SSD da Xbox Série X deverá ter uma velocidade sustentada na ordem dos 2 GB/s. Poderá ser metade do da PS5!

Analisando tudo o que foi dito e conhecido até agora, torna-se espectável que algo na ordem dos 2 GB/s seja mesmo a velocidade do SSD da consola da Microsoft. Dizem os ultimos rumores que tal poderá ser metade do que a PS5 poderá oferecer.

Recentemente tivemos uma confirmação sobre o controlador de SSD que equipará a futura Xbox. Trata-se do Phison PS5019-E19, um controlador capaz de velocidades máximas de 3.6 GB/s de leitura e 2.2 GB/s de escrita.

Mas na nossa análise houve algo nos chamou a atenção. O facto que este controlador tem severas limitações quando se trata de fazer leituras aleatórias. Vamos ver os dados do fabricante!

Como podemos ver, apesar das velocidades sequenciais de escrita e leitura altas, o número de operações de input por segundo quando em leitura aleatória o número de input operations por segundo cai tremendamente. Ao ponto de este valor cair abaixo dos valores de escrita.



Quer isto dizer que, temos de presumir que as velocidades de leitura cairão bastante neste nível de leitura, tendo-se no artigo presumido que o valor que poderemos considerar como constante neste SSD, seria algo na ordem dos 2 GB/s (o valor exacto não é possível de ser verificado, pelo que no artigo anteriormente linkado indicamos este valor apenas como referência – uma estimativa baseada no valor de escrita).

No entanto, esta velocidade sustentada parece ser confirmada pelo Jez Corden do Windows central, com dados que este refere estarão a ser fornecidos aos Devs sobre a velocidade de leitura da consola.

Para além de Jez parecer confirmar que os 2 GB/s que referimos será efectivamente o valor da capacidade de leitura do SSD com que se pode contar a 100% do tempo, da Xbox Série X, este adianta ainda uma referência a um artigo da PCGames que refere que o SSD da PS5 poderá ser mais rápido.

Daí que fomos ver esse artigo e o que ele refere.

Esse artigo apoia-se na ideia de que a Samsung será quem fornecerá o SSD da PS5, e isto devido à imagem que se segue, e que foi publicada pela Samsung.

A Samsung na apresentação dos seus SSDs fala deles nas novas consolas, e coloca mesmo uma imagem de uma PS4 com um controlador. Tal deixa claramente a ideia de que pelo menos uma das consolas usará o seu controlador, apontando para a PS5 pelo uso da PS4. Agora dado que se sabe que a Xbox usará um Phison, resta a ideia de que a PS5 será quem efectivamente usará o seu SSD.

Ora estes novos SSDs Samsung, subentendidos como vindo para a PS5 de acordo com os dados do fabricante, alcançarão velocidades de 6,5 GB/s de leitura e 5 GB/s de escrita, o que é o dobro do anunciado por este controlador da Phison que está na Xbox, o que leva às referências de que, teoricamente, a PS5 poderá ter um SSD com o dobro da velocidade do da Xbox Série X. Algo que diversos rumores tem vindo a referir.

No entanto, não há qualquer confirmação que a Sony efectivamente tenha qualquer contrato com a Samsung, pelo que não só não podemos confirmar qualquer velocidade para a PS5, como mesmo que aceitássemos que seria superior, não podemos confirmar que é com o SSD da Samsung.

No entanto, se a coisa fosse efectivamente assim, o SSD da Xbox seria rápido… bastante rápido, e mais rápido do que a grande maioria dos SSDs actualmente no mercado, apesar de não ser superior a alguns topos atuais. Já o da PS5 seria algo de nova geração, com valores de velocidade actualmente não existentes no mercado.

 

 



newest oldest
Notify of
By-mission
Visitante
By-mission

Sem querer me intrometer no título está mencionado ” na ordem de 2 Terabits / s ” no caso não seria 2 Gigabits / s ?

