Sony anunciou a Playstation Classica

Seguindo a moda de outras consolas, eis uma re-edição da primeira Playstation, com vinte jogos.

A Sony anunciou o lançamento da PlayStation®Classic, uma consola em miniatura com o aspecto da Playstation original, e que traz 20 jogos pré-carregados, que será lançada a 3 de Dezembro no Japão, América do Norte e Europa. O preço anunciado será de 99 euros.

A data escolhida não foi casual pois foi a 3 de Dezembro de 1994 que a consola original foi lançada no Japão, tendo sido das consolas que mais impacto tiveram até hoje na industria dos videojogos.

A nova consola será igual, mas de dimensões reduzidas, sendo 45% mais reduzida no que toca aos lados, e 80% menor em volume.



Sabe-se que nos 20 jogos teremos Final Fantasy® VII (SQUARE ENIX Co., LTD.), Jumping Flash! (SIE), R4 RIDGE RACER TYPE 4Tekken 3 (BANDAI NAMCO Entertainment Inc.), e Wild Arms (SIE), mas os restantes não foram divulgados. Esperemos que os exclusivos Sony apareçam todos aqui, bem como jogos para dois jogadores, uma vez que a consola suportará dois controladores.

A consola terá ligação HDMI e será alimentada por USB, não havendo informação sobre se será possível carregar jogos externos.

Numa nota paralela, esta consola surge na onda de sucesso de re-edições de consolas clássicas Nintendo, Sega, Atari, etc. Não deixa porém de soar a um oportunismo da Sony, uma vez que, ao contrário do que acontece com a Nintendo, Sega e Atari, os jogos para esta consola, podiam, e deviar, ser acessíveis pela PS4, por retrocompatibilidade, uma vez que não existem claramente impedimentos técnicos para tal.

Relembrando as frases da própria Sony, esta disse em tempos algo como: “No one cares about backwards compatibility or old games”. Mas agora a 99 euros, a empresa pensa de forma diferente!

E claro, como seria lógico, a Microsoft comentou da seguinte forma: