Será o conceito da Lockhart uma boa ideia?

Será que uma consola de nova geração destinada a oferecer a mesma a quem tem apenas TVs 1080p é uma boa ideia? Neste artigo vamos pesar os prós e contras!

Olhando para o conceito da Lockhart, a ideia que pode surgir é que se trata de uma excelente jogada a nível de conquista de mercado.

Criar uma consola, capaz de entrar na nova geração, mas que possui apenas a capacidade gráfica para alimentar TVs 1080p, servindo o mercado destas TVs, e sendo mais barata, soa a algo de extremamente interessante. Afinal, se olharmos para o mercado, a maior parte das Tvs existentes são 1080p ou menos, daí que os 4K, apesar de estarem em crescimento, são ainda um mercado de nicho. E nesse sentido, oferecer uma solução mais económica, que oferece a qualidade de nova geração, mas sem despender performance no cálculo de pixels que pessoas com TVs não 4K nunca veriam, parece uma boa ideia.

Aliás, caso estas consolas trabalhassem numa resolução superior a 1080p (nas não 4K), fazendo downsamplig para 1080p, a qualidade de imagem ficaria ainda superior ao oferecido pelos 1080p nativos, criando-se naturalmente uma espécie de anti-aliasing de alta eficiência.

Uma consola mais acessível garantiria mais vendas e facilidade de penetração no mercado. Independentemente da performance que a consola concorrente pudesse ter, uma consola mais acessível e capaz seria sempre um produto interessante, e certamente venderia bem.



A luta por uma quota de mercado deixaria de passar apenas pelo modelo mais potente, mas igualmente pelo modelo mais barato. E esta situação não parece ter contras…

Ou será que tem?

Segundo o que se tem vindo a referir, os developers dizem que sim.

Aparentemente a maior queixa é a quebra significativa de Ram. Mas neste artigo nem vamos admitir essa situação. Vamos apenas aceitar que a Lockhart está devidamente escalada, e analisar outros possíveis problemas.

Infelizmente, existem uma série de cenários que mostram que um conceito como o da Lockhart poderá não ser algo assim tão bom, e existe mesmo um em que o conceito se poderia mostrar arrasador para a XBox. Vamos ver os vários cenários.

Caso 1 – a Limitação pela consola mais fraca

Existir uma consola menos capaz obriga forçosamente a que os jogos sejam pensados de forma a correr nas duas. Ora elas seriam duas consolas devidamente pensadas para escalar exactamente a mesma coisa, com a mesma qualidade, mas em resoluções diferentes. E tal parece eliminar qualquer problema, especialmente se o CPU for o mesmo (se não for a coisa complica e muito), e a memória e largura de banda adequada igualmente às resoluções e texturas nelas usadas.

Mas esta situação tem um problema. Está a forçar resoluções nas consolas. E a partir do principio que uma correrá a 4K e a outra a 1080p!

Mas a realidade é que se a Microsoft impuser essa limitação e a Sony não fizer o mesmo com a sua PS5, o que poderá acontecer é o aparecimento de jogos na PS5 que tirando partido da totalidade da performance da consola, trabalham com resoluções mais baixas e re-constroem a imagem para os 4K. Teoricamente poderíamos ter um jogo que rendesse nativamente a 1080p, e que com o uso de técnicas de reconstrução avançadas, conseguissem elevar a resolução com elevada qualidade para os 4K.

Tal permitiria usar a performance do GPU no aumento da qualidade gráfica em vez do simples processamento de pixels, e os resultados seriam absolutamente assombrosos a nível do que se poderia obter.

Infelizmente estes jogos nunca poderiam passar para a Xbox, uma vez que caso a Anaconda usasse toda a sua capacidade para render a 1080p, a Lockhart, assumindo o correcto escalamento do hardware pura e simplesmente teria de render a uma resolução 4x inferior, ou seja 960×520. Recorde-se que, comparativamente, isto é menos que as resoluções usada pela Xbox 360 em 2005!

Ora uma coisa é reconstruir uma imagem a partir dos 1080p uma resolução onde a densidade de pixels no ecrã já é elevada, e subir para 4K, mas outra é pegar numa resolução baixa onde a informação presente no ecrã pura e simplesmente não existe e aumentar a mesma.

Vamos ver isso com um exemplo. Vejam a seguinte imagem!

Apesar que a imagem de cima não está a 4K, a imagem original é 4K, e será dela que vamos retirar os extractos que se seguem, obtidos ali na zona assinalada a vermelho.

Esta imagem é então um extrato da imagem de cima, adaptada ao espaço de visualização da PCManias, e que permite ver o nível de informação que é possível conter-se naquele pequeno pedaço da imagem numa TV com resolução 4K.

Seria esta o nível de pormenor que teriam naquele pedacinho de ecrã com uma resolução nativa de 4K.