AlexandreR
Visitante
AlexandreR

Estou mais curioso com o GPU.
Se for a 12 tflops vai ser msm uma geração espetacular!
(Se mantiverem os exclusivos)

AlexandreR
Visitante
AlexandreR

Será caso para dizer que teremos bastante performance no início da geração!
A ps4 saiu com 1,84 tf para supostamente fornecer jogos a 1080p.
A ps5 e a Xbox SX se forem na casa dos 12 tf a 4K estamos super bem servidos. Sabendo que 4K é 4x 1080p, se dividirmos os 12 tflops por 4, da 3 tflops para 1080p.
Estamos a falar do dobro de performance da Xbox one no seu gpu para full hd. Não incluindo os ganhos da arquitetura…
Eu até arisco dizer que não será necessário uma versão pro a meio da geração! Com o desenvolvimento e a complexidade dos jogos poderemos ter o luxo e usar uma solução para fornecer os 4K não sendo nativos

bruno
Visitante
bruno

Pois mas o GPU full HD da Xbox não atinge full HD na maioria das vezes.

Shin
Visitante
Shin

É rápido mas não irá acabar com loadings, mesmo para o jogo dessa geração não é rápido o bastante ao ponto de diluir os loading mas comparado com os HDDs de 5400RPM é uma diferença enorme. Mais velocidade de acesso aos dados deveria vim acompanhado de mais memória, enquanto o salto na velocidade dos dados é de 10x a memória só vai subir 2x e a eficiência em compactação de dados 2x. Pelo menos ao jogar o próximo Forza não vai ocorrer coisas assim.
https://youtu.be/0p2BPzS1jd8

bruno
Visitante
bruno

Tera mais memoria e maior velocidade de acesso a essa memoria.

Nao te esquecas que esse titulo esta a correr num sistema baseado em DDR3 a 68GB/s, com 8GB! Vais passar para algo, no minimo acima dos 500 gb/s, e com talvez 16-24GB, isto e 2 a 3 vezes mais.

Shin
Visitante
Shin

2 ou 3 vezes mais praticamenre o Wii frente ao GC, essa nova gen me parece isso, Wii frente ao GC pelo mesmo problema daquela época. Nintendo não queriam o HD devido ao alto custom de produção, hoje Sony e Microsoft não querem ir além também pelo custo de produção. Então basicamente a nova gen é sobre a mesma coisa dessa geração + as coisas que ficaram de fora desde 2012 estabelecidos sobre o custo dos 4K 60.

bruno
Visitante
bruno

2 ou 3 vezes?! Entao passas de 8 para 16 (2x) ou 24 (3x) de acordo com os rumores e aumentas a velocidade de acesso a esta memoria de 68 para algo em volta dos 500 (7 vezes) de acordo com uma estimativa conservadora.

eu conto…

16GB – 2×7 = um aumento de catorze vezes na memoria

24 GB – 3 x7 um aumento de vinte e uma vezes na memoria

Deves considerar a capacidade, mas tb a velocidade de acesso, ou estou errado?

Daniel Torres
Visitante
Daniel Torres

Mário levando esse rumor como sendo verdade, como ficariam os multiplataformas por exemplo entre ps5 vs xbox e pc’s? esses dois últimos sofreriam por causa da velocidade do ssd do ps5?

Livio
Visitante
Livio

Será que a Samsung irá propor novamente o pulo do gato da Sony? Nesta geração foram os módulos de memória com o dobro da capacidade.

bruno
Visitante
bruno

Nao sei…

Seja como for, se for sera ao nivel do controlador e nesse aspeto, nao sera da Samsung mas da Sony que depende. A phison da MS nao faz o SSD apenas o controlador.

bruno
Visitante
bruno

Sobre o rumor da Samsung… faz sentido, na medida em que se a Samsung fornecer tb a RAM, e um contrato em com o mesmo fornecedor e gasta-se menos.

Contudo… Esse slide apenas refere que entraremos na era do gaming SSD nas consolas – e que isso os tornara essenciais no PC.

