Telemóveis e TVs obrigam a ver publicidade para serem usados. Xiaomi está agora a fazer isso em Smartphones e TVs

A situação é escandalosa, e mostra a necessidade de legislação nesse campo. Mas até lá, quem tiver TVs ou smartphones a receber publicidade tem mais é de reclamar, e boicotar os produtos ali publicitados.

Apesar de a Xiaomi nem sequer ser pioneira nesta situação, esta notícia aparece devido a eles. É que o curioso é que tendo a Xiaomi obtido uma boa reputação internacional com os seus produtos, esta agora arrisca-se a destruir a mesma devido à inserção de publicidade nos mesmos. É uma situação quase incompreensível numa empresa que está em crescimento e a agradar os seus clientes.

Mas recentemente o MIUI 9 e 10 inseriram publicidade nos menus dos telemóveis (algo que, por exemplo, a Samsung também faz no Game Launcher), sendo que a Xiaomi afirma que a publicidade veio para ficar.

Advertising has been and will continue to be an integral part of Xiaomi’s Internet services, a key component of the company’s business model. At the same time, we will uphold user experience by offering options to turn off the ads and by constantly improving our approach towards advertising, including adjusting where and when ads appear. Our philosophy is that ads should be unobtrusive, and users always have the option of receiving fewer recommendations.



Mas se a publicidade nos telemóveis é intrusiva, irritante e indesejada, na Europa ainda há poucas queixas, e, pelo menos para já, não tem sido alvo de grandes criticas por parte dos utilizadores.

No entanto, mesmo que nos seus primórdios, a situação mostra a necessidade de regulamentação na área. E não venham cá com a teoria de que poder-se-à ter produtos a preços diferentes consoante tem ou não publicidade. Isso é colocar nas mãos dos vendedores dos produtos uma ferramenta discriminatória enorme a nível dos preços da versão com e sem publicidade. Um smartphone não tem de ter publicidade. Ele não precisa dela para funcionar! Daí que se ele tem algo que não deveria existir, ou isso tem de ser regulamentado, definindo e fixando o preço entre a versão com e sem publicidade, bem como definindo a quantidade de publicidade que o telefone pode ter e como, quando e onde, ela pode aparecer.

Colocar publicidade em produtos que nunca a tiveram, e depois vender uma versão, mais cara, sem publicidade é basicamente chantagem. E grandes empresas estão a optar por isso! Mesmo a Google o faz quando, após ter afogado o Youtube de publicidade, agora vende acesso a uma versão premium, sem essa publicidade. Ou seja, basicamente o youtube passou a ser pago, mas a venda não é feita alegando isso, mas sim que é uma forma mais conveniente de se ver youtube, sem se ser perturbado pela publicidade. Uma publicidade que não apareceu do nada, mas que foram eles que a colocaram lá!



Agora se o comerciante não consegue ser competitivo sem a publicidade… Azar! Dedique-se a outra coisa! O certo é que o cliente não é uma cobaia, e se paga pelo smartphone, não tem de se submeter a limitações não necessárias, mas sim criadas pelo fabricante, apenas porque ele ganha mais dinheiro com isso. É preciso regulamentar esta situação!

O relevante é que os fabricantes de TVs estão agora a apostar em inserir publicidade nas suas televisões. E as queixas são muitas, abrangendo marcas como a Samsung que metia publicidade durante a visualização de Tv  em directo e mesmo durante a visualização de conteúdo local dos utilizadores. Se houve coisa que Samsung e LG mostraram ao longo do tempo é que as SmartTvs trouxeram aos fabricantes um maior controlo sobre o utilizador, quando na realidade o prometido é que o utilizador terá maior controlo sobre o visualizado.

E o que se tem passado é um tipo de intrusão não admissível! Não é suposto uma TV forçar a ver-se publicidade, e certamente só um reduzidissimo número de pessoas aceitaria isto de bom grado. Mas estas TVs fazem isto, sem alertas no momento da venda, aproveitando-se do facto de as pessoas serem apanhadas desprevenidas!

Esta situação é um abuso!

Recentemente a queixa que deu origem a este artigo, prendeu.se com a Xiaomi, Basicamente um utilizador relatou que foi forçados a ver uma publicidade de um minuto só porque resolveu mudar de HDMI?

My xiaomi tv just forced me to watch a 60 second ad between switching from hdmi1 to hdmi3. Twice. from r/Xiaomi

O utilizador relata ainda que a opção que supostamente permite a entrada da publicidade, estava desligada. Mas que isso não a impediu de entrar.

É o abuso!



newest oldest
Notify of
By-mission
Visitante
By-mission

Sou um dos que odeiam publicidades em situações em que simplesmente somos pegos despercebidos,(traduzindo só é informado após a compra)isto está virando uma praga!
Pegue um jogo gratuito e tem lá publicidade não os crítico agora um jogo como BF4 que na altura custou 200,00 Bolzos, já me deixa com a mínima vontade de jogar agora uma TV, um celular?

Se esta Xiaomi quer tanto publicidade em seus produtos que os somente de graça igual aos jogos escravos de abas abas sem fim de publicidade.

Livio
Visitante
Livio

Street Fighter 5 pareceque fez algo similar.

By-mission
Visitante
By-mission

Sim e tem alguns outros felizmente esta moda não vingou.