Sapatilhas auto ajustáveis de regresso ao futuro serão uma realidade dentro em breve.

No filme Regresso ao Futuro, Martin McFly viaja para o futuro e calça umas sapatilhas que se apertam sozinhas ajustando-se ao pé. Essa ficção será realidade dentro em breve.

Power_laces

Lembram-se da cena de cima? Martin McFly ajusta as sapatilhas ao pé, e elas ajustam os cordoes sozinhas.

Ficção! Aliás a Nike em tempos lançou estas sapatilhas para o mercado, mas apesar dos leds futuristicos, o sistema de aperto automático ficou de fora.

Mas eis que isso se vai alterar. E não, não vão haver motores electricos a apertar as sapatilhas. Na realidade elas nem sequer possuem qualquer tipo de bateria ou precisam de qualquer tipo de energia.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

As sapatilhas em causa são as Powerlace, criadas pela Powerteam, e trazem o aperto automático conseguido de forma mecânica. Basicamente tudo se passa por um sistema de molas e alavancas accionadas pelo peso do próprio pé!

powerlace

Uma pequena alavanca na parte traseira do sapato permite ajustar a tensão dos atacadores, ajustando-os a qualquer peito do pé, bem como soltam os atacadores para permitir descalçar o sapato. E os fabricante garantem mais de 200 mil apertos sem falhas.

Vejam o sistema em acção no vídeo que se segue:


Naturalmente, sendo este um produto futuristico, é um projecto kickstarter. Com 175 dólares adquirem um par de sapatilhas, 20 dólares mais baratas que o preço final. Em caso de interesse, visitem a página aqui.

Publicidade

Posts Relacionados