Rumores sobre a NX prometem uma consola potente e com grande facilidade de correr jogos de outras plataformas

Nintendo-NX

Os dados que se seguem partem de uma fonte com algum historial de certezas. No entanto, não passam de rumores pelo que não devem ser encarados como possíveis realidades.

A fonte para estes  dados dá pelo nickname de Geno e é conhecido por ter prestado um conjunto de informações sobre quer sobre produtos da Nintendo, bem como da Sony e da Microsoft que se vieram a revelar como verdadeiros.

Apesar de tal, isso não transforma os rumores que se seguem em verdades, até porque, como verão no final, as informações em causa levantam-nos algumas questões bastante pertinentes. Mas vamos ver o que este senhor deu a conhecer, referindo de seguida as probabilidades que damos de o rumor poder ser verdadeiro.

O que este senhor refere é o seguinte:

1 –  A consola traz consido um aparelho amovível que permite ligações HDMI wireless quando ligada a uma porta HDMI nas traseiras de qualquer ecrã. Basicamente a técnica é baseada no Streaming usado pela WiiU, Xbox One e PS4.

Probabilidade de ser verdade – Alta – Este é um tipo de tecnologia que teve grandes avanços recentes, sendo usado pela Sony e Xbox, bem como por muitos smartphones para espelhamento do seu ecrã em ecrãs de TV. A tecnologia teria porém de ser bastante superior uma vez que apesar de se conseguir bons bitrates (baixa compressão de imagem), elevados fotogramas, elevada resolução, e baixa latência, teríamos de melhorar o que actualmente existe. No entanto dado que esta tecnologia é proprietária e provavelmente comunicará num canal próprio usando um tipo de comunicação superior ao usado pelo Wi-Fi, consideramos o rumos como bastante provável.

2 – Alegadamente os controlos analógicos serão capazes de responder com impulsos de força aos comandos. Por exemplo, se movermos a personagem contra uma parede, os comandos farão força para voltarem à posição neutra uma vez que estamos a chocar contra a mesma. Isto tambem pode ser usado para simular o coice de uma arma, o receber de um golpe e as movimentações sobre terreno irregular.

Probabilidade de ser verdade – Alta – Esta situação é apenas uma evolução natural do Rumble e que já poderia existir à mais tempo. Não há qualquer impedimento técnico para a mesma.

3 – A consola pode literalmente sincronizar por bluetooth com tudo, especialmente com smartphones e tablets, possuindo uma caracteristica onde pode atender chamadas e enviar as mensagens de texto pata o ecrã onde estamos a jogar de forma a não termos de parar para pegar no aparelho.

Probabilidade de ser verdade – Alta – Mais uma vez uma revolução, mas perfeitamente possível, e certamente muito bem pensada. Afinal as conexões BT, as chamadas e os SMS seguem protocolos bem definidos, independentes do OS em que correm.

4 – A coisa mais aproximada em termos de potência será a Xbox One, com um conceito de WiiUx50 e PS Vitax100. A Chave é que toda a tecnologia correrá num layout de hardware igual ao da PS4 da Xbox One, o que combinado com as capacidades extremamente elevadas dos sistema oprativo para emulação e o seu compilador garante que qualquer jogo que corra numa Playstation 4 ou Xbox One possa correr facilmente na NX dado a necessidade de quase zero modificações ao código original, especialmente se o jogo corre num sistema operativo Android ou no Unreal Engine 4. Esta é supostamente a explicação pela qual a Nintendo entregou os dev kits tão tarde pois como um criador Third Party referiu “É o aparelho mais fácil para o qual desenvolvemos. Pega-se no código, compila-se, e funciona”.

Probabilidade de ser verdade – Muito Baixa – Não sabemos por isso que veracidade poderá ter este ponto, mas a coisa tal como é referida é pouco lógica e coerente. Isto teria de ser explicado!

E isso porque existem várias coisas estranhas aqui… Ter uma consola portátil 100x mais rápida que a Vita??? E uma de mesa 50x mais rápida que a WiiU? E no entanto a comparação é a Xbox One onde fica perante estes valoers?


Estaríamos a falar de uma portátil com pelo menos 5 Tflops e uma consola de secretária de mais de 17? Ora isto não só é completamente impossível, como me questiono como se compara com a Xbox One?

