Será que a PS5 é aquilo que aparenta? Há quem garanta que não!

As especificações da PS5 são conhecidas. Mas segundo o editor de notícias do website Kotaku, muitos criadores de software garantem que os Tflops não são tudo e que a PS5 é o hardware mais revolucionário dos últimos 20 anos.

As especificações da PS5 estão aí. E com excepção do seu SSD e sistema de som, a consola fica a perder em tudo para a Xbox série X. No entanto há várias pessoas da industria que garantem que a PS5 é muito mais do que aquilo que o olho mostra, e dizem-no mesmo depois de as especificações estarem conhecidas.

Quem garante isso é Jason Schreider, editor de notícias da Kotaku.

Eis o que ele refere:

JASON: …A outra coisa realmente interessante que aconteceu, foi que eles lançaram uma lista gigante de especificações técnicas, que o gamer hardcore genérico, que lê muitos foruns e o Reddit e o Twitter pode reunir e encurtar.

KIRK: Eles podem encurta-la apenas o suficiente para ter uma opinião super forte, mas não correctamente informada sobre o assunto.

JASON: Sim, exacto. O número que todos falam são os teraflops, que é a essencialmente associado à velocidade máxima que se pode tirar da placa. Acredito que tal significa operações de virgula flutuante por segundo. Daí que todos veem a lista de especificações e veem PS5 10,28 Tflops e Xbox série X, 12 Tflops. E então é, Meu Deus, a Xbox é mais poderosa que a PS5. Mas no entanto, as pessoas com quem tenho falado nos últimos meses, e mesmo nos últimos anos, que estão efectivamente a trabalhar com a Playstation basicamente dizem de forma unânime: Esta coisa é uma besta. Esta coisa é a peça de hardware mais fascinante que já vi. Há tantas coisas que são revolucionárias, tantas coisas por trás da cortina como ferramentas, APIs e todo o tipo de coisas que fogem à minha compreensão. É por isso que sou um repórter e não um engenheiro.

Mas o consenso geral é que estas coisas são ambas bastante poderosas e ambas muito similares em muitas coisas e que ambas fazem coisas diferentes de formas realmente porreiras: são ambas peças de engenharia extremamente impressionantes. Mas devido à forma como a Sony apresentou e publicitou a coisa, agora a narrativa é que a Xbox é mais poderosa que a Playstation, e penso que isso seja — talvez um erro fatal da parte da Sony nesta geração. Talvez tudo seja esquecido se a PS5 for mais barata, ou se tiver um conjunto assassino de jogos de lançamento, ou talvez nada disso importe em Novembro. Talvez as consolas nem saiam em Novembro. Mas agora é uma espalhanço após tantos anos de decisões acertadas da parte da Sony.

KIRK: Sim, também me questiono sobre isso, porque neste momento é uma questão de mensagem. A real questão para mim é quando as consolas vão sair, e se haverão jogos multi plataformas nelas,  porque normalmente penso que o número de Teraflops não é algo super importante, 12 contra 10, se tens grandes jogos nela, está ok. E escrevi isto no Kotaku quando as as últimas consolas foram lançadas. lembro-me de tentar articular isto com dificuldade de se enfiar uma linha numa agulha, ao dizer basicamente, sim, os gráficos não são tudo, mas na altura a PS4 tinha uma clara vantagem gráfica clara sobre a Xbox. Lembra-me do Battlefield 4 em ambos os sistemas, estava a 1080p numa consola e 900p na outra. Havia esta forma numérica de se dizer aqui tens o jogo a correr em ambas, e só conseguiram por a correr esta versão bem, mas não a outra.

JASON: Deixa-me ser preciso. O que estou a ouvir de pessoas que estão a trabalhar com estas coisas é que a Xbox não é significativamente mais poderosa que a Playstation, apesar do número de Teraflops, e que os Teraflops — pode ser uma medida útil de comparação de outras formas, mas na prática não é mais do que um limite de performance máximo, e há muitas coisas que podem aparecer entre o que estás a tentar obter e o que realmente podes fazer, ao ponto do GPU ter um número X de Flops que podem actuar, mas se o criador não lhes consegue aceder por qualquer motivo, então eles não importam, e há tantas variáveis que entram aqui.

Vendo o que interessa, essa é fundamentalmente a grande questão — Quando  Assassins Creed Kingdom, ou lá como se chama o Assassin’s Creed Vikings, sair este outono, presumivelmente, se esquecermos o Corona, ele sai para a Xbox série X e a Playstation 5 — Qual terá melhor aspecto, qual terá melhor resolução e fotogramas? Penso que não podemos ter uma resposta a essa questão pela folha de especificações, e esse é o ponto onde quero chegar.

