SSD Optane da Intel é 7x mais rápido que os restantes do mercado

A Intel prometeu revolucionar os SSD. E o primeiro modelo está aqui. 7x mais rápido que os tradicionais.

3D_XPoint_Die

Se é verdade que a Intel nos prometeu SSD atá 1000x mais rápidos que os actuais usando a tecnologia 3D Xpoint, a realidade é que se calhar ou se entusiasmou com os valores, ou então essas velocidades serão apenas teóricas para um futuro distante.

É que o seu primeiro SSD a utilizar a tecnologia foi apresentado na IDF 2015, e apenas é 7 vezes mais rápido que um SSD tradicional. Um valor bem abaixo dos anunciados 1000x.

Seja como for é um ganho considerável para algo que tinha como objectivo criar uma memória NAND acessível e que melhorasse as performances. E apesar de o 3D Xpoint poder teoricamente ser mais rápido até 1000x que as atuais memórias NAND, aqui o resultado apresentado é bem menor que isso.

A latência foi de tal forma reduzida que se considera basicamente eliminada face aos actuais SSD onde esta se mede em milisegundos. Já no 3D Xpoints a latência é apenas de alguns nanosegundos.

O 3D XPoint não melhora apenas a velocidade, mas aumenta a densidade de armazenamento, especialmente por poder escrever para células de memória individuais sem a necessidade de transistores.

Teoricamente a capacidade destes SSD pode assim aumentar até 10x face aos actuais. Aliás a Samsung apresentou igualmente na IFA um SSD igualmente baseado na tecnologia tridimensional de colocação e memória com a capacidade de 16 TB.

A Intel e a sua parceira, a Micron garantem ainda que o 3D XPoint é mais durável e que a vida útil não é afectada pelo número de escritas como acontece com os SSD.

Publicidade

Posts Relacionados