Samsung inicia produção de módulos RAM LPDDR4 de 8 Gigabits

Os módulos de LPDDR4 serão usados para a execução de memórias de 4 Gigabytes que serão usados em smartphones.

Curiosamente em 2014 falamos várias vezes das LPDDR3 devido a afirmações diversas de comparativos de smartphones com a antiga geração de consolas. E o que vimos é que esses módulos estão bastante limitados a nível de largura de banda, não permitindo por isso atingir-se as performances de uma PS3 ou Xbox 360.

Mas isso poderá mudar já para o ano. A Samsung começou a produzir em massa módulos de LPDDR4 de 8 Gigabits que lhe permitirá a execução de módulos de RAM de 4 Gigabytes. Ora aqui não só temos maior capacidade de RAM do que a actualmente usada em smartphones, mas pela primeira vez teremos larguras de banda efectivas realmente grandes.

Usando um processo de 20 nanometros, a LPDDR4 de 8 Gigabits permite o dobro da performance e a densidade dos 4 Gigabits de LPDDR3. Alargura de banda sobe para os 3200 Mbps, o que é basicamente o dobro da DDR3 usada nos PCs e que poderá ser muito útil na captura de video de altíssima resolução e de fotos com elevadíssimas definições.

Mas as vantagens não se ficam por aqui. As voltagens necessárias para estas memórias funcionar descem face às LPDDR3 para 1,1 volts, o que em teoria permitiria a um módulo de 2 Gigabytes construído usando LPDDR4 de 8 Gigabits, operar com 60% da energia que um módulo equivalente de LPDDR3 de 4 Gigabits.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

A Samsung oferece desde Já ofertas de módulos de 2 GB e 3 GB com esta tecnologia, esperando começar os módulos de 4 GB no início deste ano.

Fonte: Electronista

Publicidade

Posts Relacionados