Sony já despachou 47.4 milhões de consola PS4

PS4_Slim_Case

A Sony veio anunciar o despacho de 47.4 milhões de consolas. Mas surge a pergunta: Desde quando a Sony fala em despachos nesta consola em vez de vendas efectivas? Haverá algo que não se quer revelar?

Ao longo dos tempos temos vindo a analisar os valores indicados pelas marcas no que toca a vendas e despachos de consolas.

E curiosamente o que temos vindo a constatar é que quando as vendas estão a ser bem sucedidas as empresas indicam sempre as vendas efectivas (Sold Through). Mas quando as coisas não correm assim tão bem, rapidamente mudam para os valores despachados (Sold in), ou seja o número de consolas colocadas em lojas, mas não o número de consolas efectivamente nas mãos de clientes. É uma forma de se manter informações com números elevados, tentando ocultar as quebras das vendas.

Isso aconteceu com a Sony com a PSP quando a empresa competia com a Nintendo DS a nível de vendas. E se inicialmente ambas as empresas davam números de vendas, rapidamente a Sony começou a trocar os mesmos por consolas despachadas. Só desta forma os relatórios da Sony conseguiam números que acompanhavam os da Nintendo, mas estava longe de reflectir a real penetração no mercado.

Esta foi uma situação que ainda recentemente voltamos a ver com a Microsoft e a Sony na guerra entre as vendas da PS4 e da Xbox One. Se no início, orgulhosamente ambas as empresas reportavam o número de vendas, rapidamente a Microsoft mudou para as consolas despachadas… e a certa altura, quando nem esses números acompanhavam os da Sony, a Microsoft parou pura e simplesmente de fornecer números de vendas passando a referir actividades nos jogos e números de contas activas na Xbox Live.

Tudo técnicas para se aumentar os valores de forma artificial face a uma realidade que não se pretende demonstrar.

Ora perante esta realidade não pude deixar de constatar que no seu último relatório a Sony veio dar a conhecer a que até ao final de Setembro a empresa despachou (Sold In) 47.4 milhões de consolas!

Quando a 26 de Março de 2016 a empresa deu a conhecer que tinha nessa altura alcançado um valor de 40 milhões de consolas efectivamente vendidas ao público (Sold Through), a referência agora a números de consolas despachadas não pode deixar de ser notada.


A 26 de Março de 2016 a PS4 tinha um total de 28 meses de vida. E com 40 milhões de consolas nas mãos dos clientes, isso implica vendas efectivas médias na ordem dos 1,42 milhões de unidades mensais.

Ora desde esse mês de Março a Setembro são 6 meses. E isso, pela média de vendas anterior, implicaria uma média de mais 8,52 milhões de consolas efectivamente vendidas (Sold Though) neste período! Algo que não acontece com o número anunciado a ser de apenas 7,4 milhões… e meramente despachadas (Sold In).

Naturalmente temos consciência de que isto não significa que a PS4 esteja, globalmente, a vender pior. Afinal os 1,42 milhões de média mensal de vendas efectivas abrangem meses onde o volume de vendas é extremamente elevado face aos restantes, como é o caso de Novembro e Dezembro, que não estão contabilizados nestes 6 meses entre Março e Setembro. E isso implica que, dependendo dos valores reais de vendas (Sold Though), as vendas da PS4 até poderão estar dentro de valores considerados normais.

No entanto, pelo menos para nós, não deixa de ser curiosa a referência a consolas despachadas, especialmente numa altura em que a Xbox One tem vindo a bater a PS4 em vendas em várias partes do mundo. E isto deixa-nos a pensar sobre se, no mínimo, a Sony não estará a achar ser necessário passar ao público uma imagem de vendas bastante robusta para combater a eventual ideia de que a sua consola caiu nas vendas! Até porque se em Março a Sony tinha 40 milhões de unidades vendidas, quantas tinha despachadas? Certamente um número maior! E isso implica que mesmo o número de despachos nem sequer os 7.4 milhões foi, mas sim menos.

É certamente uma situação curiosa… Que pode ser fruto de mero acaso… mas que, como percebem pela ideia do artigo, os números que referimos, e historial das empresa no uso deste tipo de informação nos parece que pode estar cheia de significado! Até porque a quebra de vendas da PS4 perante a perspectiva da PRO é uma realidade de mercado expectável e que certamente estará a reflectir-se nestes números. Falta saber apenas é se esse será o único motivo para o sucedido.

Certamente ficamos à pensar e a aguardar curiosos por mais dados da Sony.