Neste momento a Sony está a espalhar-se de tal maneira que nem falaram do que os jogos podem fazer com o que tem, devido às vantagens do SSD — Aquilo que ouço dos criadores é muito diferente do que vejo com a estratégia de Marketing da Sony, e isso baralha-me. Porque não quero parecer que ando a transportar água para a Sony dizendo “Não! Olhem antes para o que isto pode fazer”, quando eles estão a falhar de tal maneira em transmitir a mensagem. É frustrante de se ver.

MADDY: Os criadores de software acham que o SSD pode trazer grandes vantagens? Porque foi basicamente nisso que o Mark Cerny se centrou. ele falou sobre tirar fotos dos ouvidos das pessoas e isso é muito engraçado para mim, mas ele passou um bom tempo a falar sobre o SSD e como ele funciona, e eu mal entendo, pelas várias formas como o PS5 é apresentado – Ele faz o carregamento mais rápido dos jogos é a versão abreviada de tudo o que ele estava a dizer, para que você não precise ter um longo nível num elevador ou um caminho super-longo que permita o carregamento de duas áreas diferentes.

KIRK: É a morte dos níveis de elevadores.

JASON: Uma peça importante de contexto é que ambas as máquinas tem um SSD em vez do HDD que tinham no passado. Dai que isto – a questão dos menores tempos de carga, vão afectar todos os jogos de próxima geração. E penso que só por isso faz uma grande diferença. É importante ser claro. A Xbox é uma besta de uma máquina de vai fazer coisas incríveis. Penso que ambas as máquinas vão fazer coisas incríveis.

Estou a olhar para as notas que tirei quando falava com uma pessoa tecnicamente evoluída, e trabalha nestas coisas, e esta pessoa estava-me a dizer que vai ser difícil de se fazer marketing porque é difícil transmitir o que faz a diferença, como estamos a ver com o paleio do Mark Cerny a falar dele.

A velocidade do SSD da PS5 é significativamente mais elevado que o da Xbox, e penso que isso afecta mais do que apenas os tempos de carga. A forma que esta pessoa me estava a explicar, é que isto pode afectar a forma como os jogos são concebidos, porque se concebes um mundo aberto, deixas de te preocupar com algumas das restrições que tinhas no passado… O exemplo óbvio é algo como no Jedi fallen Order onde andas a arrastar-te em espaços, mas penso que vai para além disso, penso que é o tipo de coisas que os criadores tem de encarar de frente e falar sobre o assunto com temas como por exemplo, aqui está o que podemos fazer com este mundo aberto AAA gigante, agora que não temos o limite do CPU e do disco que tínhamos no passado. Penso que no fim, o facto de as pessoas estarem fixadas nos teraflops está a criar uma injustiça porque há muito mais do que isso.

KIRK: Espera, deixe-me questionar aqui por um segundo. Não achas que esse é o tipo de coisa sobre o qual as pessoas vão falar por um mês e depois mostram-se mais coisas e voltam a falar sobre a consola, etc etc?

JASON: Sim. Estou a falar do que acontece agora. Sim, 100%. Mas voltando ao que falávamos antes, o que vimos Xbox (apresentação) foi que a narrativa com que começas pode fazer uma grande diferença.

Isto vai levar a semanas e semanas de conversas sobre como a Xbox é a consola mais poderosa, e por aí fora. Mas entretanto, mesmo hoje, estou a receber mensagens de criadores que referem a pena que isso é –  A PS5 é superior em muitas outras coisas nas quais eles não estão a conseguir passar a mensagem, ou não podem ainda falar sobre isso. Ouvi pelo menos três pessoas diferentes no último par de horas desde que o Cerny falou, que me disseram, WOW, a PS5 é na realidade uma peça de hardware superior de muitas formas diferentes, apesar do que estamos a ver na folha de especificações

Dai que, de novo, sim, ainda há muito tempo para se falar disso, para todas as empresas que mandem mensagem e mostrarem jogos, mas penso que Sony falhou na mensagem do que vimos até agora.



Resumidamente, há muitos criadores que acreditam piamente que há pontos onde a PS5 é superior à Xbox série One. Pontos esses que não tornam a consola necessariamente melhor, mas mais revolucionária, podendo abrir portas até agora fechadas. O SSD e a sua velocidade é a chave para isso tudo, algo que se torna difícil de explicar uma vez que basicamente não há exemplos dado que esta é primeira vez que um sistema conta com um disco tão potente e dedicado a 100% para jogos.

Por outras palavras, a PS5 é uma consola diferente da Xbox série X. Mais diferente do que a PS4 era da Xbox onde a diferença era apenas nos Tflops. Aqui temos duas máquinas, ambas com pontos fortes e pontos fracos quando comparadas. Pontos fortes esses que vão dar cartas para os dois lados.