Depois um hardware layout semelhante ao da PS4 e da Xbox One? Aqui até poderá haver algum veracidade. Vamos ver:

A imagem de cima mostra o GPU de um Carrizo a 400 Mhz, e deitando 410 Gflops. Ora se a arquitectura Polaris trouxer uma eficiencia 2.5x superior, tal como a AMD promete, para o mesmo consumo, com o mesmo TDP a performance poderia ser 2,5x superior e situar-se perto da One. Por exemplo, 16 CU a 500 MHZ daria 1024 Gflops, o que aproximaria a performance para 75% da Xbox One.

Com uma bateria de grandes dimensões, esta consola poderia efetivamente ter uma boa performance.

Mas para se aproximar da Xbox a performance não é tudo. Que API usa a Nintendo que esteja ao nível do DirectX 12 e do GNM? Esta é a grande dúvida pois a Nintendo até hoje sempre usou o Open GL. Dado que a Nintendo se juntou ao Khronos Group, será que a sua consola trará já o Vulkan?

Pior ainda é a situação de alterações quase nulas ao código original pois esta parece-me, sem maiores explicações, a parte mais utópica de todas. Mesmo com motores genéricos como o Unreal engine, este encontra-se extremamente alterado para as versões consolas de forma a se ajustar à realidade dos APIs das mesmas. E essas customizações e chamadas directas ao hardware que são específicas não podem ser realizadas sem alterações. Não basta recompilar!

A situação com o Android é mais aceitável. O API da Android é de alto nível e como tal, devido às camadas de abstração, as chamadas directas às caracteristicas do hardware não existem, e uma recompilação até pode funcionar sem problemas, mas com os APIs de baixo nível que controlam directamente o hardware… a coisa pia mais fino, especialmente se o API se colar directamente no metal!

No entanto esta não é a primeira vez que se fala desta possibilidade de a NX poder correr jogos das outras consolas, pelo que apenas por esse facto não damos a hipótese como nula. Mas se tal acontecer terá de ser muito bem explicado pois isto implicaria novas tecnologias/técnicas das quais não ouvimos falar até hoje!

5 – Olhem para o Pokemon GO para terem uma ideia do tipo de interacção social que a NX e que levarão o multi-jogador, realidade aumentada e o Street pass a um novo nível.

Probabilidade de ser verdade – Quase factual

6 – As verdadeiras  forças do aparelho são usabilidade e a facilidade de uso . Varios criadores descreveram-me que visualmente a nível de funcionalidades é como se a Samsung e Nintendo 2DS tivessem um bebé, que parece amigável, mas muito diferente daquilo que as pessoas visualizariam para um aparelho Nintendo. O sistema operativo é Nintendo OS e é muito poderoso com muitas das caracteristicas dos sistemas operativos modernos moveis modernos e que a Nintendo está a ser muito cautelosa a mostra-lo com receio que possa ser confundido com o Android. Possui igualmente funções de rede poderosas ao poder ligar-se a vários aparelhos e serviços permitindo um eco sistema muito competente e criado para evoluir constantemente na vida dos consumidores.


Probabilidade de ser verdade – Alta

A consola aparenta ser revolucionária, mas a parte da emulação e performance deixa muito por explicar e com mais questões do que respostas, e como tal aparenta ser pouco coerente.

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (3)

  1. Na verdade o console não será mais poderoso que o ps4,ele será um pouco mais potente que o xone, eh isso que os rumores falam

    • O artigo não refere que será mais potente que a PS4. Aliás nem sequer refere que será mais potente que a Xbox One.
      O que o rumor refere é que a comparação mais próxima é a Xbox One, não diz se será mais potente ou menos. E nisso tive o cuidado de na notícia reproduzir fielmente as palavras usadas!

  2. Muito pouco provável o Nintendo NX ser lançado em 2016. Qual é o tempo médio para se desenvolver um jogo? Acho que uns 2 anos pelo menos. Se esse console estivesse próximo do lançamento, já teria vazado as especificações mesmo com os acordos de não divulgação. Ou será que o NX só vai ter jogos da Nintendo no lançamento?

Os comentarios estao fechados.