Suporte a MODs para a PS4 para Skyrim Special Edition e Fallout 4 vão ser uma realidade e jogo corre a 4K nativos na PS4 Pro.

Apesar de algumas dificuldades, Sony e Bethesda chegaram a um meio de permitir que os MODs possam chegar à PS4!

Como já abordamos em conversações mantidas nos comentários, não discordamos da decisão da Sony em negar o uso de MODs, tal como os conhecemos, nas suas consolas.

Os MODs são normalmente criados por adulteração dos ficheiros base de um jogo, muitas vezes com acréscimo de texturas, geometria e mesmo de processamento extra por alterações a parâmetros do motor, sendo que as pessoas que se aventuram a estas criações não são, por vezes, conhecedoras das realidades dos motores, ou mesmo do hardware em que se propõem colocar o mod a trabalhar.

Dessa forma, os MODs podem ser, em sistemas controlados como as consolas, problemáticos em vários aspectos, sejam eles questões de performance, questões térmicas, estabilidade do jogo, ou mesmo outros relacionadas com as mais variadas situações. E tudo isto se traduz em algo que não é verdadeiramente desejado num sistema que sempre foi fechado e controlado a nível de qualidade, estando basicamente livre desses problemas, como é o caso das consolas.

Por esse motivo, apesar de a Microsoft ter autorizado o uso de MODs na Xbox com o upload de ficheiros externos, e apesar de lamentarmos que tal não aconteça igualmente na PS4, percebemos e aceitamos que a Sony recusasse os mesmos para a PS4! É pura e simplesmente uma questão de garantia de qualidade de serviço, controlo de qualidade de conteúdos, e segurança do sistema, como sempre existiu nas consolas.



No entanto a negação dos MODs na PS4 face à aceitação dos mesmos pela Microsoft foi uma arma de arremesso na guerra das consolas a favor da Xbox, e algo que continuou por isso a ser estudado pela Sony.

Daí que Sony e Bethesda não pararam e continuaram a dialogar sobre como poderiam trazer MODs para a PS4, e a solução apareceu, perante o seguinte comunicado:

We’re excited to announce that mod support is coming to PlayStation 4 for both Skyrim Special Edition and Fallout 4. Additionally, we’ll also be supporting the new PlayStation 4 Pro with both titles.

Skyrim will have these features when it launches on October 28. The new power of the PlayStation 4 Pro has allowed us to make Skyrim render in native 4k, and it looks better than ever. Here are some screens to show you just how great it looks.

Mod support will come to Skyrim first. We and Sony have worked hard to make this possible. Mods on PlayStation 4 will allow you to modify and create your own content by using our Creation Kit available here. You will not be able to upload external assets with your PlayStation 4 mods, but you will be able to use any assets that come with the game, as most mods do. By creating a Bethesda.net account, you’ll be able to browse and try mods right from within the game. We are excited finally to get modding to our PlayStation fans who have supported us for so long. Modding has been an important part of our games for over 10 years, and we hope to do even more in the coming year for all our players, regardless of platform.



After the work is complete on Skyrim, we’ll be updating Fallout 4 for both mods and PS4 Pro. We expect Fallout 4 to take advantage of the PS4 Pro in 4k along with enhanced lighting and graphics features.

Thanks again for all your support. We can’t wait to hear about your new adventures.

Basicamente o comunicado começa por referir que a Bethesda está feliz por anunciar que o suporte a MODs irá aparecer no Skyrim Special Edition e no Fallout 4, passando posteriormente a dar a conhecer que Skyrim renderá em 4K nativos na PS4 Pro, mostrando algumas imagens que colocamos de seguida:

A parte maior do comunicado dá a conhecer que os MODs aparecerão primeiro no Skyrim e que a Bethesda trabalhou em conjunto com a Sony para que tal seja uma realidade, explicando porém as restrições existentes e que obrigam ao uso exclusivo do Kit de criação existente como ferramenta de trabalho, bem como a impossibilidade de upload de ficheiros externos, sendo que os MODs terão de se limitar ao uso do que já existe no interior do jogo.

São restrições grandes à liberdade criativa face ao que a Microsoft permite, mas que certamente, na perspectiva da Sony, evitarão muito falatório em foruns sobre crashes e instabilidades nas consolas, seja no jogo, ou fora dele, criados por excessos cometidos por alguns MODs menos adequados ao hardware ali presente!



Posts Relacionados