Nesse aspecto deixo uma mensagem de John Linneman da Digital Foundry que analisando as especificações, pensa exactamente o mesmo:



newest oldest
Notify of
bruno
Visitante
bruno

E do outro lado o Tom Warren a afirmar que a velocidade de relogio variavel pode dificultar a vida aos DEVs.

So o tempo o dira, mas uma coisa parece clara: a Sony levou o GPU aos limites. E ainda nao entendi porque.

Nesta altura do campeonato eu ainda acho incrivel o quanto a Sony esta a lidar mal com isto.

AlexandreR
Visitante
AlexandreR

Mas o relógio variável é uma opção que os Devs tem, só usam se quiserem. Eu se fosse a Sony tinha aumentado o número de CUs, mas teriam que redesenhar o sistema de arrefecimento

Shin
Visitante
Shin

Provavelmente Sony quis uma bolacha menor para atender a um número maior de consoles por ano.

Deto
Visitante
Deto

o Tom é um super fanboy da MS.

o Cerny disse que quedas de clock são minimas QUANDO um jogo que gira o cooler igual o HZD no MAPA do PS4 PRO aparecer…

Shin
Visitante
Shin

Instruções mais longas geram menos overhead da GPU levando a menor estrangulamento térmico e menor necessidade de queda. Desde Vega a AMD facilitou o monitoramento do comportamento das unidades computacionais, e isso deve está ainda melhor nos consoles.

Shin
Visitante
Shin

A Sony deve ter usado um bom CPU Cooling para diminuir o estrangulamento térmico. O Clock variável não inclui dificuldades no processo de desenvolvimento, pelo contrário a maioria dos jogos não precisam de todo o desempenho outros só precisam em certos momentos. Desenvolvedores podem criar perfis com base em cena. Cinematic usam em sua maioria GPU então de prioridade a ela, um Battlefield precisa de um balanço entre CPU e GPU, então deixe-os na média.

AlexandreR
Visitante
AlexandreR

Bem a consola é uma revolução e uma evolução, isso não ha dúvidas! O salto de gerações permite fazer se mais e retirar barreias que antes não era possível. A questão aqui é que a Xbox apresenta um GPU com melhor performance, e é de fácil comparação com a ps5 pela terminologia dos teraflops.
Mas temos que ter em atenção um aspeto, ambas podem eventualmente fornecer os mesmo tipo de gráficos, só que eventualmente a que tem o gpu mais fraco terá que diminuir a resolução para acompanhar a outra. Agora quando se fala na velocidade do SSD há uma clara vantagem por parte da Ps5. Ou seja por parte da Microsoft não há maneira de igualar a velocidade do SSD da consola concorrente

Shin
Visitante
Shin

É preciso colocar ambos lado a lado pra saber se tem melhor perfomance, ainda não foi revelado tudo do PS5, Cerny enrolou várias coisas.

Trevisan
Visitante
Trevisan

Parece que agora temos um molho secreto por parte da Sony. Resta saber se é verídico.

Shin
Visitante
Shin

Não acredito em molho secreto, o desempenho já está aí. Com certeza melhor que um PC atual com RX5700 e se Navi10 anda pau a pau com a RTX2080 nos PCs, o PS5 pode ter uma vantagem na sua API dedicada.
https://youtu.be/Cev1Cw5XlM4

Rui
Visitante
Rui

Revolucionária dizem eles esses 2 ou 3, os tais molhos secretos.

Quando falam em revolucionária vamos por partes.

Cpu: é um cpu normal amd que atinge os 3.5 ghz no best case scenario. Perde para a sx.

Gpu: é um gpu amd normal mas muito mais anímico que o da sx e mais uma vez atinge os 10.28 tf no best case scenario. Perde claramente para a sx.

Memoria: ambas tem o mesmo tamanho mas a sx usa a memória híbrida, com bem mais largura de banda mas com menos 3gb dessa memória face aos 13gb da ps5 supondo que 3gb da ps5 estao reservados ao os.
Penso que a sx tira vantagem aqui também.
Revolucionário nada.

Ssd: aqui sim o ponto forte (e fraco) e a grande revolução, mas nao so para a ps5 como também para a sx, o ssd da ps5 com os seus talvez 700 gb que dao para talvez 5 jogos AAA é de facto muito rapido para o atual e face a sx pode tornar a experiência e os loadings mais rápidos e naturais, todas as transições entre jogos por exemplo, em gameplay pode tirar vantagem em mundos abertos que sejam percorridos a muito alta velocidade mas de um modo geral nao esperem milagres do sistema de armazenamento para compensar os main components.
Aqui sim verdadeira revolução para as consolas.
Vitoria clara da ps5.

Som: tudo tretas de ambos.

Ray tracing: se tudo aponta que sejam soluções idênticas, mais uma revolução para ambas, mas mais uma vez a sx leva uma vantagem claríssima.

