Será que a Sony ou a Nintendo vao suportar tambem o Cross Play – Na realidade… sempre o suportaram!

Crossplay

É curioso como a Microsoft que sempre foi contra o Cross Play de um momento para o outro vira a sua política e passa a imagem de inovadora. E agora em todos os websites surge a questão do título deste artigo, como se as restantes plataformas já não fizessem o mesmo desde à bastante tempo. Mas o mais caricato é que a Microsoft faz uma carta aberta a convidar quem já suportava a situação… a juntar-se a eles!

Apesar de nem sempre aparecer pelos melhores motivos, a Microsoft gosta muito de ser constantemente badalada nos media, motivo pelo qual estão constantemente a surgir notícias sobre a empresa quando das outras quase nem se ouve falar.

A realidade é que a Microsoft desde já à algum tempo que aparenta andar completamente aos papeis. Apesar de ter anunciado em finais de Janeiro a criação de uma plataforma universal baseada no Windows 10, ainda um mês antes, em Dezembro de 2015, a empresa negava aos programadores de Rocket League a possibilidade de implementarem o Cross Play entre a Xbox One e o PC. Uma atitude pouco congruente com a decisão que apareceu um mês depois!

Mas mesmo com a nova decisão de trazer os jogos Xbox One para PC, tornou-se necessário passar mais de um mês adicional para que surjisse a notícia de que este jogo, que sempre pretendeu este tipo de suporte, o tenha passado a ter.

Apesar de neste caso, tal como em muitos outros, a decisão ser para o melhor, estranha-se estas mudanças radicais de políticas, viragens a 180 graus no rumo tomado, e que ocorrem subitamente em curtos prazos de tempo, e que, infelizmente, se tornaram comuns na Microsoft nos últimos anos.

É impossível criticar o anuncio de que o Cross Play passará a ser uma realidade universal. Porque isso são excelentes notícias! No entanto é no mínimo curioso (para não dizer caricato) como na carta aberta escrita e em todos os websites na internet a coisa aparece discutida como sendo algo de revolucionário ou algum tipo de novidade, convidando os outros a participar quando todas as plataformas já suportam a característica à imenso tempo. Aliás a Microsoft era mesmo a única que não o fazia!

Temos exemplos na concorrente mais próxima da Xbox One: Rocket League na PS4 sempre suportou o cross play com o PC. E há outros exemplos que podem ser dados de cabeça como o War Thunder ou mesmo o Final Fantasy XIV que até suportava cross Play na PlayStation 3. Mas há mais, como o DC Universe, o Street Fighter, Daybreak, Portal, Warframe e outros. Sim, não são todos os títulos, mas convêm perceber-se que não há exatamente só vantagens neste tipo de situações, como veremos mais à frente. Para além do mais, a Microsoft tambem não está a referir, pelo menos de forma clara, que tal passará a acontecer com todos os títulos da Xbox One.

Curiosamente War Thunder, um exclusivo consola da PS4 não existe na Xbox One por um único motivo. O facto de a Microsoft não suportar o Cross Play. Essa é uma realidade que a Gaijin Entertainement deu a conhecer. E o mesmo se passa com o Final Fantasy XIV!

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (18)

  1. A razão é óbvia.

    Em primeiro porque a concorrência lhes está a dar uma coça nas vendas e porque finalmente se apercebeu que o seu negócio é o PC e que foi para o PC e por causa do PC que criou a Xbox.

    Em segundo, a questão que devemos perguntar é: o Live já existe desde a Xbox Original… Porque é que ao longo da última década, a Microsoft não fez nada nesse sentido (quando a própria Sony, a atrasadinha que se limitou a seguir atrás, já o fazia?)

    Òbvio: porque o live era pago e muitos carneirinhos foram atrás tornando a sua exclusividade uma fonte de receita. Além disso, a exclusividade do live era exclusividade da plataforma, logo mais vendas e uma razão extra para adquirir a consola…

    Mas esta geração a coisa foi diferente: não conseguiram esmagar a Sony nas consolas (pelo contrário, aliás), e com o Steam a relembrar a MS do que realmente devia estar a fazer, chegou à birlhante conclusão que o que lhe interessa é a abertura do PC e não o fecho da consola.

    Sobretudo porque com a concorrência a vender sem parar e sem nada que lhe faça mossa, agora até lhes interessa a “abertura” da rede a outras companhias, porque assim é menos uma razão para as pessoas comprarem a PS4…

  2. A MS acredito esta a mudar a politica devido ao seu anuncio de jogos via W10 e X box One.
    Torna partidas em aberto via Cross Play não vejo como algo de uma empresa que esteja a se desesperar como alguns comentários visa a dizer, vamos ser sensatos ao analisar isso com alguma base.
    Q a Sony já faz isso com PC e Vita já é de conhecimento, porem ai que se encaixa uma visão que estou a não gostar muito da ideia.
    A Sony melhorou muito a PSN mais ainda não me sinto totalmente estável com ela, e inegável que o sistema da Live é ainda um sistema melhor que PSN como eles vao fazer para integrar estas duas redes?
    Não vou gostar de jogar minha PS4 com alguém que possa estar em vantagem com One e PC, seria meio que injusto meu ponto de vista. Porem ao contrario que cita nosso amigo acima se chama visão de mercado e não medo se sempre vamos falar de quantidades meu caro teremos que situar o lucro fundamentos assim não leva há uma discussão saudadevel, vamos menos de preferencia e mais de sensatez no artigo que alias esta ótimo.