 

 

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (37)

  1. Creio que seja pelas baixas vendas do PS4 nos ultimos 2 meses, mas em alguns meses saberemos o real motivo quando o Pro for oficialmente lançado, isso se a Sony mudar o termo de despachadas para vendidas

    • Cara o que tenho visto a respeito do Pro é uma coisa positiva, muita gente que estava até o anuncio oficial a meter o pau no mesmo, agora já fala que o melhor investimento neste final de ano e por apenas 100$ a mais é o Pro, isso no caso de quem ainda não tem plataforma Playstation, pois o mesmo entregará uma experiencia muito próxima ao que uma pequena parcela de gamers PC já usufruem porem com um investimento em hardware muito inferior, ou seja, pra quem quer jogar os exclusivos da Sony esse vai ser o momento, uma plataforma de meio de geração que entregará os novos jogos com fidelidade visual melhor, performance mais estável, experiência VR adequada, 4K, enfim, se eu não tivesse o PS4 Vanilla certamente compraria o Pro, como eu tenho vou permanecer com o mesmo pois quem sabe o que pode acontecer daqui a uns poucos anos.

  2. As vendas de consoles recuaram nesse ano de 2016, assim como os jogos também não estão vendendo o esperado, enquanto o mercado mobile cresce sem parar.
    Quanto ao PS4, me parece que nos principais mercados do mundo o console desacelerou em vendas. Nos estados unidos a vantagem foi caindo desde a E3 e agora no Reino unido por 2 meses seguidos perdeu para o Xbox One. E por sinal, entre os 40 jogos mais vendidos desse mercado, nenhum é um jogo feito pela Sony.

    https://www.chart-track.co.uk/index.jsp?c=p/software/uk/latest/index_test.jsp&ct=110032

    O que leva a crer que o Xbox cresceu e o PS4 está estagnando como o mercado global.
    Nos próximos meses algumas informações podem levar à um erro de interpretação. Provavelmente a Sony somará as vendas do PS4 Pro ao PS4 e não será possível saber qual a fatia de cada console, o que talvez leve a crer que a Sony estará aumentando de forma exponencial a base de utilizadores. Provavelmente, a Sony vai vender milhões de PS4 Pro para pessoas que já tem o PS4 mas eles tem a possibilidade de passar a imagem de que estão atraindo milhões e milhões de novos clientes por que foram visionários ao criar um console de meio de geração.
    Poderemos ter uma noção da real quantidade de novos clientes conforme as vendas de software aumentam, pois vender PS4 Pro para quem já tem um PS4 não altera a venda de softwares, uma vez que a biblioteca é a mesma e no máximo eles baixam um patch gratuito.

    • Mas pegando o seu pensamento, não é o mesmo com a política de troca nos consoles Xbox?

      Se você trocar seu One fat por um Slim a MS também vai contabilizar como se fosse um novo usuário, aumentando sua base.

      Situação aplicada para ambos os lados.

      Bem como do link que você colocou os 2 jogos do One que aparecem foram lançados há menos de 2 meses, tempo que não houve lançamento exclusivo do PS4(de franquia conhecida)

      • Excelente contra argumento Livio, somando o seu ao meu, derrubamos a teoria do @Fe

        • Livio.

          A situação é um tanto diferente. Houve aumento de venda de jogos do Xbox One também, não apenas um aumento de vendas do console, o que quer dizer que é pouco provável que os usuários estão trocando o Xbox One por Xbox One S quando eles são exatamente o mesmo.

          Netto
          A mesma coisa, não que não existam pessoas que estão trocando o Xbox One por um modelo S, mas será que realmente existem tantas pessoas dispostas a trocar 6 por meia duzia? O Xbox One S é só o mesmo Xbox One, menor e com saída de vídeo 4K mas rodando os jogos iguais. O PS4 Pro é um console que melhora os gráficos de jogos PS4 e faz outras perfumarias como o 4K xadrez.
          Não é parâmetro você contar brasileiros dizendo que não vão trocar o PS4 pelo Pro. A maioria esta dizendo isso por que o Pro vai custar 4 mil reais. Se ele tivesse um preço decente como tem em outros países, certamente a maioria estaria cogitando a compra.

          • Mas não são só brasileiros @fe, em foruns e blogs gringos as coisas são iguais, pelo menos na minha percepção.

      • https://www.chart-track.co.uk/index.jsp?c=p%2Fsoftware%2Fuk%2Farchive%2Findex_test.jsp&ct=110032&arch=t&lyr=2016&year=2016&week=43

        Esses resultados são da semana de 29 de Outubro. Você ve ali entre os 40 mais vendidos Halo 5. Lançado a exatamente um ano, mas você não vê Uncharted 4, lançado a 6 meses.
        Provavelmente não são pessoas que estão trocando o Xbox One por um Xbox One S.