Conclusão na minha opinião para uma consola, nao existe grande revolução nem numa nem noutra o ssd vai ser talvez o maior diferenciador face ao passado (aqueles loadings de 2 horas no gtav eram chatos) e o ray tracing, mas esse vamos ver como funciona.

Mas pronto, molhos secretos? Venham eles.

bruno
Visitante
bruno

Muita coisa que escreves e nao tens nocao.

CPU: nao se sabe se e um CPU normal. Ou nao. E nao se sabe a performance dos mesmos com alguns a teroizarem que a configuracao na XsX pode ter comprometido a performance porque a MS devidiu os CCX da configuracao chiplet que tinha, podendo ter que dividir as caches (e isto sabe-se do raoo X ao chip que a MS divulgou. No caso da Sony nao e claro). Nao se sabe tb que optimizacoes foram feitas.

GPU:Claramente perde para a X, sim, em valores teoricos. GPU AMD normal? Nao se sabe! A Sony alias foi peremptoria nisto, ela costumizou o GPU. O GPU pode nao ser igual aqueles da AMD que cheguem ao mercado – devido por exemplo ao feature set, que a Sony quis manter igual entre as consolas.

RAM: nao ha vencedor claro. A MS tem 16 GB e a PS5 tem 16 GB. A MS tem 10 GB a 560 Gb/s, e 6 a 360 Gb/s. A PS5 tem 16 todos a 448 GB/S. Qual e a melhor? Nao se sabe.

SSD: falas completamente sem saberes. A apresentacao do Cerny foi peremptoria e a da MS tb. Vai permitir muita coisa, desde diminuicao do tamanho de ficheiros do jogo, libertacao de trabalho por parte dos DEVs (dai os elogios) e maneiras inovadoras de desenharem jogos. Ambas possuem SSD e em ambas haver evolucao. Mas a Sony foi clara neste aspeto, o SSD na PS5 esta desenhado para que a procura e carregamento ao disco seja instantaneo sem bottlenecks. NA XsX nao se sabe, mas sera melhor que o que existe atualmente sem duvida. Em que resulta esta diferenca? Demasiado cedo para se saber.

Tens grandes evolucoes face a geracao anterior em muita coisa. RT e SSD sao os mais obvios, mas tens muito mais desde FP16 e machine learning, muito mais CPU, e features graficas novas como primitive shaders. Tudo isto e o molho secreto.

E sobre o audio, falas sem teres nocao. O que foi descrito foi imersividade, como se o jogo fosse caapz de direccionar o som e fazer com que o escutes como estivesses no mundo do jogo. Ambas tb apostam nisto e a Sony tem apostado imenso e foi mais longe que os outros.

E eu disto nao tenho duvidas. O que tenho duvidas e se o GPU tem capacidade suficiente para entregar os 4K.

Rui
Visitante
Rui

Eu tudo o que falo tirando os bitaites é com conhecimento, eu componente a componente falei de um modo geral é obvio que nao sabemos tudo dai ter dado o meu parecer com o que se sabe.

Ja sei que existe varias inovações face ao passado mais que nao seja é uma arquitectura nova, mas limitei me aos componentes de uma forma geral.

Na ps5 nao se falou em vrs nem mlearning e o ray tracing foi super soft, foram 52 min em que cerca de metade foi a falar no ssd e ja sei que o ssd vai mudar algumas coisas, mas vai para os dois, e usando a analogia dos elevadores (que nem serao precisos secalhar, e eu ate gosto deles digo desde ja, nao vejo como o corte total dos tempos de pausa como algo super positivo,pessoalmente um elevador um loading mínimo a mim ate cai bem da para olhar pro telemóvel, etc etc etc) um elevador na ps5 vais estar la 2 segundos enquanto na sx vais estar la 4.5 ou se quiseres na ps5 nao vai haver ali um elevador e na sx vais ter um de 2.5 s.

Eu como fã da xbox e das consolas de mesa estou muito tranquilo neste momento, falta o factor chave para mim o preço e depois venham os comparativos da DF.

bruno
Visitante
bruno

Tudo o que falas tirando bitaites e com conhecimento? LOL! Entao para que falas os bitaites?

Tu falaste a mandar bitaites como mesmo admites, e agora vens dizer que tirando os bitaites e tudo com conhecimento? Ou se fala com conhecimento ou se manda bitaites Rui, nao podes ter os dois.

E mais uma vez, a tua explicacao do SSD demonstra mais uma vez que nao tens nocao do que escreves, porque apesar de a DF ja o ter explicado, Teres comentarios de DEvs a explicar-lo continuas a insistir na ideia dos loadings e a ignorar tudo o resto!