    • Concordo contigo, Janaína! Creio que a MS está querendo mobilizar o mercado fazendo o pedido publicamente a Sony. E uma coisa que a MS tem melhor do que a Sony é a estrutura de rede, com isso, não sei se os consumidores do one levariam alguma vantagem sobre os consumidores do ps4 como eu. Mário, tem como nos explicar?

      • O pedido da Microsoft não é à Sony. É a todas as plataformas.
        O que a Microsoft pretende é Cross Play. E o Cross Play não é algo que seja exclusivo seu. Logo não é liquido que os servidores, especialmente de terceiros, fiquem alojados na infra-estrutura de qualquer dos detentores de plataformas.

        Aliás, até defendo que não devem de estar, para que ninguem possa alegar que o seu serviço é nuclear para a situação, uma vez que é algo que é de todos.

    • Gostaria de saber de onde vem essa ideia de que a PSN é pior que a live, pois eu tenho os dois consoles e sinceramente não vejo diferença alguma nas duas redes, as taxas de download de jogos são iguais e quando jogo online rola de boa nas duas, pra mim isso é papo de pessoas que gostam só de xbox e ficam se vangloriando que a Live e muito melhor que a PSN, coisa que hj em dia quando nos referimos o online dos dois consoles (PS4/Xone) não retrata a verdade, o mário mesmo já deu aqui o relato de que pra ele não existe diferença na qualidade das redes online.

      PS1: O pior de tudo é que esse meu comentário é justamente pra responder pessoas que só tem uma plataforma. O resto é papinho de fanboy, “há minha rede online é melhor”.
      Também concordo que a estrutura de rede da mic seja melhor que a da sony, enfim, isso no final pelo menos aqui em casa não se traduz em diferenças.

      • Quando elas funcionam, elas são iguais. A questão é a disponibilidade do serviço. Infinitamente melhor no Xbox. Mesmo quando a Microsoft divulga que estão com problemas nos status da Live, dificilmente ela para de funcionar totalmente. O contrário já foi averiguado muitas vezes na PSN.
        Mas quando ela está funcionando, é igual a live.
        A questão de disponibilidade não é de se estranhar, a Microsoft é a número 2 do mundo em cloud atualmente, perdendo apenas para a Amazon em estrutura serviços e disponibilidade mas a caminho de alcanca-la, sendo essa divisão hoje à maior fonte de receitas da empresa e mesmo tendo entrado nesse mercado a pouco mais de 5 anos.

      • No dia que a PSN for melhor que a live isso vai ser noticiado com certeza papo de fanboy existe aos montes meu caro.

      • Na qualidade elas são idênticas. Tenho as duas e não há diferenças significativas a assinalar. Mas a Microsoft tem uma estrutura de rede superior, isso é um facto. A Sony não tem nada que se compare à Azure.

  3. Na minha opinião acho que foi uma jogada suja da parte da Microsoft para ficar bem na fotografia, eram a ovelha negra e agora passaram a santinhos, que cinismo.

    Se de facto queriam cross-play com a PS4, tinham em primeiro lugar falado com a Sony, e depois faziam um anuncio, mas em vez disso, foram com paleio cinico para os media, com o intuito de deixar a concorrência mal vista.
    Obviamente que só podiam ter levado com a resposta da praxe, e não me admiro nada que a Sony recuse, e não os censuro.

    Microsoft no seu melhor.

    • http://www.eurogamer.pt/articles/2016-03-18-rumor-ps4-mais-poderosa-4k

      Se isso for verdade, espero um posicionamento radical de sua parte.

      • Como disse, não acredito! O que deve estar em causa é isto:
        http://www.inquisitr.com/2666427/ps4-and-xbox-one-netflix-4k-streaming-movie-videos-require-a-xbone-or-playstation-4-update-in-2016/
        O resto…serão os misterxmedia da vida.
        Mas se não for… e isto não for para ser lançado só daqui a 2 anos… ohoh… A Sony então é bem pior do que a Microsoft… Porque o faz pela calada!

      • Falta a parte do ser verdade. Nós sabemos que a Microsoft anunciou planos nesse sentido…

        Mas isto pode ser qualquer coisa. Desde o upgrade que o Mário disse, até testes com processadores para a eventual PS5, o que não significa que será lançada já já, mas apenas que a Sony está a estudar alternativas para o futuro (o que não é novidade nenhuma, considerando que a geração já tem dois anos e no caso da PS3, a equipa não parou e nem um ano após o lançamento já foi noticiado que Ken Kutaragi já estava a pensar na sucessora e mesmo Mark Cerny o admitiu recentemente que já em 2007 se olhou para alternativas).

