no Unreal Engine 4. Esta é supostamente a explicação pela qual a Nintendo entregou os dev kits tão tarde pois como um criador Third Party referiu “É o aparelho mais fácil para o qual desenvolvemos. Pega-se no código, compila-se, e funciona”.

Probabilidade de ser verdade – Muito Baixa – Não sabemos por isso que veracidade poderá ter este ponto, mas a coisa tal como é referida é pouco lógica e coerente. Isto teria de ser explicado!

E isso porque existem várias coisas estranhas aqui… Ter uma consola portátil 100x mais rápida que a Vita??? E uma de mesa 50x mais rápida que a WiiU? E no entanto a comparação é a Xbox One onde fica perante estes valoers?

Publicidade
Aproveite o código de descontos PCManias
Casetips

Retomando o nosso artigo

Estaríamos a falar de uma portátil com pelo menos 5 Tflops e uma consola de secretária de mais de 17? Ora isto não só é completamente impossível, como me questiono como se compara com a Xbox One?

Depois um hardware layout semelhante ao da PS4 e da Xbox One? Aqui até poderá haver algum veracidade. Vamos ver:

Publicidade
Aproveite o código de descontos PCManias
Casetips

Retomando o nosso artigo

A imagem de cima mostra o GPU de um Carrizo a 400 Mhz, e deitando 410 Gflops. Ora se a arquitectura Polaris trouxer uma eficiencia 2.5x superior, tal como a AMD promete, para o mesmo consumo, com o mesmo TDP a performance poderia ser 2,5x superior e situar-se perto da One. Por exemplo, 16 CU a 500 MHZ daria 1024 Gflops, o que aproximaria a performance para 75% da Xbox One.

Com uma bateria de grandes dimensões, esta consola poderia efetivamente ter uma boa performance.

Mas para se aproximar da Xbox a performance não é tudo. Que API usa a Nintendo que esteja ao nível do DirectX 12 e do GNM? Esta é a grande dúvida pois a Nintendo até hoje sempre usou o Open GL. Dado que a Nintendo se juntou ao Khronos Group, será que a sua consola trará já o Vulkan?

Pior ainda é a situação de alterações quase nulas ao código original pois esta parece-me, sem maiores explicações, a parte mais utópica de todas. Mesmo com motores genéricos como o Unreal engine, este encontra-se extremamente alterado para as versões consolas de forma a se ajustar à realidade dos APIs das mesmas. E essas customizações e chamadas directas ao hardware que são específicas não podem ser realizadas sem alterações. Não basta recompilar!

A situação com o Android é mais aceitável. O API da Android é de alto nível e como tal, devido às camadas de abstração, as chamadas directas às caracteristicas do hardware não existem, e uma recompilação até pode funcionar sem problemas, mas com os APIs de baixo nível que controlam directamente o hardware… a coisa pia mais fino, especialmente se o API se colar directamente no metal!

No entanto esta não é a primeira vez que se fala desta possibilidade de a NX poder correr jogos das outras consolas, pelo que apenas por esse facto não damos a hipótese como nula. Mas se tal acontecer terá de ser muito bem explicado pois isto implicaria novas tecnologias/técnicas das quais não ouvimos falar até hoje!

5 – Olhem para o Pokemon GO para terem uma ideia do tipo de interacção social que a NX e que levarão o multi-jogador, realidade aumentada e o Street pass a um novo nível.

Probabilidade de ser verdade – Quase factual

6 – As verdadeiras  forças do aparelho são usabilidade e a facilidade de uso . Varios criadores descreveram-me que visualmente a nível de funcionalidades é como se a Samsung e Nintendo 2DS tivessem um bebé, que parece amigável, mas muito diferente daquilo que as pessoas visualizariam para um aparelho Nintendo. O sistema operativo é Nintendo OS e é muito poderoso com muitas das caracteristicas dos sistemas operativos modernos moveis modernos e que a Nintendo está a ser muito cautelosa a mostra-lo com receio que possa ser confundido com o Android. Possui igualmente funções de rede poderosas ao poder ligar-se a vários aparelhos e serviços permitindo um eco sistema muito competente e criado para evoluir constantemente na vida dos consumidores.

Probabilidade de ser verdade – Alta

A consola aparenta ser revolucionária, mas a parte da emulação e performance deixa muito por explicar e com mais questões do que respostas, e como tal aparenta ser pouco coerente.

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (3)

  1. Na verdade o console não será mais poderoso que o ps4,ele será um pouco mais potente que o xone, eh isso que os rumores falam

    • O artigo não refere que será mais potente que a PS4. Aliás nem sequer refere que será mais potente que a Xbox One.
      O que o rumor refere é que a comparação mais próxima é a Xbox One, não diz se será mais potente ou menos. E nisso tive o cuidado de na notícia reproduzir fielmente as palavras usadas!

  2. Muito pouco provável o Nintendo NX ser lançado em 2016. Qual é o tempo médio para se desenvolver um jogo? Acho que uns 2 anos pelo menos. Se esse console estivesse próximo do lançamento, já teria vazado as especificações mesmo com os acordos de não divulgação. Ou será que o NX só vai ter jogos da Nintendo no lançamento?

Os comentarios estao fechados.