        • Não discuto os factos Fernando. Discuto as conclusões! Estás a concluir com dados de um período muito pequeno. Essas vendas serão de quem comprou uma Xbox agora… Mas podem não ser. Podem ser de pessoas que não acharam que o jogo valesse 60 euros e estão a comprar agora mais barato.
          Como já referi, dados de uma semana não valem nada. De um mês já possuem algum valor, mas sempre pontual, e são os dados anuais que realmente permitem concluir.
          Por exemplo. Se A vender 10 unidades por mês vende 120 por ano.
          Se B vender 5 por mês, mas em dois meses vender 30 que lhe permite entrar nos tops, ele vendeu 110 no ano. Vendeu pior que o outro que nunca chegou aos tops.
          Percebes onde quero chegar? As conclusões são baseadas em poucos dados. Podem até ser correctas, mas não são fiáveis.

          • Em uma quantidade tão grande para entrarem num top 40 exatamente nos meses onde o Xbox One aumentou as vendas?

            Não acha coincidência demais não?

          • Não sei dizer. A tabela indica posições, mas não números de venda.
            Eu não estou a dizer que estás errado. Estou a dizer que estás a concluir sem dados que te permitam certezas.

      • Uma coisa que eu acho muito interessante é que se pegar um ano atrás:

        https://www.chart-track.co.uk/index.jsp?c=p%2Fsoftware%2Fuk%2Farchive%2Findex_test.jsp&ct=110032&arch=t&lyr=2015&year=2015&week=44

        Mesmo quando a vantagem de consoles vendidos do PS4 era maior, as vendas de software eram praticamente divididas. Embora fique claro que alguns jogos para determinado público estivessem vendendo mais no PS4, como The Witcher 3 e Destiny por exemplo, de modo geral, o Xbox One sempre vende uma quantidade considerável de software para quem tem metade da base instalada do líder.

    • Descordo de sua análise, o Pro é essencialmente para quem ainda não tem o PS4, e falo isso pois o que mais vejo na comunidade é gente falando que não ira trocar pois os jogos são os mesmos e algumas perfumarias a mais no Pro, sendo assim acredito muito mesmo que quem for comprar o Pro certamente será aquele que já tinha a intenção de comprar o PS4 e entre o Slim e Pro optarão pelo Pro, nava ver isso ai que vc escreveu pelo menos pra mim.

      Obs: Tira por aqui mesmo no Pcmanias, quantos já disseram que vão trocar? eu ja vi vários dizendo que não irão.

  3. Vejo diferenças se olhar os comentarios da Eurogamer PT e pegar da Eurogamer .net ve claramente pessoas nao apostar que vale a pena trocar o seu console por o modelo “Pro” lembrando que nem todos possuem TV 4 k na verdade acho que estao a empurrar uma maquina para uam geracao que ainda nao esta preparada para usar uma potencia destas.

  4. Eu nunca fui de ter vários consoles na mesma geração, alias 90% das vezes eu não tive!
    E sempre me diverti muito somente com um, lembro quando meu pai disse, ou você escolhe mega drive ou super Nintendo, fiquei com o mega porque queria jogar Sonic!
    Meu único Nintendo foi o 64, depois fui do PS1 até o PS4, sem comprar nenhuma outra marca, somente agora eu comprei um Xbox One!

    Estou dizendo isso porque o ciclo desses consoles sempre duraram muitos anos.
    Porque as empresas estão fazendo mais consoles, que leva o mesmo nome mas que no fundo é diferente!

    O slim, sempre existiu, poderia continuar somente no slim uma versão menor e com pequenos ajustes mas que é a mesma coisa!

    Agora PS4 pro, Xbox Scorpio, é um produto melhor infelizmente!
    Para quem não tem um PS4 o pro por 100 euros ou dólares a mais com certeza compensa, mas e para quem já tem?
    E no Brasil então que vai ser muito mais do que 300 reais de diferença..

    Vocês não ficam triste que vai ser jogo melhorado para o pro?
    Sendo que nunca aconteceu, saber que meu console ficou ultrapassado, eu que fui um dos primeiros a ter o PS4 vou jogar em uma qualidade inferior desculpa a palavra mas é foda…

    O pior que existe pessoas que o argumento é assim, não quer comprar não compra, se está infeliz porque vai ter jogo melhorado para o pro fica sem jogar, opa não é por aí.
    E outra eu não tenho grana pra trocar de console..

