Jul 022012
 

Durante a E3 a notícia mais quente seria a possibilidade de a Sony adquirir um parceiro como o Gaikai ou o Onlive para poder trazer jogos por Streaming para as suas consolas.

Esta novidade que permitiria a quebra de barreiras de compatibilidade entre os sistemas e como tal a compatibilidade entre todas as consolas da marca, acabou por não se revelar mais do que um rumor. Mas no entanto, seja porque o rumor existiu e a Sony se apercebeu das vantagens de tal negócio, ou porque o mesmo apenas ficou adiado e como tal não foi comunicado a devido tempo, a realidade é que o negócio acabou por acontecer.

A Sony acaba de comprar por 380 milhões de dólares o Gaikai, o serviço nipónico de jogos por Streaming.

O negócio em causa permitirá a oferta de serviços diversos e mesmo a integração de jogos de ultima geração nas consolas e televisores da marca, torna-se assim uma mais valia no mercado, e relativamente à qual actualmente apenas a Samsung com o seu acordo com a Onlive pode concorrer.

Esta situação poderá inclusive ditar o fim das consolas de próxima geração. É que caso a Sony assim o deseje, está agora capaz de garantir que a sua PS3 pode competir com qualquer sistema que a Microsoft venha a lançar. E isso apenas usando a actual PS3, uma consola com potência mais do que suficiente para descodificar o stream .h264 que é necessário para a visualização deste serviço.

E assim sendo os upgrades de hardware tornam-se uma coisa do passado, pelo menos durante os próximos anos.

Os planos da Sony para o serviço são desconhecidos, mas a realidade é que este é o tipo de negócio que pode mudar a face do mundo tecnológico das consolas tal como o conhecemos. Não será nunca um substituto, pois o serviço requer uma ligação de banda larga constante, bem como grandes volumes de tráfego, mas poderá em muitos casos substituir o hardware fisico, levando a que uma PS3 ou uma PS Vita se possam manter no mercado por muito mais tempo ao garantir a compatibilidade total com os futuros jogos por intermédio deste serviço, e mesmo assim explorando o mercado dos videojogos tal como o conhecemos com jogos tradicionais realizados para os sistemas.

 

Publicidade

Sorry, the comment form is closed at this time.