        Se realmente for verdade, é péssimo, mas acho que a Sony tirou uma lição importante da geração passada e da longevidade da PS2. Seria uma grande estupidez fazer isto agora.

      • @Fernando

        Fica aqui o copy/paste do meu coment sobre esse assunto:

        ”A sério, ás vezes acho que o pessoal não pensa, a cabeça deve ser um acessório atrelado ao pescoço.
        Então quer dizer, a PS4 como a conhecemos é um sucesso estrondoso, está a caminhar a passos largos para se vir a tornar na consola mais vendida de todos os tempos, e agora a Sony ia desfragmentar não só a sua user base actual, como a futura, seria uma absoluto suicidio.

        O mais engraçado é ver pessoal já a fazer planos de trocas e mais não sei quê, vocês também são como os vossos bisavós que se vestiam bem para ver TV?
        Mas vocês não pensam?
        Não têm a minima noção das tremendas implicações de tal decisão?”

        E acrescento mais, se a Sony de facto fizesse isso, o corte era de facto radical, era o que faltava andar a comprar consolas de 2 em 2 anos, se financeiramente seria impensável para mim, a nível de principios muito menos.

        Não sou como tu que hoje diz uma coisa e amanhã já diz outra, os meus valores e principios não mudam de acordo com o sabor do vento.

        • Me mostre onde eu disse uma coisa e depois disse outra ou cite qual o assunto.
          Seus princípios são estranhos, comprar um produto do qual não gosta para se sentir na autoridade de hatear pela internet por exemplo.

          • Não foi à muito tempo em que apontei N coisas que previas e acreditavas e depois acabou por se tornar outra coisa com a opinião a mudar convenientemente, disso-to tudo num comentário que ficou literalmente sem resposta, e como não gosto de me repetir não vou estar a bater na mesma tecla, porque sei que leste, e calaste-te.

            Quanto a comprar um produto para hatear pela net fora, há quem faça pior, há quem use o produto na casa do primo e sem conhecimento de causa ande pela net a hatear.
            Claramente confundes as coisas, tenho mais que fazer do que andar a gastar dinheiro com o intuito de difamação, posso não gostar nada de Microsoft, e com razão, achar a XO uma consola mediocre mas ainda assim gostar dos seus jogos, porque são eles que contam, e tive que a comprar a quem a vende porque só lá é que existem, quer dizer, existiam, porque agora vai tudo para o PC, só que nem eu nem ninguém sonhava com isso à uns meses atrás, senão garanto-te que não a tinha comprado, nem eu nem muita gente, mas lá tiveram que omitir isso, senão a XO tinha poucas mais unidades vendidas que a Wii U, aliás, quem devia ter o U no nome nem era a consola da Nintendo, irónico no minimo…

  4. Microsoft forçou a barra mesmo enviando cartas, eu lembro que sempre foi contra e agora da uma de boa samaritana.
    Sera que é possível, Croos play de Smite já que vai lançar para PS4 também , seria interessante, só não sei se jogar esse jogo com rato e teclado teria muita vantagem..

    Em relação a live e psn, entrei para o mundo da Xbox live depois que lançou Gears 3, antes de assinar a live vi que a psn era gratuita, só não migrei para um PS3 porque já tinha o Xbox e porque queria muito o Gears 3.

    PSN agora é paga por causa da live e isso não é bom, eu não tenho um PS4 por questões monetárias, PSN e a live custando muito caro a assinatura, fica ainda mais impossível eu ter dois consoles da mesma geração..

    • Karneiro… não te deixes levar pelo que vais lendo, mesmo que dito por mim. Eu aqui dou notícias e comento o estado da industria, e por vezes elas podem dar a entender situações que não são a minha opinião no global.
      A Xbox 360 é uma consola extraordinária e totalmente ao nível da PS4. Pode ter uma diferença aqui e ali, mas nada que me leve a dizer que seja por aí que se deva justificar abdicar-se dos jogos que se gosta.
      Agora ultimamente a Microsoft tem é andado a fazer coisas que vão levando cada vez mais as pessoas a perder argumentos para a escolha da sua consola. Isso já me preocupa, mas para já… a qualidade e os jogos ainda estão lá!

  5. O Cross play é interessante, mas vão ter que estudar muito bem isso aí, ainda mais com PC participando… Imagina num FPS, uma pessoa no PC correndo o game a 120 fps, num monitor 120hz, mais mouse e teclado…Não vai dar certo… Pra funcionar, o tipo de jogo vai ter que ser pensado nessas diferenças…Se o cross play ficar no One e PS4, aí sim fica mais equilibrado pra qualquer tipo de jogo…

Os comentarios estao fechados.