Sony apresenta prejuízos adicionais. Divisão Vaio e Blu-Ray são os principais motivos.

A Sony vai apresentar prejuízos adicionais. E desta vez os motivos são algo inesperados.

Sony loses

Apesar de a Playstation 4 ser dos produtos da Sony melhor sucedidos de sempre, a empresa não conseguiu ainda sair do vermelho, e vais apresentar mais um trimestre com prejuízos. Mas curiosamente os motivos para os adicionais 254 milhões de dólares de prejuízo são algo inesperados.

O primeiro factor de prejuízo é a recém vendida divisão de portáteis Vaio, e que a Sony mantém até Maio. A saída do negócio está a custar mais à Sony do que o previsto uma vez que a notícia da venda da divisão basicamente estagnou a venda destes portáteis, acumulando os prejuízos, uma situação não contabilizada pela Sony mas que, diga-se de passagem, seria completamente espectável (japoneses optimistas?).

O segundo factor é o Blu-Ray e o facto que o mercado está cada vez menos dependente do mesmo, havendo contracção da procura pelo media

Publicidade

Retomando o nosso artigo

A realidade é que um Blu-Ray está a morrer a um ritmo superior ao expectável. As vantagens do media são muitas, mas os downloads e a venda digital estão a contrair o mercado.

O grande problema não é a eventual morte do Blu-Ray, mas o facto que o media nunca chegou a arrancar a um ritmo que substituísse o DVD:

– Nas consolas até à bem pouco tempo apenas a PS3 o possuía, e agora apenas podemos acrescentar à lista a Xbox One.
– No mercado de filmes os leitores BD vendem a ritmos comparativamente baixos, sendo o maior mercado destes filmes os clientes que igualmente possuem consolas.
– No mercado PC o DVD continua rei e senhor, tendo o Blu-Ray falhado completamente a sua integração, e se para PC até se consegue arranjar leitores/gravadores, para Mac, tal não existe sequer.

A consequência é que, independentemente das qualidades inegáveis do BD, o mesmo não tomou o mercado do DVD. Se o mercado fosse todo ele seu, o problema não se colocava, mas a realidade é que o BD nunca se implementou completamente, a actual contracção existente na procura do media está a fazer-se reflectir de forma clara.

São certamente más notícias para a Sony onde a única divisão que apresenta lucros é basicamente a Sony Computer Entertainment, a divisão da Playstation 4 e que actualmente bate recordes de vendas mundiais.

Fonte: TheVerge

Publicidade

Posts Relacionados