Segurança de todos os sistemas Windows 10 pode estar gravemente comprometida.

As notícias desta semana face ao Windows 10 não são nada animadoras, pois esta envolvem uma fuga do código fonte do sistema operativo que pode por em causa a segurança de milhões de sistemas.

A semana passada começou mal para a Microsoft quando a segurança do seu novissimo Windows 10 S, que se propõem apenas instalar aplicações vindas da Windows Store, de forma a reduzir a sua exposição, foi totalmente derrotada usando meras Macros do Word.

Mas pior terá ficado quando um pacote com 1,2 GB com 12 versões (“builds”) do código fonte do Windows 10, pesando 100 MB cada, foram dadas a conhecer como estando em circulação na internet, tendo sido compiladas pelo website Beta Archive.

O website afirma ter já apagado os ficheiros após conversações com a Microsoft, mas a realidade é já em Março este website tinha compilado 32 terabytes de várias versões (“builds”) do Windows vindas de várias fontes.

O preocupante no meio de tudo isto não é Beta Archive ter acesso a estas versões, pois este é um site gerido por pessoas que não possuem intenções maliciosas, mas sim o saber-se que o código fonte do Windows 10 circula com esta facilidade pela Internet, o que, caindo nas mãos erradas, permitiria a exploração fácil de todas as falhas do mesmo.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

A confiança dos consumidores não é fácil de ser ganha, e a Microsoft não tem feito verdadeiramente muito nesse sentido, sendo várias as histórias onde a Microsoft desagradou os seus clientes. Mas diga-se que uma ataque maciço a sistemas Windows derivado de uma fuga como esta poderia mesmo ditar o fim da confiança dos consumidores no Windows e na Microsoft. Daí que se espera que nada de mau venha a surgir daqui.

Fonte 1, Fonte 2

Publicidade

Posts Relacionados

Comentarios dos Leitores (1)

  1. Ninguém confia na MS por opção.

    Somente fanboy compra produtos da MS quando tem alternativa.

    Isso é o que eu aprendi com Windows Phone, Xbox, Zune e todos os outros produtos da MS que não sejam windows no PC e office

Os comentarios estao fechados.