Samsung apresentou o seu Exynos 9820

Será um dos processadores que equiparão o Galaxy S10, e traz grandes novidades.

Como sempre o futuro telefone da Samsung, o Galaxy S10, deverá aparecer em duas versões, uma com o novo Qualcomm 8150 e outra com um Soc Exynos 9820 da Samsung!

Apesar de o 8150 ainda não ter sido revelado, a Samsung revelou o seu Exynos 9820. E quais as novidades?

Para além da correcção de erros de eficiência que existiram no 9810, este chip abandona o formato de 4+4 núcleos, apostando num sistema 2+2+4, tal como outros fabricantes fazem!

O formato 4+4 apresentava 4 núcleos de alta performance e 4 de menor consumo, ao passo que o actual divide a situação em 2+2, sendo que apenas 2 deles são verdadeiramente de alto desempenho (M4), dois destinados a performances de utilização standard (A75), e quatro de baixo consumo (A55).



Segundo a Samsung, esta mudança deve-se a que a performance da anterior configuração nunca é obtida totalmente devido aos consumos excessivos, ao passo que na atual se consegue melhor eficiência. Mas a qualidade dos resultados desta alteração no capítulo da competitividade face aos processadores da Huawey e Qualcomm é ainda uma incógnita!

O GPU foi também melhorado, passando a ser o Mali G76MP12, e incluindo um NPU para aceleração de A.I e aprendizagem da máquina,  suporte para vídeo 8K a 30fps e 4K a 150fps. O chip LTE suporta download até 2Gbps e uploads até 316Mbps, existindo ainda suporte para UFS 3.0 com transferências até 2.9GB/s. Tudo isto numa litografia de 8nm LPP que deve garantir, só por si, uma quebra de 10% nos consumos.

Para valores de performance, especialmente face aos restantes SOCs do mercado, só aguardando pelo S10.



Posts Relacionados

13
Deixe um comentário

avatar
4 Comment threads
9 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors
AlexandreREdinhoBy-missionCarlos ZidaneMário Armão Ferreira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest
Notify of
Livio
Visitante
Livio

Comecei o dia, fui ao sítio e não vi o artigo do dia 23/11/18. Pensava que o roteiro/guião estava a ser gerado por IA!! 😛

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Wow, essa possibilidade de filmar 4K em 120 FPS será uma maravilha no futuro próximo. (Sei que diz 150, mas 120 é um standart)
A coisa mais importante pra mim num Smartphone é sem dúvida a câmera, que aproveito constantemente, mas não menos importante, processamento (inclui CPU, GPU potente e memória rápida) e hoje em dia, display de cerca de 6″.
O S9 que pude testar me deixou de boca aberta com aquela câmera maravilhosa (parece uma DSLR de dia, a noite tem que melhorar um pouco) sempre fico na expectativa do que irão melhorar.
Infelizmente o preço desses aparelhos aqui no Brasil colônia são draconianos, estou aí na luta por um S8 😅.
Só não faço uma loucura de comprar um S9 da vida porquê ainda não consigo viver sem comer e estaria aceitando ser roubado. 🤬

Edinho
Visitante
Edinho

Mario, há arquiteturas de processadores para smartphone que não seja a ARM?

AlexandreR
Visitante
AlexandreR

O Samsung s10 poderá ser uma revolução relativamente ao design e a novas funcionalidades (impressão digital debaixo da tela)
Mas o que irá mudar tudo e vai levar os telemóveis para uma nova geração não será o S10, mas sim o S11!
Para não falar doutros impactos na indústria!
O que irá originar isso?
Baterias de grafeno!
Irá aumentar 45% de uma bateria em relação às de lítio, irá haver menos o perigo de explodir, tem mais resistência e carrega super super rápido! Havendo maior capacidade de bateria em quase 50 % sem se aumentar a bateria, irá dar uma maior versatilidade!

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Esse negócio de grafeno aí, espero que dê um salto significativo nos processadores também. Já faz um tempo que tenho essa impressão de que todos os lançamentos são apenas refinamentos sutis no que já está aí. Melhorias na casa dos 15%… as vezes na prática, nem isso.