Vamos ver agora o que teríamos a 1080p. Para isso reduz-se a resolução da imagem total, e retira-se novamente o extracto, re-escalando novamente para a mesma área de ecrã para que se percebam as diferenças. E o resultado é o seguinte:

Como se vê, o nível de pormenor é menor. mas o nível de pormenor para se trabalhar num re-escalamento com novas metodologias é ainda grande. Certamente o resultado nunca seria igual ao original, mas poderia ainda ser surpreendente.

Vejamos agora o que aconteceria se a imagem global fosse 960×512, e que informação haveria neste mesmo pedaço de imagem.

O que temos ali é uma salgalhada de pixels. A informação pura e simplesmente não existe, pelo que se passar de 1080p para 4K poderia permitir resultados supreendentes, aqui a coisa não é tão linear. Porque pura e simplesmente a informação não está lá.

Isto não quer dizer que usando vários fotogramas a coisa não pudesse melhorar, mas a realidade é que o resultado seria sempre sub par, e ao nível da geração anterior.

Para verem com mais detalhe, eis um dos carros ampliados.

4K

Apesar de estarmos a lidar com uma percentagem ridiculamente pequena da imagem global reparem no nível de pormenor que ainda existe no carro. Percebe-se o contorno das rodas, os pilares dos vidros, a grelha frontal, etc.

1080p



A perda de pormenor é gigante. Mas mesmo assim, apesar de com muito menos detalhe, distinguimos as rodas, os pilares e a grelha.

512p

Se alguém consegue perceber que está ali um carro… os meus parabéns pela fértil imaginação!

Caso alguém duvide do que aqui foi feito e queira replicar por si a situação, eis um link para a imagem original. O carro ampliado é o que está à direita do candeeiro no centro da imagem.

Basicamente a ideia a transmitir é que mesmo que a Lockhart usasse IA, ou outra metodologia avançada para a reconstrução da imagem para 1080p, os resultados seriam sempre fracos. Estávamos com algo inferior ao apresentado pela actual geração, e algo que em nada beneficiaria a imagem da consola. Tal obrigaria a que a Lockhart tivesse de render a 1440p o que neste caso já atiraria a resolução para algo mais aceitável na ordem dos 720p.

Seja como for, estarmos em 2025 com ecrãs de 65″ a correr jogos a 720p não parece exactamente algo adequado a uma nova geração. Especialmente quando uma pequena consola de 50 euros a funcionar por streaming poderia oferecer os 4K da Anaconda.

Caso 2 – Uma PS5 de meio de geração

Se a situação de cima já mostra limites ao conceito de Lockhart, o que aconteceria se a Sony lançasse uma PS5 Pro para 8K?

Basicamente a Microsoft ficaria com uma Lockhart numa posição super ingrata. Num jogo onde tanto os 4K como os 8K fossem reconstruidos,  A Microsoft poderia ter de lidar com uma consola que seria forçada a trabalhar em 1080p reconstruidos. Basicamente uma resolução nativa de 2005 para uma consola activa em… 2026

Este cenário seria mau demais para a XBox, o que levaria a Microsoft a provavelmente tornar a Lockhart numa consola de streaming. E isso teria duas consequências:

1 – Basicamente a consola não precisava de ter a potencia que tem e o que se pagou foi em demasia. Ou seja, seria um produto caro para mero Streaming!
2 – A consola mais barata basicamente apresenta uma qualidade muito próxima da mais cara, tornando o dinheiro pago originalmente pela mais cara num desperdício.

Isto parece um bom cenário a alguém?

Caso 3 – O ver os degraus, mas não ver a escadaria.

A ideia da Microsoft com a Lockhart é oferecer uma solução competitiva a nível de preço. Uma consola que possa funcionar tão bem como a mais cara, mas a um preço bem inferior, e trabalhando a resoluções inferiores.

Ora apesar de tal poder parecer uma boa manobra comercial, sabe-se que os criadores de software não estão entusiasmados com a ideia. Para além dos problemas anteriores, o que é mais abordado é a fraca potência da consola. Segundo o que se fala, a consola é, a nível de especificações, comparada a uma PS4 Pro algo melhorada.

Ora aceitando que o CPU, o SSD e a RAM não são prejudicadas, estaríamos a falar apenas de performance gráfica. E sem sabermos quais os ganhos envolvidos, refere-se que este será um GPU de 4Tflops, que apontará aos 1440p, exactamente o mesmo que faz atualmente a PS4 Pro. Mesmo com mais RAM, um SSD e um bom CPU, isto é um prender da consola superior a algo não muito melhor gráficamente que o oferecido pela atual geração

Ora o que nos parece estar a acontecer é que a Microsoft está de tal maneira focada nesses degraus que são a luta pelo inicio da nova geração, que falha em ver que as consolas tem já um longe percurso, que define uma escadaria.

Daí que se coloca a questão:

Como é que a Microsoft vai convencer as pessoas que uma consola de nova geração com menos de 6 Tflops e com especificações semelhantes à PS4 Pro é mais capaz do que a Xbox One X, superior à PS4 Pro, ainda por cima sendo vendida ao mesmo preço ou mais cara que a X?

