Servidores de Gran Turismo Sports estiveram em baixo, e a causa foi… incomum!

O grande fluxo de pessoas que acederam em simultâneo a Gran Turismo Sports causou um fluxo de tráfego bastante acima do normal nos servidores no período de Natal. O que se passou daí para a frente foi algo curioso e mesmo caricato!

Se te tentaste ligar aos servidores de Gran Turismo nos dias de natal certamente percebeste que estes estavam em baixo, impossibilitando os utilizadores de correr online e gravar o seu progresso. Uma situação nada desejável num jogo que depende da internet para funcionar plenamente.

A questão está agora resolvida e uma explicação foi dada. E ela não só é relacionada com uma situação incomum, como chega mesmo a ser caricata!

A parte caricata é que Yamauchi da Poliphony veio dizer num tweet que não sabia o que se estava a passar, uma vez que os servidores estavam ligados e a funcionar. Mas curiosamente… os jogadores não se conseguiam ligar e como consequência os servidores estavam vazios!

A este tweet seguiu-se outro onde Yamauchi referia que acreditava que o problema estava nos servidores da PSN que estavam a rejeitar a autenticação de início de GT Sports.



E tal veio a confirmar-se!

O que se passou então para que isto acontecesse?

Ao que é relatado tudo se deveu a um fluxo completamente anormal de pessoas aos servidores de GT Sports. um número que não só era recorde, como ultrapassava em muito a média de ligações normais ao jogo que este estava a experimentar nos últimos tempos.

Ora a PSN já foi hackada em tempos, e como tal esta possui medidas de segurança automatizadas, quer para evitar novos hacks, quer para evitar que a rede caia. E o relatado como sendo o que aconteceu foi o sistema considerou este fluxo anormal de tráfego como um possível ataque DDoS. A consequência automatizada foi que as ligações aos servidores começaram a ser rejeitadas.

É realmente uma situação que dá o que pensar. Porque das duas uma, ou os servidores da PSN são extremamente sensíveis, ou o GT Sports vendeu realmente bastante bem no período do Natal!