Rui
Visitante
Rui

Tens razão.

nETTo
Visitante
nETTo

Fator chave deve ser sempre os jogos

Por isso eu fico intrigado com os Caixistas, pra eles os jogos sempre estarão em terceiro plano, os TF e específicações técnicas são o mais atrativo.

A o preço é o segundo plano, esqueci de falar kkk

Rodrigo Silveira
Visitante
Rodrigo Silveira

Você fala como se a Microsoft não estivesse a fazer jogos; pelo contrário, está com o Xbox Game Studios em crescimento. Os jogos estão em primeiro plano, e 98% deles estão em ambos os consoles. E como fatores principais na decisão de compra, preço, custo-benefício, poder e até retrocompatibilidade estão na frente de exclusivos.

Shin
Visitante
Shin

Ambos terão bons resultados. Os consoles da próxima geração tem como característica a facilidade de recursos, então os jogos de ambas parecerão melhores. Acho que a MS aprendeu a lição e não deve ter coisas tão ruins como Crackdown 3 e a Sony tbm precisa melhorar sua capacidade de entregar jogos. Muitos games de PS4 demoraram tanto para ser entregue que ao chegar não pareciam tão espetaculares. Eu acho que na nova geração podemos ver leva de jogos novos a cada 2 ou 3 anos.

Não é o hardware que define qualidade de game, são as pessoas.

Shin
Visitante
Shin

Está lá pois Oberon/Gonzalo/Flute são o mesmo SoC, em testes do Github Flute apareceu com multi floats, eu não acho que a Sony dispensaria isso, já que podem acelerar vários recursos e a AMD foi bem clara no Whitepaper dizendo que versões posteriores a Navi10 teria tal recurso. Além disso ambos os consoles tem VCN2.5 então eles podem tratar o output da imagem com IA especializada, a Microsoft enfatizou na sua solução HDR, a Sony não.

Alexandre Oliveira
Visitante
Alexandre Oliveira

@ De acordo Bruno, mais uma vez o Rui fala de cor…

Shin
Visitante
Shin

Ambos sofreram penalidade no cache como toda serie 4000.

https://livedoor.blogimg.jp/bluejay01-review/imgs/8/6/86fc7f0d.jpg

Livio
Visitante
Livio

Parece que temos um dev de jogos de consoles!

Daniel Rodrigues Corrêa
Visitante
Daniel Rodrigues Corrêa

Rui tretas em razão de tf parecem desproporcionais pois o que realmente vale no final das contas é a experiencia que vale. Tenho um pc gamer que estou a fritar, ja quase o perco, mas enfim é um pc gamer que acredito na altura em que for lançado upgrades para ele vou sentir muito não poder fazer face as limitaçoes de hardware, nao em relação ao gpu, pois este tiro e compro outro. O que defendo, na realidade, e confesso que sempre defendi, mas por uma questão bem trivial escapou-me de avaliar, foi a usabilidade a experiencia de jogo, imersão completa. Quando esse assunto de TF veio com força na atual geração te confesso que fiquei ressabiado, pois nao sou um gamer hard, jogo por diversão, mas se falou tanto nesse assunto, inclusive aqui na PCMANIAS, sim sou leitor dessa época, que comprei o X meio desconfiado. Na geraçao passada gostava de comparar meu X360 com o PS3 do meu irmao, e nao foram poucas as vezes que observei gráficos ruins do ps3 em relação ao 360. Atualmente, confesso que nao me chama mais tanto atenção poderio gráfico pois adorei jogar no pc games ate esquecidos por mim da geração passada, mas o talvez dessa loga estoria, nem foi o jogar games graficamente um tanto defasados, mas o explorar o melhor desse mundo no ultra no pc e ver por exemplo, que mesmo com pc de topo rodo Crises no ultra com certo problemas, ou seja, sera o jogo que nao esta otimizado para placas atuais! O Anaconda será bárbaro em gráficos, isso nem tenho duvidas frete a todos os concorrente, mas com certeza a um preço mais caro. Vamos em frente sem polemicas, e vamos aproveitar que essa geração esta vindo com tudo Xcloud inclusive que tentei instalar via VPN, e fico ótimo para não dizer do gforce now. abç

Shin
Visitante
Shin

O CPU dos consoles tem uma penalidade em relação aos PCs por usarem apenas 4MB de cache L3, sendo comparado as versões Renoir de notebook.

A memória não é híbrida no XSX, ele tem 320bits no total ou seja 560GB/s usando GDDR6 14Gbps porém usa uma divisão 10+6 com chips de 2GB e 1GB. Por isso apenas a GPU pode enxergar 560GB, a CPU enxerga um endereço mais limitado de 336GB/s. Quando você quer fazer GPGPU ou permitir a GPU consultar diretamente o HUB I/O como por exemplo farejar dispositivos da Southbridge, a GPU acessa o endereço limitado. Então é uma escolha estranha, a Microsoft poderia ter escolhido 20GB e unificado os bancos, mas parece que existe uma limitação na arquitetura para isso.

