Testes ao Kaveri mostram que Mantle lhe oferece um ganho de 45%

O Mantle promete revolucionar as performances do Hardware AMD nos PCs, e os testes efectuados ao Kaveri mostram ganhos de 45%.

AMD-Mantle-vs-DirectXjpeg

O Kaveri cada vez mais parece interessante, particularmente com o Mantle.

A AMD refere que o Mantle é, em média,  45% mais rápido do que o DirectX. Um valor impressionante, mas mesmo assim bastante abaixo do que se consegue nas consolas. O motivo aqui prende-se com o próprio sistema operativo Windows que não permite ao API ir mais longe nos acessos ao hardware.

No entanto, vemos que com estes ganhos o Kaveri batem claramente o i5 4670k, uma das referências da Intel. E os ganhos chegam aos 91%. Mas claro, aqui estamos a comparar a gráfica da gama R7 integrada (aprox. 800 Gflops) com a HD 4xxx que equipa o i5!

Kaveri

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Já no que toca a performances usando uma placa gráfica externa, neste caso uma R9-270, as performances equivalem-se:

Para se perceber as perdas causadas pelo DirectX devido ao seu enorme “overhead”, eis um gráfico que mostra as perdas de performance existentes entre o modelo mais fraco do Kaveri, o A8-7600 e o extraordinário i7-4770K. E como podemos ver, o poderosíssimo i7 desperdiça mais processamento do que o Kaveri (note-se que este gráfico não compara as performances destes CPUs).

AMD-Kaveri-With-Mantle

Há por isso que questionar os ganhos possíveis com um processador AMD bem mais potente do que o Kaveri, e certamente ansiar para que o suporte do Mantle seja uma realidade rápida, sabendo-se porém que actualmente há mais de 20 jogos a serem desenvolvidos com suporte para ele.

Publicidade

Posts Relacionados