Se tens um router Asus ou Linksys convêm actualizares o firmware sob pena de seres hackado

Foi descoberta uma falha que afecta alguns modelos de routers Asus e que permite acessos remotos aos computadores. A Asus tratou já de resolver o problema, mas torna-se necessário actualizar firmwares. Nos routers Linksys há um malware que se instala nos mesmos e que se espalha sozinho.

hack-router

Se possuis algum router asus dos modelos RT-AC66R, RT-AC66U, RT-N66R, RT-N66U, RT-AC56U, RT-N56R, RT-N56U, RT-N14U, RT-N16, ou RT-N16R, então fica a saber que esses routers podem possuir uma falha de segurança que permite acessos remotos de terceiros ao teu computador.

O problema está resolvido pela Asus desde à mais de uma semana, mas para ser aplicado requer acção por parte dos utilizadores para actualização do firmware para a última versão.

Vários utilizadores que possuem estes routers não actualizados foram já hackados . No entanto o hacker em questão, apenas designado por g,  não possuía más intenções e limitou-se a deixar um ficheiro de texto no disco rígido que alertava para os riscos existentes e oferecendo uma solução temporária para o problema.



Há umas semanas atrás um grupo de hackers divulgou uma lista com 13 mil IPs de utilizadores com routers ASUS dos modelos acima indicados e que ainda possuem a vulnerabilidade activa.

Há por isso que actualizar o firmware destes routers o mais rápido possível.

No que toca aos Linksys há actualmente um malware que se auto replica e que se instala nestes routers, uma situação que afecta os modelos Linksys E1000, E1200, e E2400.

Uma forma de se saber se o router está afectado é fazer uma análise ao tráfego nas portas 80 e 8080 sem qualquer ligação activa à internet no computador.

Para uma solução temporária há que desactivar a opção de remote management, mas já deverá existir no website da Linksys um novo firmware que resolve o problema e limpa os routers afectados.

Ficam os alertas



Posts Relacionados