SSD da Xbox Série X deverá ter uma velocidade sustentada na ordem dos 2 GB/s. Poderá ser metade do da PS5!

0 0 votes
Avalie o nosso artigo

Analisando tudo o que foi dito e conhecido até agora, torna-se espectável que algo na ordem dos 2 GB/s seja mesmo a velocidade do SSD da consola da Microsoft. Dizem os ultimos rumores que tal poderá ser metade do que a PS5 poderá oferecer.

Recentemente tivemos uma confirmação sobre o controlador de SSD que equipará a futura Xbox. Trata-se do Phison PS5019-E19, um controlador capaz de velocidades máximas de 3.6 GB/s de leitura e 2.2 GB/s de escrita.

Mas na nossa análise houve algo nos chamou a atenção. O facto que este controlador tem severas limitações quando se trata de fazer leituras aleatórias. Vamos ver os dados do fabricante!

Como podemos ver, apesar das velocidades sequenciais de escrita e leitura altas, o número de operações de input por segundo quando em leitura aleatória o número de input operations por segundo cai tremendamente. Ao ponto de este valor cair abaixo dos valores de escrita.



Quer isto dizer que, temos de presumir que as velocidades de leitura cairão bastante neste nível de leitura, tendo-se no artigo presumido que o valor que poderemos considerar como constante neste SSD, seria algo na ordem dos 2 GB/s (o valor exacto não é possível de ser verificado, pelo que no artigo anteriormente linkado indicamos este valor apenas como referência – uma estimativa baseada no valor de escrita).

No entanto, esta velocidade sustentada parece ser confirmada pelo Jez Corden do Windows central, com dados que este refere estarão a ser fornecidos aos Devs sobre a velocidade de leitura da consola.

Para além de Jez parecer confirmar que os 2 GB/s que referimos será efectivamente o valor da capacidade de leitura do SSD com que se pode contar a 100% do tempo, da Xbox Série X, este adianta ainda uma referência a um artigo da PCGames que refere que o SSD da PS5 poderá ser mais rápido.

Daí que fomos ver esse artigo e o que ele refere.

Esse artigo apoia-se na ideia de que a Samsung será quem fornecerá o SSD da PS5, e isto devido à imagem que se segue, e que foi publicada pela Samsung.



A Samsung na apresentação dos seus SSDs fala deles nas novas consolas, e coloca mesmo uma imagem de uma PS4 com um controlador. Tal deixa claramente a ideia de que pelo menos uma das consolas usará o seu controlador, apontando para a PS5 pelo uso da PS4. Agora dado que se sabe que a Xbox usará um Phison, resta a ideia de que a PS5 será quem efectivamente usará o seu SSD.

Ora estes novos SSDs Samsung, subentendidos como vindo para a PS5 de acordo com os dados do fabricante, alcançarão velocidades de 6,5 GB/s de leitura e 5 GB/s de escrita, o que é o dobro do anunciado por este controlador da Phison que está na Xbox, o que leva às referências de que, teoricamente, a PS5 poderá ter um SSD com o dobro da velocidade do da Xbox Série X. Algo que diversos rumores tem vindo a referir.

No entanto, não há qualquer confirmação que a Sony efectivamente tenha qualquer contrato com a Samsung, pelo que não só não podemos confirmar qualquer velocidade para a PS5, como mesmo que aceitássemos que seria superior, não podemos confirmar que é com o SSD da Samsung.

No entanto, se a coisa fosse efectivamente assim, o SSD da Xbox seria rápido… bastante rápido, e mais rápido do que a grande maioria dos SSDs actualmente no mercado, apesar de não ser superior a alguns topos atuais. Já o da PS5 seria algo de nova geração, com valores de velocidade actualmente não existentes no mercado.



 

 



error: Conteúdo protegido