Sony apagou dos seus foruns queixas de clientes da PS4 Pro face a problemas com as suas TVs 4K

Os clientes queixavam-se das TVs da Sony, com as acusações a repartirem-se entre mau suporte às TVs e à consola. E a Sony apagou tudo!

Os forums em questão eram relativos à TV4K Sony Bravia x930D, e os o tópico foi apagado quando os utilizadores convergiram na opinião que as TVs eram as causadoras dos problemas de alto Input Lag quando ligadas à PS4 Pro. Tal piorava a qualidade do jogo, mas era especialmente fulcral em questões de jogos multi jogador onde os possuidores destas TVs ficavam claramente em desvantagem.

Claramente um caso onde a escolha da TV não se revelou a mais acertada para as capacidades das consolas!

O tópico em questão  tinha já mais de 90 páginas e foi abruptamente terminado pela moderação do fórum quando as queixas de suporte à TV e à PS4 Pro acabaram por convergir no real problema, o elevado input Lag da TV que obrigava a que o visualizado no ecrã após a acção do utilizador fosse lenta.

Como se compreende esta situação prejudica tremendamente o jogo ao diminuir a capacidade de reflexos, mas é especialmente fulcral em jogos online onde a necessidade de se visualizar o mais rapidamente possível a reacção do adversário é mais importante. E com este atraso na visualização do que realmente está a acontecer, o Input Lag é uma severa desvantagem!

Publicidade

Retomando o nosso artigo

A situação foi registada e foi iniciada uma discussão no reddit sobre o assunto. Mas a Sony não parou por aí e todos os links que apontavam, para os threads ou backups dos mesmos foram igualmente apagados.

A TV em causa custa entre os 1500 e os 2000 dólares nas variantes de 55 e 65 polegadas. Em inícios de Novembro a mesma teve um patch para reduzir o input lag, mas pelos vistos tal não foi suficiente!

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (20)

  1. A ultima vez que comprei uma tv da sony foi quando ainda era de tubo. depois no LCD apareceram concorrentes com tvs melhores e mais baratas ai não comprei mais nada da sony.

    Mario, não sei se é no meu PC mas as vezes quando to navegando no seu site as vezes da umas piscadas de imagem, e só acontece no seu site. oque sera?

    • Não sei o que se passa. O website não tem absolutamente nenhum código de refrescamento. Aliás o website é do mais limpo que consegues encontrar na net. Com excepção do código que impede o copy paste, o website só tem umas linhas de código para inserção da publicidade nos locais devidos (infelizmente a pub da google por vezes tem popups em dispositivos móveis que alertam de virus inexistentes e são dificeis de fechar. É triste que a Google não controle mais a situação, mas tenho de viver com isso pois preciso do pouco que essa pub dá para pagar os custos do website, e as restantes alternativas são demasiadamente intrusivas para o leitor).
      Ah sim, tenho tambem umas linhas de código que fazem com que as imagens só carreguem se o utilizador as colocar no ecrã, evitando assim que os leitores façam tráfego desnecessário.
      Acredita que, salvo algum hack, dificilmente encontras código mais limpo na internet.

  2. Uma TV absurdamente cara que simplesmente não serve…
    Não teria sido melhor esperar o ano que vem para lançar um console 4K?
    Os dispositivos disponíveis para aproveitar a tecnologia ainda não são bons o bastante para uma experiência completa. O 4K oferece uma vantagem mas não é o fim do mundo ficar sem. O Pior é pegar o 4K e não poder aproveitar o HDR, embora ainda seja melhor ter um deles do que nenhum, mas mesmo assim penso que não vale a pena ter um produto e não poder aproveitá-lo 100%.

  3. OFF Topic:

    Alguém ouviu ou leu alguma coisa sobre isso?

    https://pbs.twimg.com/media/CzAkPhRWQAAnYq2.jpg

    • Sabendo agora por você

      • Pesquisei algo sobre. QUase nenhuma informação sobre o assunto na Web, apenas que o perfil do Twitter que postou a foto foi deletado e a imagem foi vazada no Reddit hoje.
        Seria um iminente anúncio da continuação de Ryse?
        Particularmente, eu até gostaria, acho que se for bem explorada, a continuação poderia ser um ótimo jogo.

        • Knack 2 está a porta, porque não dar uma chance a Ryse também né, álias a poucos dias atrás também foi dito que o universo de The Order ainda vai ser explorado pela Sony porém não vai mais ficar a cargo do estudio do primeiro, todo jogo merece uma segunda chance.

          • O Knack foi surpresa pra mim… O The Order eu já me manifestei a favor de que o universo fosse melhorado. Assim como Ryse, tem potencial para sair coisas bem melhores que os primeiros jogos.
            Mesmo que não sejam fenômenos de vendas, também não dão prejuízo.
            E nos dias de hoje, onde Halo não vende mais o que vendia, apesar de dar lucro, e algum esclusivo Sony também vende bem abaixo do esperado, ainda sim dando lucro, qualquer exclusivo vendendo mais de 1 milhão de cópias é vitória, e ambos passaram disso.

