Sony do Reino Unido confirma velocidade de relógio do CPU da PS4.

A Sony UK postou no seu Google Plus informação que confirma a velocidade do CPU da PS4. E vem mais uma vez provar que há algo adicional no hardware da PS4!

PS4-Box-Content

A Sony UK postou o seguinte no seu Google Plus:




 

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Esta informação vem confirmar que o CPU da PS4 corre efectivamente 1.6 Ghz, vindo igualmente ajudar a comprovar que a PS4 possui qualquer tipo de tecnologia que lhe permite melhorar as performances do seu CPU.

Sabendo-se da existência de mais 150 Mhz no CPU da Xbox One, igualmente um Jaguar com 8 núcleos, a vantagem de performances perante esta realidade teria forçosamente de estar do lado da Xbox One.

No entanto, sempre houve rumores de que tal não iria acontecer. O que se referia era que PS4 utilizava a tecnologia Full HSA, mais conhecida como hUMA, e que permitia eliminar a 100% os problemas com a latência da GDDR5 junto do CPU, fazendo-o então beneficiar das maiores velocidades de relógio das mesmas e obter um aproveitamento maior. Esta tecnologia foi confirmada como existente por várias fontes, inclusive por Mark Diana da AMD. No entanto a AMD veio posteriormente lançar poeira para o ar, lançando a confusão sobre esta situação, uma vez que os contratos que possui com a Microsoft e a Sony impedem a revelação total da tecnologia aplicada.

Ora caso esta tecnologia se confirmasse como existente o CPU da PS4 teria um trunfo do seu lado que lhe permitiria recuperar a diferença que a Xbox One apresenta.

Apesar de nada ter sido alguma vez confirmado, eis que surgem declarações controversas de um programador a referir que era possível extrair-se mais do CPU da PS4 do que do da Xbox One. E com uma diferença de 150 Mhz a favor da Xbox One, tal só seria possível caso a tecnologia hUMA que foi sempre referida nos rumores como presente na PS4, estivesse efectivamente implementada.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Posteriormente um novo dado surge e que volta a deitar lenha para a fogueira no que toca a este ponto. Um benchmark de geração de texturas exclusivamente por CPU vem mostrar que o CPU da PS4 consegue ser mais rápido do que a Xbox One, levando mais uma vez a acreditar que a tecnologia hUMA estará efectivamente presente na PS4.

Mais recentemente surge um novo dado nesse sentido. Os programadores do célebre descodificador video Bink apresentam um benchmark em que comparam a descodificação video 4K (3840×2160), quer apenas usado o CPU, quer usando o GPU, num PC, uma PS4 e uma XBox One, e os resultados são os seguintes:

  • PC (2.8Ghz Core i5 com 4 núcleos e gráfica AMD R9 290x): CPU: 1.3 ms.  GPU: 1.4 ms.
  • PS4: CPU 2.3 ms. GPU: 1.6 ms.
  • Xbox: CPU 2.3 ms. GPU: 2.3 ms.

E o que se vê? O processador da PS4 revela-se tão eficiente como o da Xbox One, apesar de ter 150 Mhz de diferença na sua velocidade.

Ora aqui temos mais uma vez uma prova que algo está a melhorar as performances do CPU da PS4, compensando os 150 Mhz de diferença, o que mais uma vez leva a acreditar que o rumores nunca confirmados pela Sony de que a tecnologia hUMA está aplicada à consola, são verdadeiros.

Recorde-se mais uma vez que a Sony faz parte da fundação que criou este tecnologia, e apesar de não querermos concluir aquilo que não é oficialmente confirmado, a realidade é que os dados que parecem comprovar essa situação acumulam-se cada vez mais, o que a ser verdade confirmaria a nossa teoria de Outubro de 2013 de que o APU da PS4 poderá ser um Beema.

Afinal se não for assim, e sendo os CPUs supostamente idênticos, como se justifica que o CPU da PS4 consiga compensar 150 Mhz?

Publicidade

Posts Relacionados