Sony contrata Corrine Yu para a Naughty Dog, e dá baixa de peso à Microsoft.

Para muitos o nome de Corrine Yu poderá não dizer muito. Mas certamente dirá para a Microsoft! E depois de lerem este artigo perceberão que esta jovem é apenas uma das maiores cabeças a nível de programação mundial, com um curriculo invejável. E abandona a 343 Studios da Microsoft para ir trabalhar para a Naughty Dog.

CorrinneYuReikyu

Corrine Yu foi considerada recentemente das mulheres mais influentes do mundo da programação 3D, e possui um currículo invejável.

Yu começou a sua carreira como programadora de Elite com King’s Quest da já extinta Sierra para o Apple II, tendo criado o seu próprio motor 3D que vendeu a várias empresas.

Ela programou para a criação do API de rasterização QuickDraw 3D e no jogo Zombie.



Mais tarde criou o motor usado pelo jogo Spec Ops.

Em Novembro de 1997 foi contratada pela Ion Storm onde trabalhou no jogo Anachronox e serviu como Directora de Tecnologia. Ainda nesse estúdio foi responsável pelo código de base de QUAKE 2 e de todos os jogos que usaram esse motor.

Em 1998 abandonou a Ion Storm e tornou-se na programadora Tecnológica Principal da 3D Realms.

Trabalhou ainda como Directora de Tecnologia da Gearbox Software, criadores de Brother in Arms e Bortherlands para a PS3, Xbox 360 e PC.

Trabalhou ainda intensamente no motor Unreal Engine da Epic com ênfase nas questões de luz, sombras e física.

Yu foi uma das criadoras do Advisory Board do Direct 3D, a componente 3D do DirectX da Microsoft, e trabalhou para a Nvidia em simulações de GPUs e na criação do CUDA.

Em 2008 foi contratada pela Microsoft Studios como Arquitecta de Motor Principal onde pela 343 Industries trabalhou no motor de Halo da Bungee onde alterou questões de iluminação, animação facial e desenvolveu uma nova tecnologia que foi aplicada ao motor de Halo 4. Neste jogo Yu trabalhou em novas técnicas de iluminação, e inventou novos algoritmos de radiosidade que a Microsoft patenteou.

Outras passagens incluem a  Intel, IBM, a Apogee e a SISGRAPH onde é membro do comité de desenvolvimento de jogos.

Como vêem, um currículo que poucas pessoas na industria possuem.

Yu foi agora contratada pela Naughty Dog para programar na Playstation 4.

Nas únicas palavras conhecidas desde que abandonou a programação Xbox One na 343 Industries, YU referiu o seguinte:

corrine1

twittercorrinne

Para quem não percebe, eis a tradução:

Court: Benvinda à vizinhança

Corrine: Obrigada. Estou a adorar programar gráficos na PS4. Não quero mais Windows 8. Tão feliz!

Milad Darbani: Qual é exactamente o teu problema com o Windows 8? Ah e parabéns!

Corrine: O grafismo na PS4 não fica apoiado no cimo de pesadas Layers de sistema operativo Windows ou drivers de GPU. Estou excitada como programadora de pedal a fundo.

Esta é sem dúvida uma grande perda para a Microsoft, pois poucas pessoas, homens ou mulheres possuem um currículo destes.



Posts Relacionados