Sony quer optimizar para a Ps4 os motores mais comuns do mercado.

A Sony não quer que os jogos continuem a ser apenas adaptados para a sua consola, e nesse sentido está em contacto com os criadores dos principais motores do mercado para que estes sejam optimizados de raiz para a consola e passem a integrar e a tirar partido de todas as tecnologias da consola.

PS4-Box-Content

Segundo um anuncio de jornal, aparentemente Sony quer ver os motores principais motores do mercado a serem alterados de forma a tirar partido pleno de todas as capacidades e características da sua consola, não se limitando a correr em modo de compatibilidade.

A questão é que a semelhança com os PCs, sempre vista como uma virtude no domínio da facilidade de passagem de jogos de um sistema para outro, está a revelar-se de certa forma um entrave às performances máximas da consola. O motivo é simples, os motores já existentes para PC são usados para a criação do jogo que se limita depois a ser convertido para a consola, mas apenas com a preocupação da compatibilidade na vertente software e pouca no que toca ao hardware com o suporte de todas as caracteristicas da consola e do seu API optimizado.
Esta situação era algo que não existia antes. Dada a incompatibilidade entre o hardware dos sistemas devido às grandes diferenças de arquitectura, os motores tinham basicamente de ser reprogramados para tirarem partido do hardware da consola, e nesta reprogramação havia uma optimização de forma a se poder tirar o máximo possível de tudo que o hardware tinha para oferecer. Infelizmente isso não acontece agora uma vez que a compatibilidade dos sistemas permite à PS4 correr os jogos de PC sem que haja qualquer alteração ao código ou optimização específica, bastante apenas converter os comandos directX para os usados pelo API da consola, e o que acontece é que as equipas de programação deixam de poder tirar partido das capacidades plenas do seu software e hardware, a não ser que alterem elas próprias o código do motor para o optimizar.



Essa situação foi dada a conhecer quando a Sony revelou um anuncio em que procurava um engenheiro para uma das suas equipas de pesquisa e desenvolvimento e onde se lia:



A Equipa de pesquisa e desenvolvimento da Sony PlayStation U.S. está à procura de um engenheiro talentoso para integrar uma das suas equipas de desenvolvimento de software. Este engenheiro itá trabalhar com criadores de jogos e midle-ware de forma a integrar o suporte para as novas tecnologias da Playstation. O conhecimento de uma vasta variedade de motores de jogos e midle-ware é altamente desejável. Exemplos de tal motores e midle-ware são motores de física de balas, CRI midle-ware, Cry-Engine, FMos, Havok, PhysX, Unity, Unrea Engine, WWise. Experinência anterior na programação de jogos é altamente desejável. Conhecimento especializado em audio ou visão computacional é um benefício. Imaginação é essencial. A capacidade de aprendizagem e de despachar as coisas em tempo útil é necessária.

Principais tarefas/Responsabilidades
* Programação e debugging de aplicações e livrarias.
* Implementação do suporte de novas tecnologias Playstation em uma varidade de midle-ware da casa e de terceiros.
* Fornecer suporte técnico para os criadores de jogos relativamente às novas tecnologias playstation
* Escrever documentação

A realidade é que a Sony não refere ao certo o que são as “novas tecnologias da Playstation”, mas será lógico assumir que se trata de absolutamente tudo o que permita tirar o melhor partido de todo o hardware da consola, seja ele interno ou baseado em periféricos presentes e futuros, de forma  manter a facilidade de conversão e trazendo as optimizações necessárias e suporte ao API da PS4 já implementadas de raiz nos motores. Aliás nem faria sentido de outra forma.

Fonte: DualShockers



Posts Relacionados