João Magalhães
Visitante
João Magalhães

Vou resumir:O SSD no PS5 terá um papel também no desempenho….vai servir como Ram virtual e cachê de muitas maneiras…mas o papel dele é muito,muito diferente do que no XSX.Ele vai acelerar o sistema na entrega dos dados de muitas maneiras diferentes.

Shin
Visitante
Shin

É 2x melhor mas ambos são 20x melhor que o HDD, ambos representam ganhos excepcionais.

Lucas
Visitante
Lucas

Não sei to com um pé atras com esse Ray tracing, Demo da AMD não impressionou. to achando que isso vai ser igual o HDR que disseram que ia revolucionar e hoje ninguém nem fala mais sobre.

Deto
Visitante
Deto

pararam de fazer PROPAGANDA do HDR.

sobre o RT, não sei… Eu acho que o principal motivo para ele existir não tem nada haver com gráficos melhores ou mais realistas e sim deixar mais BARATO produzir jogos.

Assim como o SSD do PS5 foi feito tb para isso.

Shin
Visitante
Shin

A propaganda da Nvidia vendeu o Ray-Tracing como a maior novidade mas mesmo as Turing fazem isso muito mal em real time, deve lembrar que a propaganda da Nvidia foi para vender Quadro e o RTX foi despejado nas Geforce apenas por que os chips são idênticos.

Se olhar o DXR verá que a Microsoft está falando de AO Ray-Tracing principalmente, como já foi visto em Gears 5, ou indirect lights e reflexões. Ou seja, o RT dos consoles é muito inicial e os devs deve usar alguns recursos mais básicos.

Carlos
Visitante
Carlos

Apenas damage control.

Deto
Visitante
Deto

vc está fazendo controle de danos.

acuse os outros do que vc faz é uma tática bem velha já, o Trump usa… o Bolsonaro usa.

vc deve estar bem assustado de o sonho do “monstro” ter durado menos de 24h.

em 2021 já vai ter multiplataforma usando o SSD do PS5 de um jeito que vai parecer que o SX é geração passada com “200p” a mais de resolução segundo os DESENVOLVEDORES.

Rui
Visitante
Rui

O deto nem dorme de noite à procurar de info que confirmem o desejo dele.

Vendo as specs gerais (nao totais e finais) tenho a certeza que o phill ate treme cheio de medo!

Sr mario quanto as frequências, se um sistema tem frequências locked significa que vai correr sempre aquela frequência salvo alguma anomalia, do lado da ps5 gosto desta frase do deto “havera uma queda mínima ” ora num sistema que ja esta por baixo uma queda mínima ainda abre mais o fosso, mas pronto.

Posso estar enganado, eu agora espero e vou ter de esperar ainda muito os comparativos da DF e depois falamos.

Carlos
Visitante
Carlos

Assistiu a apresentação? A que é de 10%, logo 9.2tf.

Deto
Visitante
Deto

vc pode adicionar esse twitte tb?

Nelo jason fala que isso tb vem de developers THIRDs.

https://twitter.com/jasonschreier/status/1240712840853352448

“Yes, this is what I’ve heard from third-party devs”

então até o final de 2021 os multis vão ter diferenças que vão deixar o SX comendo poeira?

Sera que a Sony já garantiu comercialmente que os multis não vão ser capados no SSD do PS5 por causa do SX?

marcos
Visitante
marcos

Galera a passada de pano vai ser geral.
A questão é: O PS5 é ótimo e com certeza vou ter!
O problema é que o xbox é uma besta ( tem video de comparação e um pc a altura custaria $1600.
Ai vc tem uma empresa que compra 16 estudios e mesmo vc falando que não tem jogo, a probabilidade de sair vinho de pelomenos 3 ou 4 estudios é grande!
Todos os games saindo no gamepass por com uma rede robusta mais xcloud gratis.
Não tem como concorrer

Rodrigo
Visitante
Rodrigo

Serão duas consolas revolucionárias, um grande salto em comparação com o PS4 e o Xone. Mas no caso desse SSD da PS5, seria justo questionar quão verdadeiramente revolucionário é? A maior crítica aos consoles foram os HDs que eles usaram. O PC usa SSDs há muito tempo. Não vejo como essa nova arquitetura nos PCs é diferente. O uso dos SSDs no PC trouxe alguma grande revolução? Esses criadores que afirmam que a PS5 é superior a Séries X, será que eles não se referem a ferramentas, APIs mais maduras? Coisas que se o Xbox não tem, naturalmente vai ter acesso. Se esse SSD da PS5 vai fazer uma grande diferença, o do XBOX não vai fazer obviamente também?