    Não seria muito mais fácil esperar mais uns 2 ou 3 anos e lançar o PS5, eu como adoro vídeo game faria esforço para comprar como sempre fiz..

    Posso estar errado, alias posso estar falando uma tremenda bobeira agora, mas vamos lá!
    A Sony despachou quase 47 milhões uma hora vai vender, e é um número impressionante líder absoluta!
    O que da dinheiro não são os jogos, as assinaturas da Psn, enfim software, console o lucro bem reduzido, para ganhar muito em software não é?

    Deve ser por isso que as vezes MS faz promoções que o Xbox One, sai quase “de graça” para os americanos, para depois ganhar vendendo a live, jogos etc…

    Acredito para produzir esse PS4 pro gastaram uma grana boa, e começar uma base utilizadores agora, sera que vai vender software para esse console?

    Se a MS as vezes da Xbox onde ‘de graça’ para ganhar o mês de mais vendidos, se a Sony abaixa o preço praticamente vai meio que detonar a MS, e com isso iria vender ainda mais jogos, PSN e afins..

    E guarda todo o dinheiro para lançar PS5..
    Mas enfim, para quem vai comprar um PS4 hoje em dia, não tem o porque não comprar o pro, agora para quem já tem só resta lamentar,ou apoiar se alguém pensa diferente não sou dono da verdade!!

    Ultima coisa, o Xbox Scorpio até agora não saquei qual que é desse console.
    Ele parece que é mais potente que o PS4 Pro, e me falaram não sei se é verdade me corrijam se estiver errado, que ele é 3 ou 4 vezes mais potente do que Xbox One.
    Se isso for verdade, ai é uma nova geração um console que é 4 vezes mais potente do que anterior, não tem como falar que é um pouquinho melhorado, é muito melhorado..

    Mas e depois a Sony lança o PS5 ainda mais forte do que o Scorpio, e ai sera que lança um Xbox melhorado de novo?

    Alguma previsão para o PS5, porque pra mim, como tive ps1,ps2,3,4 quero ter o PS5!

    • http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-810695330-playstation-vr-oculos-de-realidade-virtual-ps4-_JM

      Aqui no Brasil, VR mais PS4 Pro vai sair por uma bagatela de R$8.000,00….

      • Aqui no Brasil tudo é complicado e os brasileiros é um povo extremamente desunidos vou dar um exemplo!!

        Como aqui impostos é caro, vídeo game tem mais imposto do que cigarro e arma de fogo, então as empresas aproveitam para lucrar ainda mais e por culpa nas taxas!!

        PS4 foi lançado por 4000 reais, ridículo um erro grotesco da Sony, uma palhaçada!!

        A Microsoft lançou por 2000, ou 1900 não lembro.
        Se olhar em uma tabela o Brasil ficava em penúltimo lugar de Xbox mais caro no mundo,´tem essa tabela no googgle, e o PS4 o Brasil era o mais caro do mundo!

        Como o Xbox era metade do preço as pessoas acharam normal, mas no mundo o Brasil ficou em penúltimo, então um erro não cobre o outro.

        È que ficou um abismo muito grande da diferença de um e de outro, e os fãs da marca Xbox acharam maravilhoso.

        Na cabeça dos executivos da MS acho que eles pensavam, olha esses Brasileiros compram Xboxx One, no pais que está em penúltimo lugar do console mais caro, feliz da vida…

        Controle elite chegou aqui custando 1.500 reais no mercado livre, hoje está 700 ainda é caro, mas chegou por 1.500, e o preço dele é 150 dólares.

        Eu paguei do meu PS4 , 2000 reais, 2 meses depois de lançar, na verdade custava 1.800, com juros paguei 2000..

        Agora uma coisa é certo dentro do Brasil, a MS é melhor do que a Sony, qualquer um sabe disso, mas também não faz muita coisa.

        Agora no global se a MS for líder da medo, a MS é pior do que a Sony para fazer o que bem entender, olha isso http://www.tudocelular.com/forum/threads/87722-Jogadores-que-compraram-Call-of-Duty-Infinite-Warfare-na-Windows-Store-recebem-dinheiro-de-volta-entenda/ , eles te obrigam jogar um jogo na plataforma deles, compra um jogo que é seu e eles te limitam a onde vc pode jogar…
        E tinha gente que pensava que Windows Store ia ser melhor do que Steam.

        No mercado livre é o que você mostrou é um varejo onde as pessoas vende o que quiser pelo preço que quiser, mas essa não é a realidade!

        • Fora que depois os preços oficiais inverteram, o PS4 ficou mais barato que o One, já disse isso em um artigo meses atrás.

