Scorpio – HDMI 2.0 ou HDMI 2.1?

A confusão instalou-se quanto à versão do HDMI usado na Scorpio. E há razões para isso!

HDMI 2.0 ou HDMI 2.1? Qual a versão usada pela Scorpio?

Na realidade a resposta, perante os dados fornecidos, é simples, mas a explicação sobre o assunto é um pouco mais complexa. Porque a resposta é na prática mais complicada do que pode parecer.

Atualmente o HDMI existente é o 2.0, um HDMI com 18 Gbits por segundo de largura de banda e capaz de resoluções 4K a 60 Hz.

Este HDMI apesar de ser perfeitamente capaz para as atuais necessidades, revela-se incapaz de responder às novas necessidades. Assim, o mesmo não é capaz de superar os 60 Hz a 4K, o que impede fotogramas acima de 60, e quando do uso de cor 10 bits, ou seja o HDR, ele é incapaz de fornecer 4K verdadeiramente nativos. Basicamente, nos casos onde o HDR está ativo, a resolução de ecrã mantêm-se nos 4K, mas a informação de cor desce para os 1920×2160, o que quer dizer que cada par de pixels na vertical partilham a mesma cor. E isto impede os 4K nativos onde cada pixel se revela verdadeiramente independente.



O HDMI 2.1 resolve uma série de problemas do HDMI 2.0, ao aumentar a largura de banda para 48 Gbits, mas esta é uma evolução que requer hardware novo e cujas especificações só serão reveladas mais para o final do ano.

No entanto os possuidores do HDMI 2.0 não ficarão de mãos a abanar. Certas novidades do HDMI 2.1 não requerem aumentos de largura de banda, e passam apenas por novidades software, como é o caso dos refrescamentos variáveis que permitem o ajuste dinâmico e de acordo com os fotogramas apresentados no momento, do refrescamento da TV (o chamado modo VRR, suportado pela tecnologia Freesync da aMD).

O VRR permite resolver os problemas de screen tearing (se não sabes o que é, lê este nosso artigo), dos soluços de imagem (stuttering) e do lag de resposta. É basicamente uma solução que permite a instalação de softwares nas placas gráficas, como o FreeSync da AMD, e que se sabe que a Scorpio irá implementar.

A questão é que apesar desta e outras novidades do HDMI 2.1 a que todos os fabricantes terão acesso e poderão vir a implementar nos seus produtos 2.0, o hardware que até agora foi anunciado para o HDMI da Scorpio é 2.0, e isso quer dizer que todas as novidades trazidas pelo aumento da largura de banda ficarão de fora da consola, limitando-se a um suporte HDMI 2.1 no que toca à componente software.

Essa limitação inclui acima de tudo a questão dos 4K verdadeiramente nativos com o uso de HDR, algo que se esperava não viesse a ser uma limitação nesta consola, sendo que tínhamos escrito vários artigos a referir que contávamos que a Scorpio fosse o primeiro produto 100% HDMI 2.1.

Apenas como nota, a tecnologia Freesync da AMD foi já implementada numa série de placas da marca, todas elas com HDMI 2.0, conforme o comprova esta página de suporte da AMD.

 



Posts Relacionados

  Subscribe  
newest oldest
Notify of
Ricardo Palma
Visitante

Isso quer dizer que as TVs HDMI 2.0 poderão estar limitadas? Isto é se as marcas lançarem algum update para as suas portas HDMI… Os monitores suportam freesync mas as TVs não sei como irão suportar.

Livio
Visitante

Isto indica que aquela história de estar preparado/dar suporte para até 12K foi por água abaixo?

gustavo
Visitante

nao entendi a necessidade do freesinc ja que consoles por serem hardwares definidos os problemas de tearing sao minimos ou ate inexistentes.

Rafael Peres
Visitante

Olá Mario. Estou com uma dúvida que vai fugir um pouco o assunto deste tópico, mas queria que me ajudasse a entender um pouco essa coisa de HZ e FPS.

Estou querendo trocar meu monitor atual. Como é um monitor/tv a qualidade de imagem dele é bem básica, e ligando o meu PS4 PRO numa TV 1080P da Samsung, a qualidade de imagem mudou muito. Por isso estou pesquisando novo monitor e estão me indicando monitores com 144HZ. Mesmo que em full hd, há muita diferença em ter um jogo rodando a 60FPS com monitor 60HZ e outro rodando 144FPS em monitor 144HZ?

Notar que eu tbm vou usar o monitor para jogar no PC, por isso dependendo da placa vou conseguir rodar os jogos com maior FPS. Estou pensando em uma GTX 1060

Porém todos os monitores que pesquisei, mesmo com 144HZ, eles usam um painel TN, o mesmo do meu atual monitor/TV, por isso fico em dúvida em relação a qualidade de imagem.
A diferença de preço de um monitor 1080P de 60HZ para 144HZ é muito grande (de 30% a 60%). Será que vale mais à pena comprar um desses monitores TN com 144HZ ou um com painel IPS com 60HZ?

Estou achando que esse negócio de 144HZ é mais pra pessoas que jogam profissionalmente ou possuem olhos extremamente “treinados”.

Os monitores que andei vendo são:
Monitor Benq Zowie RL2455 – Full HD – Painel TN 24″ – 60HZ
Monitor ASUS VG248QE – Full HD – Painel TN 24″ – 144HZ
Monitor ASUS MX239H – Full HD – Painel IPS 23″ – 60HZ

Se puder esclarecer um pouco sobre este assunto, fico muito grato.