Repare-se que a Xbox One X está a ser vendida a 350 euros a um ano do lançamento de novas consolas. Daí que mesmo que ela desça para 300 euros 2, 2020, a Lockhart será lançada a um preço que não será inferior. Estamos a falar de um GPU de última geração, de um SSD e de um CPU de topo!

Mas mesmo assim, a nível de capacidade teórica da placa gráfica, estamos a falar de algo inferior à X. Algo que não é capaz de atingir os 4K, quando a X conseguia. Colocando na Lockhart um jogo de atual geração, temos CPU de sobra, temos velocidade de disco acelerada, temos memória de sobra, mas o GPU não tem performance para ir aos 4K nas mesma condições da X. Com retrocompatibilidade de jogos, é um salto para a frente numa mudança de geração, que deixa o pé atrás.

Daí que mesmo que se explique às pessoas que a X não tem Ray Tracing, que a X não tem SSD, que a X não tem tanta RAM, quando alguém compra uma consola que é teoricamente mais potente que a que a sucede certamente vai querer suporte para ela.

A Switch não tem as capacidades gráficas das consolas de mesa… E tem o The Witcher, o DOOM, o Alien Desolation (até melhor que a versão PS4), o Sniper elite 3, e tanto, tantos outros jogos. Daí que mesmo que capada gráficamente o suporte está lá! E se a Switch tem, porque a X, com mais Tflops não pode ter?

Ah… mas a X não tem o CPU da Lockhart. Pois não… nem a Switch tem o CPU da PS4 ou Xbox One… e os jogos estão lá!

Ah, mas a X não tem SSD. Pois não… e a Switch tambem não tem um HDD como a PS4 e a Xbox One… e os jogos estão lá!

Basicamente o que nos quer parecer é que a Microsoft se pode estar a meter por caminhos onde as pessoas não vão perceber o corte de suporte à X. E isto porque a consola que a sucede possui menos capacidade de processamento gráfico que ela, e nem todos os jogos de nova geração usarão mais CPU do que o que X pode oferecer.



Ora todos sabemos que os jogos Switch estão na Switch não porque a Switch seja milagrosa, mas porque a Switch tem performance suficiente para o fazer. Ou seja, não há milagres no CPU e nem no cartão de memória. Basicamente os jogos estão lá porque o CPU e a velocidade de leitura do cartão são suficientes para o que o jogo exige, e nunca levaram as consolas de mesa ao limite nesses parâmetros. Se tal não acontecesse o jogo não estaria lá!

Mas explicar isso às pessoas? Nem todos os jogos da futura geração usarão o novo hardware ao máximo. E se é assim, porque motivo a X não pode ter esses jogos? É mais potente!

Sinceramente não gostava de ser eu a ter de explicar isto a um mercado de massas! Especialmente dado que a ideia da Microsoft é alcançar o mercado PC e nesse mercado ela vai alcançar uma grande variedade de hardware com capacidades diferentes.

Daí que não me admiraria se a Lockhart até viesse a fazer mais cortes do que a mera resolução, e não me admiraria que níveis de detalhe aparecessem nas Xbox de forma a poder livrar o CPU de chamadas de desenho e poder meter os jogos na X.

Ou por outras palavras, uma das consequências da Lockhart poderá ser o tornar a Xbox num PC perdendo o que resta da identidade consola.

Nota final: Naturalmente que não sabemos o que será a Lockhart, ou quais os planos da Microsoft para ela. Na prática a coisa pode nem sequer ser como aqui descrita. O artigo baseia-se em realidades actualmente existentes e não em tecnologias ou técnicas futuras que são nesta fase desconhecidas. Basicamente este é apenas um cenário possível, e baseado naquilo que é a tecnologia actual e que todos conhecemos. Falar para além disso seria especular demais, pois apesar de já sabermos que IA aplicada ao video pode fazer uma reconstrução de imagem de nível superior, duvida-se muito que com resoluções originais tão baixas, a mesma possa fazer milagres! E dado que o Ray Tracing, algo que deverá ser standard na próxima geração, é aplicado à imagem debitada antes de qualquer tipo de processamento de re-construção, a qualidade no resultado final perante uma resolução tão baixa ainda se torna mais complexa de se perceber.

Basicamente o que eu refiro em cima faz certamente parte das queixas que se tem vindo a referir existirem vindas dos criadores de software perante a existência de uma consola como a Lockhart. A mesma vai limitar o que pode ser feito, e isso não é bom nem para quem compra a consola mais barata, nem para quem compra a mais cara, podendo, dependendo do caso, até afectar quem comprar a da concorrência.

