Se com o fim do XP tens uma máquina parada, eis o que podes fazer com ela

O final do suporte XP poderá ter como consequência muitos PCs serem encostados. Mas há utilidades diversas que lhe podes dar.

XP

O fim do suporte a um sistema operativo não o torna subitamente em incapaz. E apesar que futuramente poderás ter dificuldade em arranjar novos programas e drivers, há usos que podes dar ao PC que não irão futuramente vir a dar-te problemas.

A situação mais lógica, caso a máquina ainda seja relativamente actual, é actualiza-la para o Windows 7 ou 8. Tal permitirá manter a máquina com as mesmas funções, mas com um OS que terá ainda suporte. Aqui teremos de excluir o vista uma vez que os seus requisitos são superiores aos do XP.

Para esta actualização qualquer PC a 1 GHz ou mais, 1 GB RAM, 20 GB disco e uma placa gráfica DirectX 9 está habilitado.



Claro que podes igualmente vende-lo. Não te irá dar muito dinheiro, mas caso não queiras ter o PC encostado a um canto em casa, essa é sempre uma alternativa.

Caso a ideia seja dá-lo, aí recomenda-se que formates os discos pelo menos duas vezes e sem formatações rápidas.

Uma alternativa igualmente viável para manter o PC activo e em forma é a actualização para outro OS. O Linux é uma alternativa que te podem ajudar a manter a máquina activa e com boas performances. A distribuição Ubuntu LTS 12.04 é uma escolha.

Outra alternativa é o Joli OS, um sistema operativo baseado na Cloud. E até pode ser instalado paralelamente ao Windows. É fácil de instalar e permite acesso a aplicações ligeiras e simples que te permitirão manter a máquina activa.

Mas já que falamos de Cloud, porque não o usares para criares a tua própria Cloud? Podes usar a máquina como armazenamento e backup tornando-a acessível pela internet. Ou até usa-la como media server para poderes aceder á tua musica e vídeos em qualquer local.

Ou até a podes usar para armazenar a tua página web! Mas claro, é bom que não seja uma página pesada ou com grande número de visitas pois caso contrário os ataques a que a página ficará sujeita poderão dar-te cabo de tudo.

Outra possibilidade é usar a máquina como Media Center. Caso a placa gráfica tenha acelerações ela sozinha dará conta de qualquer video HD.

Outra alternativa é um sistema de controlo de segurança. Usando o Ubuntu e algumas câmaras, desde que tenhas um disco com alguma capacidade podes criar um sistema de controlo CCTV usando o software gratuito Zoneminder.



Posts Relacionados