Televisões Toshiba deixarão de ser fabricados pela marca.

Toshiba

A Toshiba vai deixar de fabricar TVs. Mas estes televisores não vão desaparecer do mercado uma vez que a empresa licenciou o uso do nome a uma outra empresa que ficará agora responsável pelo seu fabrico.

Toshiba

O mercado de TVs mudou muito nos últimos anos, e o abandono do CRT levou a que os antigos gigantes desta industria abandonassem a mesma.

Um dos exemplos foi a Philips, para mim o melhor fabricante de TVs na era do CRT. Esta empresa era uma referência a nível de imagem e deixou de fabricar televisores, licenciando o seu nome a uma empresa externa que fabrica agora os televisores com a designação Philips.

Outro dos gigantes do CRT era a Sony, que apesar de continuar no negócio apresenta prejuízos atrás de prejuízos. E a saída do mercado deverá estar igualmente iminente.

Mas até lá a Toshiba acaba de seguir os passos da Philips. E anuncia que abandona igualmente o mercado dos televisores. E a partir de Março, os televisores que chegarão usando o nome Toshiba já nada terão a ver com a Toshiba. Na realidade nem sequer será um fabricante Japonês a manter a marca, mas sim um fabricante de Taiwan, a Compal Electronics que comprou os direitos do uso no nome Toshiba para as suas TVs.

Naturalmente manter o nome de nada adianta se o aspecto for alterado. A ideia de manter um nome é manter os clientes que associam a qualidade e o design a esse produto, e esses clientes não pode de um momento para o outro ver as Tvs a sofrerem alterações radicais

Naturalmente que a Toshiba confia na Compal. Não fosse assim, não licenciaria o seu nome. Em causa acabam agora por estar os interesses de ambas as companhias.

Actualmente as TVs ou vendem de forma maciça ou são um negócio que dá prejuízo. E actualmente há apenas duas empresas a darem-se bem nesse campo, a LG e a Samsung.

Publicidade

Posts Relacionados