Andrio
Visitante
Andrio

Não Sabia que o SSD do PS5 tinha DMA …

Lucas
Visitante
Lucas

Series X poderia chegar a 14.6 TF usando o clock variavel do PS5.

https://wccftech.com/sony-ps5-vs-xbox-series-x-analysis/

Deto
Visitante
Deto

Esse site parece ser um bom fake news.

não basta dizer que o PS5 é 9TF, tem que falar que “então se for verdade que o PS4 é 10TF o SX é 14TF”

Rodrigo
Visitante
Rodrigo

A Microsoft Montou no Séries X uma unidade de SSD NVMe personalizada. Você deveria preparar um artigo Mário, explicando essas personalizações, em comparação com a solução da Sony, porque você tem um bom conhecimento dessas coisa. Por exemplo o artigo de revelação do Xbox da Eurogamer fala de APIs de software e o hardware personalizado integrados no SoC, o sistema Velocity Architecture, o bloco de descompressão de hardware que foi empregado, esse novo sistema de compressão chamado BCPack, adaptado ao Texturas de GPU, o DirectStorage, e essa nova técnica Sampler Feedback Streaming – SFS, tudo isso ligado a unidade de armazenamento. É muita coisa interessante.

Shin
Visitante
Shin

Ambos os consoles tem Smartshift é uma tecnologia embutida em Renoir onde as GPUs Lite pode ter seu clock diminuído da mesma forma que as Max Q da Nvidia. A Sony falou disso para justificar o Clock alto, a Microsoft não.

A diferença? Desenvolvedores podem criar seu plano de desempenho no PS5, no XSX quem faz isso é o OS pois no modo jogo o clock é o estipulado pela Microsoft.

Não torna as coisas muito diferente do modo portátil do Switch.

bruno
Visitante
bruno

Obrigado Shin! Finalmente alguém que explica como funciona a questão do clock variavel na PS5 e os efeitos nos jogos.

Shin
Visitante
Shin

Esse é um bom review para entender o comportamento de Navi10 em Overclock de 2.2GHz. O interessante é que nesse clock a GPU não alcança o mesmo clock da RTX2080 mas alcança uma estabilidade média superior.

https://www.igorslab.de/ungefesselt-radeon-rx-5700-xt-auf-ueber-22-ghz-uebertaktet-break-the-limits-mit-den-neuen-softpowerplaytables-fuer-die-rx-5700-und-rx-5700-xt/2/

Como o PS5 usa um processo de fabricação superior e ganha melhorias de série RDNA2, é possível supor um resultado melhor.

bruno
Visitante
bruno

Obrigado pelo link!

Vitor PG
Visitante
Vitor PG

Tem fanboy do xbox contando vantagem por causa de 1,5 tflop a mais, enquanto o SSD do PS5 esse sim é significativamente maior q do xbox, podem ter certeza q os melhores gráficos da geração serão os do PS5, foco do xbox é jogo barato de baixo investimento para dar de mendigaria no serviço porco deles

Felipe Leite
Visitante
Felipe Leite

Mário estava cá a pensar…
Posso estar a falar uma grande asneira mas…
Vamos ver se consigo explicar meus pensamentos : os desenvolvedores estão extremamente satisfeitos por que dizem que a PS5 da um leque de novas possibilidades,correto?
Talvez com isso o que queiram dizer é que na óptica do desenvolvedor é muito mais fácil de programar devido a falta de um gargalo.
Não li em nenhum lado sobre superioridade ou nada perto disso.
Se eu fosse um pedreiro, antes gostava de construir uma casa térrea com 5 quartos do que uma com dois andares e 3 quartos em cada andar.
Será que me fiz entender?
A casa térrea é muito mais fácil e rápida de construir, mas a de dois andares sempre terá mais quartos.
No meu raciocínio esse é o panorama.

Rodrigo Silveira
Visitante
Rodrigo Silveira

Na prática o PS5 pode funcionar até com menos do que os 9.2 TF que alguns rumores indicavam, podendo chegar até a 8.4 TF na frequência variável de 1.8 GHz. E parece que há uma diferença na aplicação do raytracing por hardware, que no PS5 estaria alocado na GPU enquanto no XSX estaria em separado, prejudicando a performance do console da Sony quando em uso.
https://wccftech.com/sony-ps5-vs-xbox-series-x-analysis/

Fernando Medeiros
Visitante
Fernando Medeiros

De repente vou ter que concordar com os mil graus da vida, pra que criam GPU e CPU? Deveriam criar mais SSDs, é a solução de tudo…

A Sony encontrou sua ESRAM para se apoiar. De repente ter o SSD mais rápido é a revolução e toda a otimização que a Microsoft fez, incluindo criar uma API pro Storage, um hardware de descompressão dedicado e até dar um nome pra arquitetura toda personalizada, não é nada…

O SSD do PS5 é uma peça maravilhosa de engenharia, mas o sistema deve ser equilibrado como um todo e até o momento temos 0 demonstrações e comparativos do que o console faz e muito controle de danos.
Pelo lado da MS temos um trailer espetacular de Hellblade 2 renderizado no console, e uma demo de Gears 5 que com uma semana de trabalho no port, sem qualquer otimização específica, roda ao nivel da RTX 2080TI e o dev espera ir até 120fps no MP.

