Se tens uma Xbox One X não a ligues a um protector de picos.

De acordo com a Microsoft a maior parte dos problemas da Xbox One X devem-se a problemas com a sua correcta alimentação, e resolvem-se facilmente! Mas há um outro lado!

A Xbox One X foi lançada e, tal como a Xbox One, o seu lançamento não foi problemático. Claro que apareceram queixas aqui e ali, mas no entanto, nada de anormal, tendo o lançamento da consola ocorrido sem problemas.

De realçar é que a maior parte das poucas queixas da consola se prenderam com a alimentação da mesma, sendo que a Microsoft vem recomendar, como medida de resolução desses problemas que a consola não seja ligada a um protector de picos.

Esta indicação encontra-se na página de suporte da consola:

Because the console has a built-in surge protector, you should not connect it to an external surge protector. If you connect the console to another surge protector, the console cannot reach the full power that is needed for optimal performance.

Apesar de ser louvável que a consola tenha protecções internas, a não ligação a um protector externo levanta algumas questões. É que como sabemos, mesmo que consideremos os aparelhos mínimos existentes numa sala de jogos, pelo menos temos de ter a TV e a consola, o que implica que pelo menos 2 aparelhos serão ligados à tomada.

Mas 2 é o mínimo dos mínimos, e uma segunda consola, uma box e um amplificador AC3, são algo normalmente comuns.



O grande problema desta situação é que, pela minha experiência, constato que a maior parte das casas por norma não possuem tomadas suficientes para tudo o que é ligado na sala, sendo que por norma o uso de extensões triplas ou quadruplas, são algo comum.

Isso quer dizer que tomadas partilhadas são realidades incontornáveis para alguns, e o impedimento de se colocar um protector de picos na tomada devido à Xbox implica que os restantes aparelhos terão assim de ficar desprotegidos.

Naturalmente isto não é forçosamente a realidade de todos, mas é uma realidade incontornável para muitos.

Ora esta situação, pode ser muito boa para a consola, mas coloca a questão da segurança dos restantes aparelhos. E se a consola é sensível ao ponto de não conseguir a energia com um simples e comum protector de picos, pela mesma lógica surge a pergunta de até que ponto a Xbox One X se dá bem com outros aparelhos na mesma tomada? Isto é algo que inclui as UPS uma vez que estas possuem estes protectores incluídos.

Infelizmente para quem não tem tomadas suficientes, a alternativa é uma tripla, mas aqui teremos de ligar a Xbox directamente numa das ligações e o protector de picos onde o resto se liga para ficar protegido, na outra. É uma distribuição pouco correcta de cargas pois a divisão por número de aparelhos ligado deveria ser equitativa nas divisões da tomada, mas neste caso não pode ser.

Sendo que numa única tomada tenho ligada uma UPS com respectiva protecção de picos, que alimenta dois computadores tão ou mais poderosos que a Xbox One X, e certamente mais exigentes a nível de energia, bem como um monitor e umas colunas, torna-se um pouco difícil de perceber a real necessidade da consola para esta situação! Mas de qualquer maneira fica o alerta para quem estiver a ter problemas com a fonte!

 



Posts Relacionados