 

 



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By-mission
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By-mission

Eu via a Lockhart pelo caso 1 hoje me fizeste pensar no caso 3 e creio eu que a Dona Sony vendo as ridículas vendas da sua PS4Pro não vai meter o pé na poça outra vez. Digo a PS4 foi uma console praticamente impecável nessa geração retirando o maior erro da geração que é a PS4Pro…
Se no próximo ano mesmo em desvantagem a Sony vir de conversinha de meio de geração (como já estão aparecendo alguns rumores) acho que eu como alguns milhares de jogadores mais atentos vão ficar no receio de dar o salto..

Não digo que serão todos mas sim existe bastante pessoas que apesar de não precisar de um diploma em computação sabe a diferença entre a PS4 e a PS4Pro!

AlexandreR
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AlexandreR

Para que esperar para a ps5 pro?
Jogar 8k? A ps5 e a Xbox scarlet vão estar perto da resolução 4K ou até vão ser nativos
Vão ser poucas as pessoas que vão ter televisores 8k 😅
Ainda hoje o 4K não está implementado corretamente…
Só temos 4K em alguns canais e alguns streamings (Netflix), até os dvds continuam a ser vendidos a resolução de 1080p.
Acho que poderá haver revisões do hardware como é costume, mas não creio numa ps5 pro ou numa versão a meio da geração

AlexandreR
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AlexandreR

Algo me diz que isto vai ser uma “selva” quando sair a nova geração!
Já viram a quantidades de consolas que vão existir ?
Os programadores vão ter que fazer versões para: Xbox one, Xbox X, Xbox lockhart, Xbox Scarlet, ps4, ps4 pro e ps5!
Isto é o que vai acontecer para os programadores, no início da geração, havendo jogos em ambas as gerações ( também devido ao número de consolas já vendidas no mercado)
E depois é como o Mário refere a lockhart ter menos performance que a X…
Eu acho que a ps4 pro e a Xbox x ainda vão ser pelos menos suporte das companhias third Party.
Se adaptam o jogo para a lockhart porque não fazer o mesmo para a ps4 pro e Xbox x?
Os acionistas querem dinheiro e mais jogos venderem, melhor…
Sinceramente acho que ainda vamos ter um suporte e lançamento de jogos na ps4 pro e Xbox x durante no mínimo uns 3/4 anos ou talvez mais!
O que sendo verdade, só a partir daí começamos a ver mais partido das consolas da nova geração

bruno
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bruno

E o resultado da caixa de pandora aberta com as consolas de meio de geracao.

E e exatamente por haverem pessoas que preferem aguardar para ver o que vai sair (e noa tenhas duvidas que esse numero vai existir) que acredito que a estrategia da MS em lancar duas logo no inicio e correta. Nao ha volta a dar ao assunto – quem vai dar o salto sabendo que ha um risco de um modelo mais poderoso poder ser lancado depois? Isto vai prejudicar as adopcao incial (que e dos fatores mais cruciais ao sucesso de uma nova geracao), as vendas inicais e comprometer o sucesso da nova geracao a nao ser que as empresas venham jogo desde o inicio com os dois modelos.

Claro… pelo historial da MS sabemos que lancar novo hardware numa mesma geracao com features unicas (algo que a Sony nunca fez ate a Pro e mesmo a Pro foi conservadora nesse aspeto), nao e problema nenhum, portanto que ninguem se iluda ao pensar que lancar dois modelos de inicio impede a empresa de lancar mais um modelo mais tarde, ou ate que a empresa tera problemas em deixar a consola de entrada com problemas em acompanhar o resto.

Sobre os valores da PS4 Pro, na lockhart, isso e a coisa que para mim e mais dificil de compreender. O Fernando referiu corretamente que isso pode ser valores brutos em RDNA, o pode inidicar que a performance pode estar proximo da X em GCN. No entanto acredito que uma RX 5500 ja ultrapassa a X em potencia… por isso nao compreendo muito bem esta decisao para uma nova geracao, a nao ser… preco.

O risco desta estrategia e apenas um: a MS nao sabe o que a Sony esta a fazer ou quais os planos da empresa. Logo definir modelos de entrada e outros… so sera util se houver uma clara ideia dos niveis de performance espectaveis.

Carlos Zidane
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Carlos Zidane

Ler esse artigo que é muito bem feito a propósito, dá até desânimo pra falar a verdade.

E quando leio um comentário do tipo, “vou esperar sair o Pro”, e tem tido bastante desses comentários, imagino como isso poderá prejudicar o andamento da nova geração a entregar o que ela realmente será capaz.

bruno
Visitante
bruno

Exatamente. Esta sera a postura das pessoas e por isso e que lancar dois modelos logo no inicio e uma necessidade – ou entao a taxa de adocao sera mais reduzida que na geracao passada.

Fernando Molina
Visitante
Fernando Molina

Estou começando a ficar desanimado com essa nova geração, penso em pegar um Scarlett no lançamento, mas agora fica complicado pagar um absurdo em um novo console e saber que ele será limitado por um de menor potencia e que provavelmente custará metade do valor, aí penso em então investir inicialmente no PS5, mas aí uns 2 dois anos depois já começam aparecer noticias de uma versão Pro do mesmo, acho que pela primeira vez vou esperar um bom tempo pra entrar em uma nova geração, culpa dessa porcaria de geração atual que deu o pontapé nesse maldito conceito de consoles premium

Rui
Visitante
Rui

Nao existe nada oficial ainda é tudo especulação e rumores.