        • Acontece que dentro das margens de impostos e lucro, o Xbox One estava dentro de um preço aceitável para o padrão Brasil. E não adianta, aqui é tudo mais caro pois o governo faz de tudo para que produzir no Brasil seja uma droga com impostos absurdos que não existem em outros países.
          O que acontece é que a Sony exagerou na dose. Na composição do preço, após descontar todos os impostos, a margem de lucro estava em torno de 3 a 4x maior que em outros países. Era aí que estava a crítica.
          Pega por exemplo um jogo. Atualmente o valor de tabela da maioria dos jogos está em 249,00 reais. Compra um jogo físico e da uma olhada na nota fiscal.
          170,00 reais são oriundos de impostos…

          • Sim mas não custa aceitar que com o passar dos meses o PS4 oficial ficou mais barato que o One oficial? Ou só vale a comparação de preço de lançamento e não dos preços mais atuais? Ninguém tá negando os impostos brasileiros.

        • Importante ressaltar que pega se um ponto e não acrescenta sobre algumas afirmações
          No caso do Windons Store a MS devolveu o dinheiro visto que existia poucos jogadores On line na sua rede.
          Porem a mesma é a favor do Cross –Play a qual a Infinite War não aderiu por este motivo acredito que sem a base do Stema que é alta a MS ficou em desvantagen pelo fato do seu serviço ainda ser baixo.
          Engraçado que vejo alguns comentários como se isso fosse algo bom , pois o consumidor deve e tem o direito de ter possibilidades de escolha. O Cross Play seria ótimo pois vc compra um jogo aonde lhe convem e joga com todo mundo.

          • A questão é que o Cross Play só existe nos exclusivos Xbox criados pela Microsoft. Mas é vendido como se fosse algo genérico!

            Mas aqui o problema não é Microsoft vs Steam!
            É Windows 10 vs Windows! E isso é que é a parte idiota. É que o Window, independentemente da versão é da Microsoft, mas a Microsoft só quer dar suporte ao 10! O steam suporta-os todos! 7,8 e 10!

          • Mais ela ja foi aberta a possibilidade do cross play depende das empresas .

      • Depende Fernando, já vi loja local vendendo o Pro(pŕe-venda) a R$2.600 e o VR a R$2.800,00, totalizando R$5.400,00.

        Dá uma olhada no site da Zillion que tb colocou uns preços abaixo do seu.

        • Mas como em pesquisa de preço colocam um dos maiores valores encontrados, então vai um anúncio do VR R$1250,00 mais barato, frete grátis, o vendedor tem 5 anos de ML e quase 79X vendas a mais que o vendedor do anúncio que o Fernando indicou.

          http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-810702927-playstation-vr-oculos-realidade-virtual-ps4-headset-_JM

          • É disso que as pessoas que querem os novos dispositivos vão viver, de procurar o mais barato do mercado cinza. Já é assim com o Xbox One S, será com o Scorpio e com o PS4 Pro.
            Todos os produtos que na pior das hipóteses deveria custar R$1600,00 reais.

          • e terão que procurar o mercado cinza, já que todos os produtos que você citou não possuem data de lançamento oficial no Brasil.

        • R$5.400,00.

          US$800,00 = R$2536,00.

          Eu ainda não estou vendo onde está a vantagem.

          • Vc tem raão e eu concordo com tudo que disse sobre impostos e ganancia, mas este calculo que vc fez retrata exatamente sua afirmação, vc pegou o valor e dolar e converteu em real, mas não colocou em palta os impostos e margem de lucro.

          • One slim R$1.600,00

            U$300,00 = R$950,22

            Quase a mesma proporção acima (50% a mais da conversão direta)

            A diferença fica que você comparou com o preço que vi na loja local e se você colocar os menores preços encontrados no mercado livre (como fiz no One Slim) praticados por um vendedor confiável você encontrará um valor ainda menor.

          • ERRATA: No comentário anterior falei em 50% a mais, porémo correto é que o preço praticado no Brasil Tanto p/ Pro + Vr quanto para o Slim é praticamente o dobro do valor da conversão direta, portanto não vejo/há vantagens para nenhum dos aparelhos, seja Sony, seja MS e até mesmo Nintendo.

        • O engraçado é que estes consoles vem tudo via ponte da amizade ao qual o sujeito desembolsa com o dólar a 3,30 na faixa de 1.330,00 reais e vende a 2.600,o dobro do preço.Ou seja já contabiliza nossos impostos sem pagar por eles.

Os comentarios estao fechados.