RX-RII da Sony é uma câmara compara com 42.4 Mpixels

Sony RX1-RII

Ahh… os megapixels… Uma palavra que mais do que nunca aparece associada ao Marketing. Mas neste caso a situação é diferente e a qualidade da câmara é inquestionável.

Desde à algum tempo que o termo Megapixels entrou no vocabulário do Marketing como uma palavra a usar para se vender máquinas fotográficas.

Ora Megapixels nunca significou, e nem significa qualidade de imagem. Aliás basta vermos os produtos chineses para percebermos que Megapixels é coisa que não falta por lá. Mas quando tiramos as fotos… o resultado é… o que é!

A realidade é que Megapixels não definem e nunca definiram qualidade e imagem. O que define isso sim é a qualidade da lente e sensibilidade do sensor CMOS à luminosidade. Naturalmente ter maior capacidade de percepção de pontos no CMOS é igualmente um fator importante, mas só e apenas se acompanhado pela qualidade nos outros dois pontos. Mas curiosamente esses dados nunca são fornecidos com uma câmara, onde apenas os Megapixels aparecem indicados para vender… e quanto mais… melhor!

Mas neste caso não estamos perante um logro. A Sony é atualmente líder no mercado dos CMOS e das lentes é aliás a empresa preferida por todas as marcas de smartphones de topo, incluindo a Samsung e a Apple. Diga-se que no que toca à fotografia digital, mesmo marcas como a Nikon, Olympus, Pentax e outros usam sensores da Sony em alguns dos seus modelos pois apesar de produzirem os seus próprios sensores reconhecem a Sony como líder no segmento.

Agora a Sony lança a sua nova câmara compacta, a RX1-RII. Um modelo de alta qualidade, como um preço igualmente alto.

Mas o mais impressionante é aresolução do sensor: 42.4 megapixels num sensor retro-iluminado, tal e qual como a topo de gama da Sony, a A7R Mark II. A diferença é que está e uma câmara compacta e como tal muito mais pequena.

Mas os Megapixels não seriam nada sem um CMOS de alta sensibilidade à luz. A RX1-RII suporta um nível de iso entre o ISO 100-25600, (expansível a ISO 50-102400) com uma captura de imagem crua (raw) de 14 bits. A nível de lente temos uma Zeiss Sonnar T* 35mm f2. A detecção de fase do plano de focagem é de 299 o que cobre 45% da área de imagem.

A Câmara apresente ainda um ecrã OLED.

O seu preço será de $3,300.

Publicidade

Posts Relacionados