Samsung lança o seu novo aparelho smart… Uma bicicleta

Sim.. uma smartbike. Poderíamos pensar que uma bicicleta inteligente era uma mota dado que nos poupa as pernas ;), mas não, e a Samsung mostra-nos o seu conceito de uma smartbike.

samsung-smart-bike

Se pensas que colocar o teu smartphone no volante da tua bicicleta a torna uma smartbike, desengana-te. Uma smartbike é muito mais do que isso, e se pensas que uma mota já é uma smartbike pois poupa-te inteligentemente o esforço, esquece. 🙂

A samsung fundou no inicio do ano, a Maestros Academy que pretende criar bicicletas que preservem a mestria do fabrico italiano na era digital. E é esta oficina que está a desenvolver uma smartbike.

A ideia inicial era reduzir o número de ciclistas envolvidos em acidentes todos os anos, e assim surgiu a ideia. Na frente e no centro da bicicleta há imans capazes de segurar um smartphone o que evita assim adaptadores. Ali só tens de meter o teu Galaxy e arrancar a aplicação que controla os sistemas da bicicleta. E eles são muitos.



Tens luzes LED para andares à noite e uma câmara que te mostra o que está atrás de ti de forma a poderes virar em segurança e sabendo o que ali vem sem teres de olhar para trás e deixar de olhar para a frente. O video é enviado por Bluetooth directamente para o ecrã do smartphone.

Mas o mais importante é que a bicicleta está equipada com 4 lasers.

Bem, esquece se pensas que estamos a falar de armamento :). Na realidade os lasers fazem medições que fazem parte dos sistemas de segurança da bicicleta. Ligando-os na APP eles projectam no chão duas linhas que marcam uma pista virtual ou uma margem de segurança que ajuda terceiros a manter uma distância segura da bicicleta. Estes lasers podem ser activados automaticamente usando o sensor de luz do smartphone que os activa quando anoitece.

Para tudo isto a bicicleta está equipada com um Arduino com módulo Bluetooth e que para alem de tudo isto ainda fornece dados à App para o cálculo de todas as habituais situações relacionadas com o fitness (calorias, km, etc). Depois podes registar as viagens e mesmo ver onde os amigos andam ou quantas pessoas andam no mesmo percurso que tu, e tudo em tempo real.

A dúvida é. Será que esta bicicleta alguma vez vai ser vendida ou a tecnologia vendida aos fabricantes de bicicletas? Isso não se sabe, mas a Samsung fabrica máquinas de lavar e até escavadoras, pelo que uma bicicleta não seria nada de mais.




Posts Relacionados