Eu pessoalmente e li o artigo todo agrada me esta ideia da lockhart, da uma hipótese de escolha ao consumidor, eu nao acredito que seja tao intrusiva a lockhart face a anaconda no fundo é a mesma maquina com um gpu inferior e se ha coisa que as consolas sao boas é no escalonamento e otimização a switch é um exemplo.

Quem comecou com esta pratica de consolas mid gen nao foi a microsoft foi a sony, agora provalmente a microsoft vai estrear o modelo de duas versões com diferencas de performance no lancamento.

Dois apartes a questao da resolução, estamos em 2019 e os 1080p e abaixo sao a grande maioria por isso calma la com os 4k e especialmente nos 8k que ja se fala por ai, eu próprio tenho a one X e nao optei por comprar para aonde tenho a consola um ecra 4k, jogo a 1080p. E nao prevejo que em 2026 os 4k sejam a maioria ate acho que os 1080p podem dominar cada vez menos claro ate perto de 2028. Logo a ideia de uma consola de nova geracao mas com um gpu para os 1080p 1440p nao me parece descabida.

E por fim o beleza dos graficos e fotorealismo, as atuais consolas já tem gráficos sensacionais e fotorealistas, sao bonitos mas sao estáticos e aqui entra o ryzen das proximas consolas a verdadeira revolução nao esta no grafismo mas na interatividade dos jogos, na fisica, na ia.

Isto aliado a memoria maior mais rápida, ao ssd, e a gpu mais poderosos e modernos.

Imaginemos que a lockhart é tudo o que se diz por ai, alguem duvida que uma maquina daquelas nao mete uma X e uma pro no bolso? Se o cpu for o mesmo da anaconda nao é preciso temer nada.

daniel
Visitante
daniel

Não é bem assim Rui. A Questão é que qualquer coisa entre 2.5k e 4k já fica maravilhoso, mas o problema é que para elevar o patamar do jogo como um todo, aumentando física, IA, número de interações no cenário, taxa de quadros, etc, pode ser que o Anaconda e o Ps5 precisem se aproximar mais e mais de um 2,5K ao longo do tempo. O Ps5 não terá essa preocupação (pelo menos inicialmente), ao passo a Microsoft o terá, pois para acompanhar essa proporção, terás que descer a 900p, 720p… e por ai vai no lockhart, como o Mário relatou bem ai em cima. Não vou entrar no mérito de que o Xcloud de alguma forma pode sim auxiliar e complementar aquilo que o lockhart venha a necessitar, mas isso não é algo concreto no dia de hoje, e pode inclusive não ser para a grande maioria das pessoas que venham a obter o console baixo custo, pois este tem fator atrativo principalmente em países subdesenvolvidos. E será atrativo jogar em resolução sub fullHD em 2022, 2023? Eu compraria um lockhart tranquilamente, até porque me facilitaria em ter o combo Xbox+ Gamepass e Ps5+ Exclusivos, muito em função do fator Brasil, mas cada caso é um caso.

Livio
Visitante
Livio

E nem foi a Sony, foi a Nintendo com o New 3DS, afinal a Nintendo cria e Sony e MS copiam!! 😛

Ewertom
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Ewertom

KKKKKKKKKKkkkkkkkkk…Sem graça.

Julio Esteves
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Julio Esteves

Mário parabens pelo texto.
Penso que é ariscado lançar 2 consoles, sendo um mais economico nos recursos. Se a MS optar por isto, a SONY vai responder despejando todo o potencial nos seus jogos fisrt party, assim teremos a
Confirmação de exclusivos vendem consoles. Pelo demonstrado graficamente em Death stranding e Ghost of tsushima comparado ao que se tem sido oferecido pela MS as vantagens estão do lado da SONY. Como você mencionou anteriormente a MS está apostando em todos os cavalos e infelizmente transmite a sensação que não sabe o que está fazendo ( e a NINTENDO com sua filosofia vem consolidando seu sucesso).

Livio
Visitante
Livio

Então a ideia da Lockhart disponibilizar 1440p é que na pior das hipóteses o console disponibilize 720p.

Carlos
Visitante
Carlos

Acredito que será para 1080p, quem tem tv 4k “pq pra jogar em 1440p tem que ser na tv 4k”, irá de anaconda, não faria sentido o cara comprar o lockhart.

Tem milhões de jogadores dizendo que não precisam de 4k e que 1080p já tá ótimo, o lockhart é pra esses caras que tem tv 1080p.

Livio
Visitante
Livio

Falei em 1440p(máximo) na Lockhart mesmo, porque segundo o que venho entendendo é que com 4K na Scarlet terás 1080p no Lock, caso algum jogo tenha o máximo de 1440p na Scarlet terias o máximo de 720p no Lock.

