Samsung lança actualização de firmware para os seus SSD 840 EVO

Se tens um SSD 840 EVO poderás notar alguma perda de performance na leitura. Um novo firmware vem corrigir esse problema!

performanceEvo

Faz agora uns meses foi detectado um problema com os SSDs da Samsung da gama 840 EVO e no qual estes perdiam performance. A Samsung lança assim um firmware novo para resolver o problema!

A nova versão pode ser obtida e instalada usando o software SSD Magician da Samsung para Windows. E funciona em sistemas ligados a um interface SATA AHCI.

Mas se por qualquer motivo não podes usar este software, a Samsung tambem criou uma imagem de arranque que podes usar e que fazem a actualização à drive sem um sistema operativo activo. Naturalmente esta é um grande update pelo que se deve fazer os respectivos Backups (algo um pouco mais complexo se a drive for a que possui o OS).



Uma terceira alternativa é um software de restauro de performance, igualmente da Samsung. Este foi o método usado por nós na actualização, sendo bastante simples e basicamente não requer intervenção do utilizador.

Com este software, o ultimo firmware é instalado, o PC é re-iniciado e todos os dados são movidos (torna-se necessário ter pelo menos 10% do SSD livre) e re-escritos. O processo é algo moroso (válido para qualquer dos métodos usados)!

Para mais detalhes consultem o guia de restauro de performance da Samsung. O software de restauro de performance pode ser obtido aqui.



Posts Relacionados