Jun 302012
 

Após o anuncio da WiiU uma situação foi claramente notória. Não há por esta consola o interesse e a antecipação que existia anteriormente para Wii. E a Nintendo sabe bem diddo.

Apesar de um hardware que deverá ser igual ou mesmo superior à actual Ps3 e Xbox 360, o interesse da consola e do seu tablet está ainda por ser provado, e mesmo a Nintendo parece ter algumas dúvidas quanto ao seu interesse quando na E3 apostou mais em mostrar as facetas sociais da consola do que aquilo para o qual a consola é desenvolvida… os jogos.

E esta situação levou a que muitos se questionassem sobre se a Nintendo possui actualmente alguma estratégia bem definida para a consola.

Mas há uma área que pode definir o sucesso ou o insucesso da consola, e essa área é… o preço.

Com uma consola que pouco mais oferece do que uma PS3 ou Xbox 360 que possuem um preço bastante inferior, o interesse da consola esmorece,  mas no entanto a consola da Nintendo poderá não ser exactamente barata.

Numa entrevista dada ao jornal diário Japonês Yomiuri Shimbun daily, o CEO da Nintendo, Satoru Iwata foi questionado directamente sobre o preço da consola. E a resposta foi muito vaga, limitado-se a um “será um preço razoável”, apesar de ter sido claro que a Nintendo reconhecia que cometeu um erro com o preço de lançamento da 3DS que era demasiadamente alto.

Seja como for, “razoável” é algo pouco tangível, e dada a existência do tablet fornecido de origem com a consola, e que certamente custará mais do que um simples Wiimote (quanto mais não seja porque o hardware do Wiimote está lá inserido), o que será que é “razoável”?

Foi esta a questão que o jornal em causa colocou, pelo que decidiu consultar alguns analistas de mercado sobre quanto poderia custar o fabrico da WiiU baseado no hardware conhecido, e qual o preço que acreditavam ver na consola.

Infelizmente o que ouviram não foi exactamente agradável, com os analistas a acreditar que o custo da consola seria actualmente perto dos 375 dólares, pelo que, dado o historial da Nintendo, que o preço de venda rondaria no seu valor mínimo os 425 dólares.

Ora com uma PS3 a ser actualmente vendida a 250 dólares, e uma Xbox 360 básica a ser vendida por 200 dólares há certamente que questionar porque motivo alguém haveria de pagar 425 euros por uma WiiU. Aliás esta dúvida coloca-se mesmo para o preço de fabrico, os 375 dólares.

Seja como for a Nintendo pode ter trunfos na manga, e mesmo os analistas podem estar errados quanto ao custo.

Coms os discos rígidos vendidos à parte e com uma perda de dinheiro inicial e a venda da consola por 300 dólares, a Nintendo poderá conseguir um produto mais atraente. Seja como for, a PS3 e a Xbox 360 serão as suas competidoras mais directas, e estarão sempre mais baratas.

Publicidade

Sorry, the comment form is closed at this time.