Se o Lock apresentar no máximo 1080p caso um jogo fique a 1440p na Scarlett o mesmo jogo ficaria abaixo dos 720p no Lock. Foi assim que entendi.

@Carlos com o Lockhart a pessoa jogaria em 1080p com supersampling, assim como é no PS4 Pro

Rui Teixeira
Visitante
Rui Teixeira

É possível que a MS não esteja muito preocupada com o que irá acontecer 2 ou 3 anos depois do lançamento das consolas de nova geração, e como tal lhe resultará irrelevante se a Lockhart será ou não capaz de correr esses jogos a resoluções decentes ou se limitará a consola mais potente. Vou colocar aqui um cenário muito mau, mas que cada vez mais o vejo possível, isto tendo visto muito pessoal a comprar ou a querer comprar uma XBoxOne porque está convencido que vai poder jogar todos os jogos por 1€.
A Microsoft irá entrar muito forte na próxima geração, uma consola mais barata para atrair o publico mais casual, que não tem tanto interesse em jogos a 4K, ou um publico que não tenha 400/500€ para investir numa nova consola logo de início, e vendo uma consola mais acessível será muito tentador, e esse público mais casual ignora se a consola num futuro irá correr os jogos decentemente ou se irá prejudicar a outra consola. Ao mesmo tempo a MS coloca ambas a consolas com uns 3 meses de oferta do gamepass, colocando as consolas ainda mais atractivas para este público que não tem muito dinheiro para investir, tendo logo de início acesso a todos os exclusivos e todo o catálogo do gamepass, centenas de jogos pelo preço de uma consola. A MS nos primeiros 2/3 anos irá criando a cada passo ofertas muito tentadoras do gamepass, as que já fez, o serviço a 1€ por x tempo, atraindo o máximo de usuários possíveis.
Desta forma irá, pura e simplesmente, destruir a concorrência, a Sony não terá forma alguma de combater isto, uma consola mais barata, até mesmo a scarlet pode vir a ser mais barata que a PS5 tendo specs semelhantes ou até mesmo superiores. A Sony por muitos jogos bons que consiga lançar nunca conseguirá combater a estratégia da MS, porque esta também irá lançar muitos jogos, uns melhores do que outros, mas certamente irá apostar forte num bom catálogo.
A MS se conseguir manter esta estratégia por 2 ou 3 anos, irá, possivelmente, obter um monopólio, a Sony sem capacidade de oferecer os mesmos serviços ou algo que faça frente aos da MS, ficando-se apenas por grandes jogos, muito provavelmente não conseguirá vender muitas consolas, levando ao fim antecipado da PS5.
Agora se a Sony conseguir aguentar os 2/3 primeiros anos da próxima geração, a MS pode vir a ter problemas, porque mesmo tendo tanto capital, este não vai dar para suportar esta estratégia por muito mais tempo, os serviços irão aumentar de preço, as limitações da Lockhart começarão a ser notáveis e a Sony poderá dar uma reviravolta ao mercado.

Isto é apenas um cenário possível, mais ou menos provável, não sei, mas devo confessar que me assusta.

bruno
Visitante
bruno

O que dizes espelha toda a nosso preocupacao sobre o GamePass.
E acredita que esse cenario sempre esteve em cima da mesa. Nenhuma empresa esta neste negocio para perder dinheiro e a viabilidade financeira do Gamepass com jogos do estilo control e muito duvidosa.
E podes acreditar que a Sony nao ignora isso, dai ambas as empresas estarem a apostar em aquisicoes e por isso ambas estarem a ser muito discretas com isso. E mais, a retrocompatibilidade ser importante porque permite ofertas na Plus.

Na minha opiniao, a unica forma de a Sony conseguir combater isso, e lancando (e isto pode parecer um contra-senso), um hardware mais poderoso. Porque o hardware poderoso (para base a 1080p e outro para 4k com a mesma filosofia da Pro) e exclusivos a tirarem completo partido dele, concorrem com a estrategia da MS. Mais uma vez, dai exclusivos importarem. E que na guerra entre subscricao e consolas a diferenca esta nos exclusivos! Porque a verdade e so uma, enquanto a Sony nos da Days Gone, God of War, Death Stranding o que tiveste da MS foram Sea of Thieves sem nada para fazer la dentro, CRackdown 3 e os jogos mais recentes anunciados no XO19. Os jogos de maior valor chegam de 3 em 3 ou de 4 em 4 anos.

Brunoab
Visitante
Brunoab

Lembro do rumor que a MS cortou o cheque em branco do xbox.

Eu acho que eles não vão subsidiar por tanto tempo assim gamepass por 1 real.

Nem no Windows Phone eles duraram tempo suficiente subsidiando a plataforma para conseguirem quota de mercado, não vejo eles fazendo o mesmo para video game.

Os fã boys do xbox disseram que era mentira o corte do cheque em branco pq a MS lançou o xoneX e comprou uns estudios flopados de jogos lixo e por isso baratos, o que eu digo que o subsidio do xbox acabou, agora o xbox tem que andar com as proprias pernas.

Brunoab
Visitante
Brunoab

Isso já aconteceu no Outerworlds.

fizeram pra o xoneS e aumentaram a resolução para o xoneX

fizeram para o PS4 e aumentaram a resolução para o PS4 PRO.

resultado? melhor versão é no PS4 e PS4 PRO auhuhauhauha

E vc não falou no PIOR, a MS quer que os desenvolvedores façam o jogo para XoneS, xoneX, anaconda e scalett.

Imagine o salto geracional no xbox, com jogos tendo que fazer cutscene e outras gambiarras para rodar em HD enquanto no PS5 tudo vai ser feito de cara para usar o SSD.

AlexandreR
Visitante
AlexandreR

Já que estamos a falar da Xbox….
Dizem que a Xbox mais poderosa irá ter 12 TF e 16 Gb de ram, sendo 3 GF de ram para o software da consola.Temos estado preocupado com a lockhart que pode ser um travão para o salto geracional, e então os 13 Gb de ram para os jogos??
Desculpem me, mas parece muito pouco!
Eu estava a contar com um mínimo de 24 Gb de ram, acho que 16 é muito “justo”!

daniel
Visitante
daniel

Talvez o Mário possa explicar melhor, mas segundo rumores, um dos já vários benefícios que o ssd nvm2 trará é a alocação de parte de sua capacidade de armazenamento na “virtualização/complemento em memória ram, talvez por conta de sua altíssima velocidade isso seja possível, ai eu não sei direito kkk. Mas nesse mesmo rumor que fala dos 12 TF e 16gb do Anaconda cita algo relacionado a isso.

Shin
Visitante
Shin

4k é inútil para a maioria das pessoas e a razão é simples mesmo para aqueles que possui TVs 4k e conteúdo sub é bem escalado. É por isso que a Sony sabendo disso investiu no seu 4K uprendering.

4TF no Lockhart é muita coisa , 8x o Xbox One. As pessoas tem que parar de ver essa medida teórica como factual, rDNA rende 44% sobre Vega no mesmo Float. Xbox One X era 6TF mas um GFX7 nos seus registradores e Polaris na GPU. Isso leva RDNA GPU a pelo menos 70% de ganhos portanto, esses 4TF são como 7TF, quase 2x mais que o PS4pro. Isso faz Lockhart um dispositivo 4K para jogos dessa geração. Leve em conta que ele usa GDDR6 e esse clock sugere um chip baseado em Navi14, portanto é bem provavel que tenha barramento de 192 bits e bus de 336GB/s. Ele tem um SSD ligado a PCIe, e o acesso deve ser 1,5GB/s, isso significa que em 2 passos ele enche toda a memória reservada para textura que pode ser de até 4GB. A bola fora sa Microsoft é memória 12GB é pouco assim como 16GB é pouco para Anaconda mas partindo do ponto que serão jogos equivalentes aos atuais com Ray-Tracing faz sentido. Desenvolvedores passando problema com 12GB? Isso é o mesmo que dizer qhe eles passam problema com o One X, não faz sentido.

A estratégia da Microsoft com Lockhart não é os 1080p e sim substituir o One X por uma divisão mais barata e compatível com a nova geração. Eles oferecerão poder equivalente ao One X por menos de $399. Então será Lockhart dentro da disputa. Enquanto Anaconda é fora da disputa, será claro é mais para marcar presença em uma gama superior ao PS5.

Lockhart vai atrapalhar o PS5? Não! Vai ajudar. O PS5 vai ser 2x mais capaz, o que Lockhart roda a 30 PS5 roda a 60. Você não vera marketing sobre resolução das marcas mas sim sobre Ray-Tracing, no caso o Lockhart é nível Ray-Tracing Neon Noir por software e Anaconda e Nível Turing com aceleração de hardware.

O importante para essa geração é que os consoles sejam bons em Tessellation e o geometry assembler deve diminuir o número de testes aumentando o rendimento. Mais geometria, mais Shaders e portanto, personagens rasterizados de forma mais realista.

Lockhart também facilita a vida da Nintendo, a Nintendo pode lançar em um futuro próximo um Tegra muito próximo a Lockhart. Exemplo Tegra Xavier NX que é uma versão capada desse mesmo chip oferece até 1,5TF com 6TF de convergência. Um Tegra pós ampere de 7 ou 5nm Samsung com RTcores e DLA Cores dará a Nintendo compatibilidade com recursos nextgen. Aí até o PS5 vai passar sufoco.

Tim Sweeney outrora disse que para rodar Samaritan que foi, o primeiro demo com VXGI era necessário 2,5TF. Ele falou isso com base no hardware da GTX590 na época. Estamos longe disso, a questão é que VXGI é a base para o Ray-Tracing Híbrido que como diferença fundamental usa o Ray Casting para executar os testes de cada interseção por pixel, podemos entender que para 4K Ray-Tracing, 10TF é o recomendável, exatamente o que vemos de uma RTX2080.