Nao necessariamente que o SSD samsung estara nas consolas. Ja a PS4 foi utilizada apenas como exemplo de um sistema a usar disco mecanico e o problema que isso trouxe.

Andrio
Visitante
Andrio

[Meio OFF] O Tidux postou isso no twitter dele

CPU PS5 = XSX
GPU PS5 XSX (BW and size)
SSD PS5 > XSX (Speed and size)
Performance PS5 > XSX

This is what info i have gathered over the last few weeks. Final dev kits for PS5 are out.

Fernando Molina
Visitante
Fernando Molina

Então Andrio, mas o que ele postou sobre a GPU, qual é melhor??

Livio
Visitante
Livio

A do XSX por menos de 1TF

Mário Armão Ferreira
Visitante

Vale o que vale… há indicações para todos os gostos.
Mas a ser verdade isso, basicamente o CPu seria igual, o GPU inferior na PS5, e o SSD superior na PS5.
O balanceamento geral da consola caia para o lado da PS5, o que lhe permitia superar a diferença!

Fernando Molina
Visitante
Fernando Molina

Provavelmente não haverá muita diferença em performance entre eles, na minha opinião, o PS5 venderá mais de qq jeito, a Microsoft tem é que trabalhar pra diferença não ser tão enorme igual a dessa geração

João Magalhães
Visitante
João Magalhães

Sobre o rumores do SSD do PS5 ser o mais rápido sempre se sustentou em todos os rumores.Parece que um dos focos da Sony era ter o armazenamento mais rápido possível…e ele deve fazer sentido para todo o resto do sistema que eles criaram.Isso pode influenciar a velocidade do console de várias maneiras…

Ter um SSD com o dobro da performance do concorrente pode pesar muito mais a favor do que ter uma GPU 1 TF mais capaz.Nao é a questão de apenas ter um loading o dobro mais rápido…mas de entregar mais dados a cada segundo quando a CPU/GPU não for o limite.Podem eliminar certos gargalos…

Vai ser interessante ver os estúdios firsty party tirarem total partido das possibilidade de Streaming.Mas bem explorado poderá fazer diferença também nos multiplataformas com a evolução da geração…como elementos carregando mais rápido pelo cenários e etc.

Vitor PG
Visitante
Vitor PG

Sinceramente, a única coisa boa desse novo xbox é o seu tamanho, ele é bem grande vai ser um ótimo saco de pancadas pro PS5 surrar a geração inteira, PS5 o vencedor da geração

Mário Armão Ferreira
Visitante

É um bocado prematuro dizer-se algo assim, não.
Recordo que as diferenças de performance no GPU podem ser grandes, e a favor da XsX.

nETTo
Visitante
nETTo

comentário desnecessário

sem ismo caro colega

Vitor PG
Visitante
Vitor PG

Desculpem amigos, é que eu gosto de flame war 🙁

Brunoab
Visitante
Brunoab

Se a Sony vai usar o SSD NVMe da Samsung, pode esquecer controlador personalizado.

Mas esse rumor aí usando esse SSD da Samsung fecha com o Cerny quando disse que o SSD do PS5 bateria qualquer coisa disponível na época… Pq vai usar um NVMe da Samsung top de linha para 2020.

Eu acho que o controlador é projetado pela Sony… Talvez a Sony fabrique o controlador e a Samsung monta o SSD e envia para ser montado no PS4?

Livio
Visitante
Livio

[OFF] SSD do PS5 pode ser da “família” Samsung NVMe 980 QVO
https://www.meups4.com.br/noticias/ssd-ps5-pode-ser-samsung-nvme-980-qvo/

bruno
Visitante
bruno

Na minha opinião,é treta.

As pessoas por trás desse rumor ignoram que a Sony possui patentes sobre mudanças no controlador do SSD com aumentos brutais de velocidade.

Logo um rumor baseado nas especificações do PC… Não tem fundamento.

No fim até pode ser um SSD Samsung, mas o modelo etc, e indiferente.