Serão as consolas de nova geração capazes de competir com os PCs actuais?

Convenhamos. As consolas de nova geração são, à superfície, PCs de gama baixa-média, nada capazes de competir com os actuais topo de gama. Se é assim desde já, como será que estas consolas se safarão no futuro?

Com PCs actualmente no mercado que são capazes de esmagar completamente as performances das consolas de nova geração há que questionar sobre o futuro destas. Mas será que há razões para tal?

Bem, na realidade a situação não é bem assim. Já explicamos aqui que a arquitectura da PS4 é revolucionaria (algo que não se aplica da mesma forma à arquitectura da Xbox One que se revela mais tradicional e conservadora), mas na realidade as grandes vantagens das consolas não advêm só dai.

As consolas são hardware fixo e imutável ao longo dos anos. Esse é o motivo pelo qual os programadores ao longo dos anos rapidamente conhecem os seus pontos fortes e as suas fraquezas, conseguindo dessa forma explorar o hardware ao seu máximo. Diga-se aliás que as consolas são as grandes responsáveis pela optimização do software ao restringir os recursos dos programadores que são assim obrigados a superar-se.

Mas a questão é que em fase nenhuma da história as consolas, quando do seu lançamento, eram superiores aos PCs existentes e lançados no mesmo ano. E no entanto, a nível de jogos, o que vimos sair das consolas foi algo que nunca vimos ser conseguido do hardware dos PCs existentes na altura do seu lançamento.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Para provar o nosso ponto vamos usar dois exemplos. Um first person shooter e um jogo de corridas automóveis, comparando o hardware dos PCs e consolas e os resultados do software.

Playstation 2 : Lançada em 2000

Consola

Processador proprietário Risc a 300 Mhz
Placa gráfica proprietária Emotion Engine
Memória RAM de 32 MB
Memória Video de 4 MB.

PC’s

Processador: Intel Pentium 3 entre 500 a 1 GHz
Placa gráfica:  Geforce 2
Memória:  128 a 256 MB
Memória Vídeo entre 16 a 32 MB.

First Person Shooters

Se nos poderosos PCs de 2000 o melhor que se fazia era Counter Strike

cs

cs2

Na muito menos poderosa PS2, o que de melhor se conseguiu tirar do seu Hardware foi Black.

black

black2

Jogos de corridas automóveis

Se nos poderosos PCs da altura F1 2000 era aclamado como o melhor jogo de carros de sempre

f120001 f120002

Na menos poderosa PS2 o que obtivemos foi Gran Turismo 4

gt41 gt42

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Playstation 3 : Lançada em 2006

Consola

Processador proprietário Cell a 3 GHz
Placa gráfica baseada em Nvidia 78xx
Memória RAM de 512 MB partilhada.

PC’s

Processador: Intel Core 2 Duo a aprox 2 Ghz
Placa gráfica:  Geforce série 8xxx
Memória:  1 a 2 GB de RAM
Memória Vídeo 512 MB.

First Person Shooters

Em 2006 um grande FPS foi lançado, tendo conquistado um grande número de Fans. Falamos de Battlefield 2.

bf21 bf22

Na muito menos poderosa PS3, em 2012 vimos a mesma a correr Battlefield 3, algo que apenas os PCs topo de gama de 2006 conseguiam ainda fazer, e com resultado muito abaixo do oferecido pela menos potente PS3.

bf31 bf32

Jogos de corridas automóveis

Em 2006 Need for Speed Carbon era um expoente máximo de corridas para PC.

 carb1 carb2

Na menos poderosa PS3 tivemos direito a Gran Turismo 5, sendo que a versão 6 sai ainda este ano, melhorada e para esta mesma consola.

 gt51 gt52 gt53

Pelo exposto, se és dos cépticos que acredita que o teu PC topo de gama te vai valer daqui a 6 anos, altura em que a PS4 estará a mostrar aquilo que é efectivamente capaz, desengana-te. Nessa altura terás investido num novo PC de 1500 euros e mesmo nesse o que vai ver não será assim tão superior ao que a PS4 de 150 euros (preço na altura) te vai mostrar.

Nota: Imagens obtidas aleatoriamente mediante pesquisa no Google.

Publicidade

Posts Relacionados