Isso significa que Anaconda de 12TF é como uma RTX2080Ti? Eu duvido.

bruno
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bruno

O nome correcto, Shin, e 4K checkerboard rendering.

Sobre as tua contas, a ONE tem 1,3 Tflops, 8 vezes isso da 10,4 Tflops. Onde e que 4TFlops RDNA dao 10.4 Tflops GCN? Tanto quanto sei, tu tens somente um ganho ate 40% sobre a versao mais recente da Vega e apenas em rasterizacao pura e nao compute.

E vou recordar-te apenas que as estimativas em que te baseias sao todas tiradas no PC, onde o hardware nao e utilizado. Nas consolas a historia e outra – tens o hardware a ser utilizado ao maximo, com grande aposta no compute.

Sobre a memoria – e apenas expectavel que os SSD utilizados nas futuras consolas possam chegar a maiores velcidades que o permitido pelo PCIe. A Sony tinha uma patente sobre o assunto, foi publicado aqui neste site. O ponto e que podes ir a um maximo ate de 20 Gb/s so com alteracoes ao controlador.

Mais ainda, com HBCC teras uma gestao muito eficiente da memoria, e melhor, praticamente automatica.

Sobre as tuas consideracoes sobre a nova geracao a minha opiniao e que estas completamente errado. E o salto grafico?Tudo o que dizes e bonito… se os jogos forem o mesmo de hoje sem melhorias graficas nenhumas… Mas isso nao e o que se espera de uma nova geracao. E com melhorias graficas em cima… estamos a olhar para uma maquina na melhor das hipoteses a 1080p, mas que tera que servir de base a proxima geracao. E dai a duvida se efectivamente permitira o mesmo salto em grafismo que uma consola a 12 Tflops com 4K CBR.

Logo, e relembro que a natureza da lockhart e ainda um misterio completo, apesar de a lockhart ate poder ser uma especie de revisao da ONE X, que suportara certos jogos (algo que cai na visao de fim de geracoes – mas nao fim de lancamento de hardware), a duvida e: sera suficiente para aguentar a proxima geracao completamente?

O que e 6 TF de convergencia num chip tegra?

Fernando
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Fernando

Vamos fazer uma suposição, se os 4tflops RDNA 2 que é a arquitetura da próxima geração for superior em rendimento real aos 6tflops GCN 4 do Xbox One X, o lockhart é um tremendo acerto. É um console para 1440p e não 1080p. Para quem não sabe, a relação entre 1440p e 4k é a mesma do que 720p e 1080p, é mais de 2x, logo é praticamente a diferença de desempenho. Também devemos lembrar que tecnicas vancadas de anti aliasing e reconstrução temporal hoje fazem com que a resolução nativa não seja tão importante, e possivelmente para o consumidor comum em uma TV 4k simples, ele provavelmente não vai sentir que está vendo uma imagem de baixa qualidade, e para quem tem tv 1080p, ainda verá um jogo com supersampling, ou seja, altissima qualidade de imagem. Então, lockhart se bem executado é uma das melhores ideias que eu já vi, mas para ser bem executado, precisa ser capaz de lidar com a carga de CPU e do SSD tão bem quanto o console maior, e não tenho muitas duvidas de que pelo menos com o CPU isso será totalmente possível, e claro, ele não pode custar igual o PS5.

Agora o lockhart só vai limitar a geração se os jogos forem construídos visando 4K para ele, mas assim como penso que o Xbox One basico não limitou em nada a rockstar na hora de fazer o RDR2 espetacular no X, não acho quenum console com a mesma arquitetura, design e conjunto de recursos vai limitar alguma coisa.
E veja bem, a RTX2060 limita a RTX2080 em alguma coisa?

bruno
Visitante
bruno

Estas a partir de um pressuposto errado. E alias, ja aqui publicamente te queixaste de nao veres a X explorada ao maximo, por isso o que dizes ainda faz menos sentido.

A RTX 2060 atualmente nao limita a RTX 2080 porque ambas estao a rodar jogos desenhados para 1.8 Tfops 1080p. Logo, sendo ambas mais poderosas rodam o mesmo com efeitos extra.

Agora, quando fizeres um jogo que explore completamente a RTX 2080, se tiveres a obrigacao de rodar o jogo na 2060 entao podes apostar que vai limitar.

E o mesmo que se passou antes desta geracao ser lancada. Os GPUs das atuais consolas nao estavam limitados em nada pois todos os jogos estavam feitos com base na 360 e PS3. E ambas rodavam os mesmos jogos sem problemas. Mas depois comecaste a ver jogos feitos explorando ao maximo a maior quantidade de memoria e as outras unidades do GPU, jogos esses que nao rodam na 360 ou PS3. E nao achas que estes ficariam limitados?