Minha opinião é a de que a arquitetura do XSX tem capacidades pra compensar o SSD, e só vai gastar mais RAM, essa que já existe no sistema que tem dois pools de memória, ganhando em largura de banda do PS5. E o VRS patenteado da Microsoft também vai ajudar a economizar tanto no poder de GPU quanto no uso de memória.

É engraçado como as pessoas falam como se o PS5 fosse desenvolvido por um arquiteto magnífico e o XSX fosse montado com peças de prateleiras igual um PC. Existe toda uma grande entrevista técnica com diversas explicações sobre o console pelos engenheiros, esta disponível na Eurogamer e é cheia de ótimas informações do por que escolheram o que escolheram, igual houve com o Xbox One X, o S e o Xbox One Fat.

O tempo passa e sempre voltamos pro mesmo lugar

Playstation – peças customizadas pelos deuses da engeharia, a sony inventou a arquitetura, api de aceaso ao metal

Xbox – peças de PCs convencionais, directx, windows, a Microsoft não sabe customizar

Quando as diferenças começaram a aparecer, a culpa serão dos devs preguiçosos, só os estudios da sony sabem fazer jogo…

É cansativo.

João Silva
Visitante
João Silva

Fernando compartilho seu sentimento.

E tenha uma certeza se o hardware fosse totalmente ao contrário jamais encontraria essas “análises” por aqui ou comentários gigantescos alegando um só componente ser mais importante do que tudo que a Microsoft construiu.

O fato é que a Microsoft criou uma obra prima sim e merece todos os créditos por isso e a Sony fez sim um console incrível que vai fazer seus exclusivos continuarem a ser verdadeiras obras de arte mais SIM ELE É INFERIOR AO XBOX SX pode ser uma verdade dura de engolir mais é real.

nETTo
Visitante
nETTo

Na vrd Xbox mais poderosos que PS sempre existiram

Xbox era 3x melhor que o PS2
Xbox 360 era pareo duro com o PS3, e bem melhor de se fazer os jogos (teve 90% de multiplataformas melhores nele)
One X é bem melhor que o PS4 Pro

Não sei de onde vc tirar este devaneios kkk

Sempre ouveram Xbox com hardware melhores, nem por isso todos eles foram destaques de suas gerações

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Então está tudo do mesmo tamanho Fernando. Em todos os anos que aqui estou tenho visto você sempre com argumentos de que tudo na Sony é ruim e tudo na MS é bom. Qual é a diferença, nem importa. Você se incomoda demais com isso.

bruno
Visitante
bruno

Não é o mesmo Fernando.

Deto
Visitante
Deto

ah, nada com nada, apaga ai. nem vale a pena.

ele nem tem argumento, parece mais um desabafo pq a narrativa não é mais “somente TF importa” e passou para “tem gente dizendo que 100% de SSD é melhor que 20% de TF”

a minha opinião é que 100% de SSD vai fazer um mundo de diferença a mais que 20% de TF a +

João Magalhães
Visitante
João Magalhães

Uma coisa está começando a ficar clara!O SSD no PS5 não parece um paleio ou algo em resposta ao XSX,parece algo muito complexo e que levou muito tempo para ser planejado e envolvem todas as facetas do console,e por isso conseções em outras áreas,porque foi feito de forma conciente.

Sony deve acreditar que vai revolucionar e realmente mudar a cara dos jogos com sua abordagem,do que apenas ter 20 ou 30% a mais de GPU.Esse SSD e o que pode também trazer de benefícios para o sistema pode ser uma besta!Assim como para a criatividade dos desenvolvedores…e de diferentes formas incluindo a nível visual.

Deto
Visitante
Deto

O SSD do PS5 tem DMA e é acessado como se fosse memoria RAM, limitado até ~9gbps, mas é como memória RAM.

outra coisa, TODOS os 16GB de RAM vão ser para jogos. Pq? pq o SO do PS5 fica no SSD já que ele é “igual RAM”

nETTo
Visitante
nETTo

Não foi revelado todas as especificações do PS5 no meu entender, lembro que de forma similar no anuncio do PS4 Pro não foi dito ali que ele tinha memória auxiliar de 1gb pro sistema.

teria o PS5 memória dedicada ao sistema afim de liberar os 16gb somente pra jogos?