Tecnologia da Radeon SSG que se suspeita poder estar na PS5, revela-se relevante para o Ray Tracing

O SSD com ligação directa ao GPU não só melhoras as performances de transferência de dados para o GPU, como melhora igualmente as suas performances e revela-se relevante para Ray Tracing.

Já tínhamos abordado aqui a relevância que a tecnologia Delta, usada na Radeon SSG podia possuir para a melhora das performances do SSD no que toca a alimentar o GPU, bem como no consequente aumento de performances do GPU associadas a esse ganho. Este é aliás um dos motivos pelos quais se fala que esta tecnologia pode estar, directa ou indirectamente, na forma original ou alterada, na PS5,

O que vamos referir agora é que é novidade. Essa tecnologia revela-se muito relevante para o Ray Tracing. E os motivos estão explicados num documento AMD.

Segundo este documento, que começa por explicar que o Ray Tracing é uma forma de se criar imagens foto-realistas simulando a iteração da luz com os objectos virtuais encontrados, explica depois que esta situação cria uma série de dados que necessitam de transformação à medida que a perspectiva do utilizador muda.

O problema é que este tipo de dados pode crescer exponencialmente à medida que luzes adicionais, objectos e perspectivas diferentes são tomadas em conta.



A sua natureza torna-a como sendo ideal para ser usada em operações que requerem estágios de pré-rendering no seu processo. Mas esse tipo de situações é pouco usado por ser lento. A interacção em tempo real com as cenas não é possível devido ás altas latências que requer o acesso aos dados já existentes e guardados no disco. Mas com a tecnologia presente na Radeon SSG, o tempo de transporte desses dados é minimizado, melhorando a latência e consequentemente a resposta na manipulação da cena!

Basicamente, se esta tecnologia estiver presente na PS5, a sua escolha foi realizada por vários motivos. Não só o acelerar das performances no acesso à informação, mas igualmente nas vantagens que tal traz, em particular ao Ray tracing.

O acesso sequencial ao disco é acelerado de uma forma bastante elevada, e a capacidade de transferência do disco pode ser aumentada até 5.4x face ao que um SSD normal de topo poderia oferecer.

O documento da AMD esta aqui.



error: Conteúdo protegido