Sony está a criar um novo estúdio para desenvolver jogos para as suas consolas?

Seria mais um estúdio que ficará em San Diego. Mas não confundir com a Sony San Diego pois este estúdio estará a ser construído de raiz!

Como a Sony deu a entender, ela planeia daqui para a frente, “focar-se” na produção de exclusivos, fortalecendo o seu fornecimento de exclusivos Playstation.

Esta é uma notícia que nos passou na altura, mas que se revela sempre válida pois ela dá a entender, a Sony já está a dar os primeiros passos nesse sentido, pois uma abertura de postos de trabalho refere claramente que está a ser criada uma nova equipa de desenvolvimento de videojogos em colaboração com o seu Visual Arts Service Group (VASG).

Para quem não conhece, a VASG especializa-se em capturas de movimento, e trabalha em colaboração com várias equipas first party da Sony, em jogos como Death Stranding, Uncharted, God of War, etc. Ao que tudo indica esta nova equipa trabalhará com o VASG numa relação de proximidade, estando desde já a trabalhar num jogo.

A parte mais interessante de toda a história é que a listagem com a abertura dos postos de trabalho referem que os candidatos devem ter tendência para jogos na terceira pessoa. Refere ainda que irão, para além da VASG, trabalhar em “colaboração” com um “grande estúdio de desenvolvimento da Sony”.



Qual é esse grande estúdio de desenvolvimento da Sony?

A resposta surge-nos nos foruns do ResetEra ao nos mostrar um documento da Sony que indica que uma equipa na área de San Diego irá trabalhar num projecto não anunciado:



Ora como se pode ver, o estúdio com o qual existirá colaboração estreita é,  nem mais, nem menos, que a Naughty Dog.

Ora não se sabe que jogo na terceira pessoa pode este estúdio ir desenvolver para a Naughty Dog, mas ao se referir que se trata de um projecto de alta visibilidade, o coerente é acreditar-se que é um jogo que já se encontra firmado no mercado. Afinal como se pode dizer que um novo jogo, cuja aceitação é desconhecida, é de alta visibilidade, sem se saber se o mesmo terá aceitação?

Claro que podemos estar aqui perante uma frase que pode perfeitamente ser genérica, mas não seria de admirar que o jogo em causa pudesse ser um spin off da série Uncharted, deixando assim a Naughty Dog livre para um novo IP a ser lançado na PS5.

O facto de a Naughty Dog ter referido anteriormente que Uncharted 4 seria o último jogo da série dá igualmente alguma credibilidade à possibilidade. A Sony pretende continuar a explorar um franchising de sucesso que a Naughty Dog pretende colocar de parte, e esta equipa que será independente mas trabalhará sob orientação da Naughty Dog poderá ser a solução para a situação.

Mas note-se que nada disto é uma realidade. Apenas especulação!

A lista de empregos refere ainda algo que lhe parece garantir que os seus jogos, a nível de qualidade, se posicionarão alto, nomeadamente pela frase: “A nova equipa de desenvolvimento irá nivelar-se pela nossa experiência e talento existente, garantindo uma alta qualidade visual para o título”.

O que será esta nova equipa, que papel desempenhará, são questões ainda sem resposta, mas que o documento em causa deixa muito em que pensar, isso deixa!



Posts Relacionados

newest oldest
Notify of
Edson Nill
Visitante
Edson Nill

Mário, será que a Sony não irá usar o PlayStation now de forma parecida com o gamepass, dando a opção de download. Há rumores quanto a isso, mas vou lhe fazer uma outra pergunta: A Microsoft comprou 5 estúdios provavelmente para fortalecer ainda mais o gamepass com games exclusivos, mas e a Sony fazer o msm com os exclusivos dela desde o primeiro dia no serviço? Vc acha que seria uma boa ou ruim manobra do lado da Sony e o pq dela? Abraço a ti e a todos aqui!