        • Muito boa imagem… Até porque a captura parece ser vinda de uma… Scorpio.
          Olha para as letras à frente de Xbox. Apesar de estarem cortadas, nota-se o que parece ser um S e um C.
          Jogo de lançamento? Exclusivo?

          • Se o que tem ali é Xbox Scorpio, deve ser fake por que difícilmente o console vai se chamar Scorpio.
            Eu tenho minhas duvidas sobre o C na frente do S. Uma frase dizendo que o trailer foi capturado em um Xbox One S pareceria mais credível. Até por que, mesmo que a Microsoft venha a utilizar o nome Scorpio, não teria por que ter um teaser assim antes de realmente mostrar o console.
            Só especulação, eu gostaria que fosse real, e que o envolvimento do Scorpio nisso fosse só para dizerem que lá ele roda em 4K.
            Mas de repente, a Microsof pode estar prestes a anunciar um evento para revelar definitivamene o Scorpio e Ryse é um jogo de lançamento.
            Essa última hipótese até faria algum sentido, com PS4 Pro lançado, uma boa estratégia seria revelar logo as especificações finais do Scorpio e sair mostrando um monte de jogos novos enquanto o povo ainda um pouco confuso sobre as últimas movimentacoes do Playstation. Se deixar para falarem daqui a 6 meses, o público já terá absorvido melhor a idéia do PS4 Pro e vai em sua maioria ignorar o Scorpio.
            Com The Last of Us 2 anunciado, eu diria que a Microsoft tem no máximo dois meses pra se mexer e não destruir o lançamento da sua maior aposta.

          • Agora sobre o Scorpio ter jogos exclusivos, acho que não vai acontecer.
            Minha visão sobre a Microsoft nos próximos anos é que o Scorpio será o console dos jogos do One em 4K e quando sair a proxima geracao, ele ocupará o lugar do One sendo um console 1080p.
            O Scorpio dedicado a jogos 1080p certamente pareceria um console de próxima geração, mas eu penso que a próxima geração vai obrigatoriamente rodar tudo em 4K.
            Não acha que faz algum sentido?

          • A consola chama-se Scorpio… e vai-se chamar Scorpio até ter outro nome. Daí que a aparecer algo será Xbox Scorpio.

  4. [OFF – Mas está relacionado]

    Shuhei Yoshida – “Precisamos de mais tempo para analisar a situação, mas parece que mais pessoas que compram a PS4 pela primeira vez, estão a optar pela PS4 Pro. Penso que está a ter maior procura do que antecipado. Em muitos mercados está esgotada.”

    É óbvio, quem não tem PS4 e vai comprar claro que vai optar pelo Pro! Mas isso vale no mercado Europeu e norte americano, no Brasil o PS4 slim é R$800,00 mais barato ou aproximadamente U$200,00 se fosse fazer uma conversão direta.

  5. [OFF]

    Mário só agora percebi que a configuração de imagem da minha TV estava errada e só percebi ao jogar a demo do RE7 quase a meia noite e com as luzes do quarto apagadas.

    Quando fiz uma pausa no jogo percebi que o plano de fundo que era para ser preto estava quase cinza, então configurei pelo menos o brilho, contraste e algumas opções que afetam a cor preta na tela de pausa do RE7 demo(configuração de brilho do jogo estava no modo default – pela metade).

    Tenho uma Sony KDL-50W805B de 2014 e antes que me chamem de Sonysta digo qual foi o motivo pelo qual comprei a TV. Em 2014 eu tinha PS3, PS4, HT, Xbox360, PC desktop e notebook, todos com conexão HDMI, ou seja 6 equipamentos, mas reduzia para 4 pois o PS4 e PS3 eram(ainda são) ligados no HT, mas a antiga TV tinha somente 3 entradas e tinha raiva em ter que ir até a TV para desconectar o HDMI de um aparelho e conectar outro. Então no final de 2014 ao realizar uma pesquisa a única TV disponível com 4 entradas HDMI era essa Sony e de quebra as conexões de video composto e vídeo componente eram separadas. Resolvi comprá-la após saber que na época esse modelo era um dos melhores com baixo input lag e também pelas qualificações positivas da imagem. Hoje tenho um problema adicional, com a compra do One agora tenho 5 cabos HDMI para uma tv com 4 entradas!!

    Voltando para o assunto principal deste meu comentário!

    Após configurar o nível de preto fui para a “XMB” do PS4 comecei a alterar as outras opções com atenção nas mínimas diferenças que surgiam na imagem, então gostaria de saber uma opinião de vcs, embora minha TV seja diferente da utilizada em um artigo anterior (LG) acho que dá para ter uma noção, abaixo listo os ajustes:

    + Seleção de cena = Game
    + Modo imagem [Game-Padrão, Game-Original] = Game-Padrão
    + Backlight [0 – 10] = 6
    + Contraste [0 – 100] = 100
    + Brilho [0 – 100] = 50
    + Cor [0 – 100] = 60
    + Matiz = 0
    + Temperatura de Cor [Padrão, Fria, Quente 1 , Quente 2] = Padrão
    + Nitidez [0 – 100] = 60
    + Reality Creation [Não, Manual, Auto] = Auto **Ajusta os detalhes finos e os ruídos para obter imagens realísticas
    + Graduação Suave = Não **Cria graduações suaves para reduzir falsos contornos em superfícies planas
    + Motionflow = Não * Se ligar a imagem escurece e fica cintilando **Refina imagens em movimento

