Sony ataca Microsoft. PS4 também terá TV, e num serviço mais completo.

Se a Microsoft quer uma consola igual à da Sony, a Sony também quer uma consola igual à da Microsoft. E agora ambas terão serviços TV.

ps4box

É curioso como Sony e Microsoft querem igualar as funcionalidades, serviços e funcionamento das suas consolas. Estando a batalha do hardware ganha pela Sony, e sendo a qualidade de uma consola definida por muito mais do que o mero hardware, as empresas tentam agora ganhar no campo dos serviços, software e funcionalidades.

O curioso é a diferença de estratégias. Onde uma empresa, para igualar a outra, corta nas características de software e funcionalidades da sua consola, a outra aumenta as características conhecidas da sua consola com o mesmo objectivo.

Se isto é algo aparentemente bom para a Sony, há que se ver até que ponto o será efectivamente. Afinal, apesar de a frase de cima poder parecer pejorativa para a Microsoft, a realidade é que esta é a empresa que se está mover na direcção daquilo que o público já demonstrou querer, ao passo que a Sony é quem se está a afastar da linha que tanta popularidade criou. E caso a componente consola sofra, as reacções não deixarão de existir.



Eis então que se sabe que a Sony também quer TV na sua PS4. Mas o que quer é bastante superior ao oferecido pela Microsoft na sua consola.

A Sony chegou a acordo com a Viacom para a transmissão dos seus canais de TV em video transmitido por stream via internet.



A Xbox One não terá TV, na realidade o que a Box faz é apenas a colocação em overlay do seu conteúdo sobre a emissão TV de um serviço cabo qualquer. Não deixa contudo de ser apenas uma layer. Já o modelo da Sony poderá igualmente colocar informação sua sobre a emissão, mas terá a emissão contida na consola.

Quer isto dizer que utilizadores de TV digital, mesmo que com internet, não poderão usufruir das benesses TV da Xbox One. Aliás mesmo os clientes de cabo estarão limitadas aos canais que o operador cabo oferece e a XBox suporta. Já na PS4 todos poderão ter acesso ao seu serviço TV apenas pelo facto de possuírem internet, e todos os canais ali incluídos são suportados pelos serviços extra da consola.

Este é um modelo que ameaça inclusive as operadoras cabo.

A Viacom possui canais como a MTV, Comedy Central, VH1 e o Nickelodeon, sendo que certamente nesta fase a oferta não é assim tão larga e atractiva como isso, mas a TimeWarner e a Disney estão já em negociações para entrarem igualmente no pacote, e com a Disney a possuir a ESPN, o maior canal de desporto Norte-Americano, um sucesso nesta parceria poderia ser um grande trunfo para a Sony.

O serviço PlaystationTV foi registado em Junho e será lançado com a consola. Sendo um serviço web a Playstation TV não fica limitada aos canais existentes em cada pais e que poderão ser acrescentados localmente. Afinal canais como os da Viacom são do gosto de todos, e com uma possibilidade de cada canal poder ser adquirido em avulso criando cada utilizador o seu próprio pacote e não ficando preso aos existentes criados pelos operadores e cheios de canais que se pagam mas que ninguém quer e ninguém vê, o serviço poderá ter pernas para vingar.

A nível de preços, o serviço da Xbox requer um serviço TV pago à parte + internet + subscrição Gold. O serviço Sony requer internet + pagamento do serviço, não devendo requerer adesão à PSN+.

O serviço deverá igualmente ser disponibilizado na PS3.



Posts Relacionados