Star Wars Battlefront é talvez a maior proeza gráfica já conseguida nas actuais consolas

Star Wars Battlefront está sob ataque cerrado pela sua falta de conteúdos, mas o jogo possui pontos a seu favor. E um deles é que visualmente este é o jogo mais impressionante alguma vez criado para as consolas de nova geração.

Analisar a qualidade gráfica de um jogo não é uma questão de mero gosto visual ou competência técnica e artística. É analisar aquilo que está apresentado no ecrã e comparar a nível do que é feito com o que existe no mercado.

Star Wars Battlefront corre a 900p na PS4 e a 720p na Xbox One, e isso pode parecer um ponto negativo. É-o de certa forma, mas no entanto quando se enquadra a realidade do jogo no esquema global, o que vemos é que esse é o menor dos males.

A nível visual, Star Wars Battlefront é um colosso. O detalhe nas modelações, o realismo gráfico, os pormenores nas texturas, e outras situações que se refletem visualmente, são assombrosos. É graficamente um jogo que nos transporta ao universo Star Wars como nunca nenhum outro o fez, sendo mesmo difícil distinguir certas cenas de partes do filme.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Qual o jogo? Qual o filme?

O jogo implementa ainda uma qualidade na iluminação assombrosa, com efeitos de luz, de fumo, transparências, reflexos e outros, a um nível super elevado. Os níveis na floresta de Endor em particular são pura e simplesmente assombrosos, e o detalhe é fantástico! Mais assombroso ainda é que, tirando as diferenças de resolução, ambas as consolas são visualmente idênticas e com um nível de detalhe que se situa entre o High e o Ultra no PC.

Eis alguns efeitos que conseguimos discernir e que se encontram entre o que de melhor se faz actualmente:

-“Image based lighting”
-Fumos volumétricos
-Luzes volumétricas
-Efeitos de particulas
-“Motion Blur”
-Geometria altamente detalhada e vegetação e folhagem
-Animações capturadas
-Photogrammetry
-Tesselização adaptativa
-Parallax occlusion mapping
-Profundidade de campo e  efeito focal bokeh

Mas o mais assombroso de tudo não é a qualidade gráfica. Essa já a vimos em jogos como Ryse: Son of Rome, The Order 1886 ou outros! O mais assombroso é que tudo o que ali está corre a 60 fps basicamente constantes, com quebras quase inexistentes e ridiculamente pequenas. E é no juntar desses dois dados que está o mérito da Dice. Nunca nenhum jogo conseguiu tal perfeição visual com apenas 16 ms de cálculo por fotograma e 40 jogadores no ecrã.
E apesar do sacrificio na resolução que muitos outros jogos já apresentaram sem os mesmos resultados finais, o jogo corre a 1080p 30 fps em ambas as consolas, em modo de ecrã dividido!

SW1 SW2 SW3 SW4 SW5 SW6 SW7 SW8

 

Publicidade

Posts Relacionados