    ++++ Ajustes Avançados ++++
    + Corretor de Preto [Não, Baixo, Médio, Alta] = Alta **Reforça o preto em imagens para um maior contraste
    + Adv. Contrast Enhancer [Não, Baixo, Médio, Alta] = Não ** Ajusta automaticamente o contraste baseado no brilho da imagem
    + Gamma = 0
    + Limitador Automático de Luz[Não, Baixo, Médio, Alta] = Não ** Controla a luz de fundo para reduzir o brilho excessivo em cenas claras
    + Clear White [Não, Baixo, Alta]= Baixo **Enfatiza o branco da imagem
    + Live Color = Alta **Torna as cores mais vivas
    + Aumento do Nível de Detalhes [Não, Baixo, Médio, Alta] = Alta **Aumenta os detalhes da imagem
    + Aperfeiçoador de Borda [Não, Baixo, Médio, Alta] = Não **aumenta a borda da imagem

    ** Opção de equilíbrio de Branco com todas sub-opções(Ganho RGB e polarização RGB) em zero
    ** opções disponíveis para a cena do tipo Game.

    Posso tirar fotos com as diferenças nos ajustes no período da noite pq não teria os reflexos das janelas do meu quarto.

    Quais opções poderiam aumentar o tempo de resposta da TV?

    • Duas coisas.
      A One não aumenta o uso de HDMIs pois podes ligar outra coisa a ela que ela tem HDMI in e faz pass through.
      Não te sei dizer o que na tua TV aumenta o input lag. Mas se por defeito escolheres o modo de jogo todos os pós processamentos que criam lag estão desligados e/ou inacessíveis.
      Por isso, comparando com outros modos podes perceber quais são.

      • Uma boa ideia, vou ligar o X360 no One!

        O modo Game desliga e deixa inacessíveis outras opções que não foram listadas acima.

        Rodei aquele vídeo do youtube (The World in HDR) pelo PS4 e achei a imagem muito boa.

        A munha dúvida era se o Reality Creation e o Aumento do nível de detalhes poderiam influenciar, mas vou pesquisar.

        Deixei a imagem com mais detalhes possíveis mas vi uns contra pontos e vou tirar uma fotos para verem.

        • Evita essas opções. Pelo nome parecem pós processamentos. Mas nada como experimentar.

          • Só mais uma dúvida, essas opções que citei são ajustadas por padrão em “Auto”(Reality Creation)
            e “Baixo” (Aumento do nível de detalhes) mesmo em modo Game. Será que por ter essas opções já ajustadas de fábrica o input lag é afetado?

            Não sei se é porque tenho hipermetropia que gosto de uma imagem o mais nítida e com detalhes possível e ambas as opções acima alteram o detalhe e a nitidez, quando eu as desabilito para mim a imagem fica fosca.

            Outras informações com ajustes padrões que desabilito:
            ** Graduação Suave é ajustada por padrão em “Baixo”. Essa opção é um estilo anti aliasing.
            ** Aperfeiçoador de borda também é ajustado por padrão para “Médio”.

          • A graduação deves por off. E o aperfeiçoador de bordas idealmente também. São pós processamento!.
            Eis o que dizem num fórum como recomendado para jogos (nota que isto é algo genérico para as TVs Sony e pode mudar de caso para caso). Isto é o recomendado para o input lag mais baixo e não para a melhor imagem. Depois deves mexer de acordo com o que a rua TV permite vendo se o resultado final é afectado em termos de lag.

            Mode: Game
            Backlight: Min
            Picture: Max
            Brightness: 51
            Color: 60
            Hue: R1
            Sharpness: 50
            Noise Reduction: Off
            MPEG Noise Reduction: Off
            Dot Noise Reduction: Off
            Reality Creation: Off
            Resolution: Min
            Noise Filtering: Min
            Smooth Gradation: Off
            Motion flow: Off
            Cinemotion: Off

            Advanced

            Black Corrector: Low
            Adv. Contrast Enhancer: Off
            Gamma: -1
            Clear White: Off
            Live Color: Off
            White Balance: Default
            Edge Enhancer: Off
            Skin Naturalizer: Off
            Display Speed Preference: On

            If your Tv hás low input lag you should set Reality Creation to Auto. It doesn’t affect input lag much but drastically improves the picture.

          • Graduação suave e aperfeiçoador de bordas de costume eu desabilito.

            A configuração genérica que você colocou não é muito diferente das configurações para Game.

            E o final diz o que falei anteriormente, ao ajustar o Reality Creation a imagem melhora, ficando mais nítida e consequentemente exibindo mais detalhes.

            Fiz o ajuste também na porta HDMI do One(Deixo as configurações separadas por porta e não configuração comum).

            Obrigado pelas dicas!

Os comentarios estao fechados.