Tecnologia LED está em desenvolvimento… para cultivar couves… em Marte.

Se um dia o homem se aventurar pelo espaço terá de lidar com inúmeras situações artificiais. Mas não será só o homem, há que manter formas de vida vegetal que o possam sustentar. E nesse sentido a tecnologia LED está em desenvolvimento.

alface

Em uma possível viagem a Marte um dos principais problemas é garantir que há comida suficiente para a tripulação. E essa não é uma tarefa fácil.

Daí que uma equipa de cientistas da universidade de Guelph no Ontario, e liderada pelo professor Mike Dixon esteja  trabalhar em uma tecnologia LED que permita aos astronautas cultivarem vegetais no espaço com o máximo de eficiência.

O Professor Dixon é chefe das instalações de pesquisa de sistemas em ambiente controlado onde a tarefa está a ocorrer. A ideia é testar vários comprimentos de onda de luz nas plantas e verificar os seus resultados.



A escolha dos LEDs para o crescimento das plantas deve-se à sua alta eficiência energética. Bastantes fotões de luz com baixo consumo energético, algo essencial no espaço onde os recursos são poucos. Para além do mais o LED pode produzir comprimentos de onda de luz específicos de acordo com a necessidade da planta. E desta forma revelam-se ferramentas preciosas.

O laboratório usa alfaces dado que são fáceis de cultivar e crescem depressa. Com os conhecimentos da alface poderão passar a plantas mais nutritivas como tomates e morangos.

Dixon acredita que dentro de 15 a 20 anos com apenas LEDs se poderão cultivar quantidades substânciais de alimentos no espaço.



Posts Relacionados